Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

image.thumb.png.8e8b8f80f8a2ee39286d826167f73574.png

Tenho esse problema já faz um tempo, disco 100% em vários momentos por longos períodos. O que posso fazer para resolver ?

Config. do PC:
I5 10400F

GTX 1650

16Gb de ram

480Gbs de SSD

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, Joao_cmt disse:

image.thumb.png.8e8b8f80f8a2ee39286d826167f73574.png

Tenho esse problema já faz um tempo, disco 100% em vários momentos por longos períodos. O que posso fazer para resolver ?

Config. do PC:
I5 10400F

GTX 1650

16Gb de ram

480Gbs de SSD

Boa tarde. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Honestamente, é a primeira vez que vejo esse tipo de problema acontecendo com um SSD. Mas, creio que os possíveis métodos de resolução sejam os mesmos de quando isso acontece com HD (o que é bem mais comum). Sugiro que tente o seguinte:

1. Pressione Windows + R e digite "services.msc", e pressione Enter.
2. Filtre os serviços do sistema por nome, clicando duas vezes na coluna nome (resultando em ordem alfabética invertida) e procure os seguintes serviços:
Windows Update
Windows Search
Sysmain

3. Quando encontrar um deles:
3.1 Clique duas vezes nele;
3.2 Mude o Tipo de Inicialização para Desativado;
3.3 Clique em Parar (se ele estiver Em Execução, mais de uma vez, se necessário);
3.4 Clique em Ok e certifique de que o serviço parou de ser executado.
3.5 Veja se o SSD parou de usar em 100% e me avise. 

Postado
16 minutos atrás, Gabriel U disse:

Boa tarde. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Honestamente, é a primeira vez que vejo esse tipo de problema acontecendo com um SSD. Mas, creio que os possíveis métodos de resolução sejam os mesmos de quando isso acontece com HD (o que é bem mais comum). Sugiro que tente o seguinte:

1. Pressione Windows + R e digite "services.msc", e pressione Enter.
2. Filtre os serviços do sistema por nome, clicando duas vezes na coluna nome (resultando em ordem alfabética invertida) e procure os seguintes serviços:
Windows Update
Windows Search
Sysmain

3. Quando encontrar um deles:
3.1 Clique duas vezes nele;
3.2 Mude o Tipo de Inicialização para Desativado;
3.3 Clique em Parar (se ele estiver Em Execução, mais de uma vez, se necessário);
3.4 Clique em Ok e certifique de que o serviço parou de ser executado.
3.5 Veja se o SSD parou de usar em 100% e me avise. 

Boa tarde, infelizmente já tentei esses métodos. Até achei que fosse o SSD com problema, porém quando troquei pelo SSD do meu notebook o problema permaneceu.

Obs.: No notebook não tenho problema de disco 100% com o mesmo SSD.

Acredito que possa ser algum problema do pc, cheguei a ler em algum lugar que pode ser a fita que conecta o SSD na placa-mãe, será possível ?

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Joao_cmt disse:

Boa tarde, infelizmente já tentei esses métodos. Até achei que fosse o SSD com problema, porém quando troquei pelo SSD do meu notebook o problema permaneceu.

Obs.: No notebook não tenho problema de disco 100% com o mesmo SSD.

Acredito que possa ser algum problema do pc, cheguei a ler em algum lugar que pode ser a fita que conecta o SSD na placa-mãe, será possível ?

É uma possibilidade. Mas é interessante que você elimine todas as possibilidades de software antes de apostar em algo do hardware. E isso porque tentar resolver no hardware primeiro pode causar danos mais permanentes às suas peças se não feitos com cuidado, ou feitos desnecessariamente.

Você chegou a verificar a integridade dos arquivos do Windows?

Postado
agora, Gabriel U disse:

É uma possibilidade. Mas é interessante que você elimine todas as possibilidades de software antes de apostar em algo do hardware. E isso porque tentar resolver no hardware primeiro pode causar danos mais permanentes às suas peças se não feitos com cuidado, ou feitos desnecessariamente.

Não verifiquei como faço ?

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Joao_cmt disse:

Não verifiquei como faço ?

1. Abra o CMD como Administrador, no seu Menu Iniciar;
2. Digite: chkdsk /f /r
3. Pressione Enter, e S maiúsculo, na pergunta que aparece;
4. Saia e reinicie o seu computador. A verificação vai começar automaticamente. Deixe o notebook carregando e não faça nada (isso pode durar alguns minutos).

Postado
7 minutos atrás, Gabriel U disse:

image.thumb.png.63d7107d2000f02db81f5d8e6b3cdfc1.png

1 minuto atrás, Gabriel U disse:

1. Abra o CMD como Administrador, no seu Menu Iniciar;
2. Digite: chkdsk /f /r
3. Pressione Enter, e S maiúsculo, na pergunta que aparece;
4. Saia e reinicie o seu computador. A verificação vai começar automaticamente. Deixe o notebook carregando e não faça nada (isso pode durar alguns minutos).

Vou realizar aqui!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A verificação que mencionei vai procurar por setores defeituosos no SSD em si. Essa que você realizou antes verifica os arquivos...

Postado
12 minutos atrás, Gabriel U disse:

A verificação que mencionei vai procurar por setores defeituosos no SSD em si. Essa que você realizou antes verifica os arquivos...

Fiz aqui mas era para aparecer alguma coisa? Só apareceu que estava executando na inicialização e mais nada, até fiz mais duas vezes pra ter certeza, mas foi só isso mesmo.

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Joao_cmt disse:

Fiz aqui mas era para aparecer alguma coisa? Só apareceu que estava executando na inicialização e mais nada

O computador já terminou de reiniciar?

Postado
16 minutos atrás, Gabriel U disse:

O computador já terminou de reiniciar?

Sim, foi extremamente rápido! Como eu disse apareceu que estava em execução mas não demorou nem 20 segundos...

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Joao_cmt disse:

Sim, foi extremamente rápido! Como eu disse apareceu que estava em execução mas não demorou nem 20 segundos...

Nesse caso, sabe visualizar o resultado da verificação, no Visualizador de Eventos?

Postado
3 minutos atrás, Gabriel U disse:

Nesse caso, sabe visualizar o resultado da verificação, no Visualizador de Eventos?

Não sei, como faço ?

• Membro VIP
Postado

1. Pressione Windows + X, e selecione a quarta opção, de cima para baixo (Visualizador de Eventos);

2. Clique em Logs do Windows (pastinha à esquerda, em cima), depois em Aplicativo;
3. Selecione Filtrar Log Atual (parte da direita, em cima no meio);
4. Na janela Filtrar Log Atual, vá a caixa de seleção Fontes de eventos, selecione Chkdsk e Wininit;

5. Clique em OK para concluir a filtragem dessas duas fontes;
6. Quando achar o evento Chkdsk, clique na descrição geral, pressione Ctrl + A (para selecionar todo o texto), depois Ctrl + C (para copiar);
7. Abra o Bloco de Notas e cole o texto;
8. Role até o final do texto e procure, nas últimas linhas, o seguinte:

Não há problemas no sistema de arquivos.
Nenhuma ação necessária.

30432175 KB de espaço total em disco.
   5041392 KB em 919 arquivos.
       392 KB em 101 índices.
     43815 KB em uso pelo sistema.
     41632 KB ocupados pelo arquivo de log.
  25346576 KB disponíveis em disco.

Se quiser, pode colar o texto inteiro aqui na mensagem, e te ajudo a ler...

Postado
5 minutos atrás, Gabriel U disse:

1. Pressione Windows + X, e selecione a quarta opção, de cima para baixo (Visualizador de Eventos);

2. Clique em Logs do Windows (pastinha à esquerda, em cima), depois em Aplicativo;
3. Selecione Filtrar Log Atual (parte da direita, em cima no meio);
4. Na janela Filtrar Log Atual, vá a caixa de seleção Fontes de eventos, selecione Chkdsk e Wininit;

5. Clique em OK para concluir a filtragem dessas duas fontes;
6. Quando achar o evento Chkdsk, clique na descrição geral, pressione Ctrl + A (para selecionar todo o texto), depois Ctrl + C (para copiar);
7. Abra o Bloco de Notas e cole o texto;
8. Role até o final do texto e procure, nas últimas linhas, o seguinte:

Não há problemas no sistema de arquivos.
Nenhuma ação necessária.

30432175 KB de espaço total em disco.
   5041392 KB em 919 arquivos.
       392 KB em 101 índices.
     43815 KB em uso pelo sistema.
     41632 KB ocupados pelo arquivo de log.
  25346576 KB disponíveis em disco.

Se quiser, pode colar o texto inteiro aqui na mensagem, e te ajudo a ler...

Não encontrou nenhum dado, acho que não foi realizado. Tentei novamente e não foi. Será que está acontecendo algum erro ?

• Membro VIP
Postado

Se conseguiu realizar todos os passos até aqui, o evento pode apenas estar com outro nome. Verifique os eventos que você achou um por um. O texto da descrição deve começar com "Iniciando verificação no sistema de arquivos", ou algo parecido. Além disso, o uso do SSD ainda se mantém em 100%?

Postado

Não encontrei nada no dia de hoje com essa frase "Iniciando verificação no sistema de arquivos", apenas coisas que eu fiz mesmo. Sobre o disco ele está oscilando entre 50% e 100%. Mas se mantendo por muito tempo no 100%, mesmo só com a aba do clube do hardware aberto.

• Membro VIP
Postado

Não encontrei nada no dia de hoje com essa frase "Iniciando verificação no sistema de arquivos", apenas coisas que eu fiz mesmo. Sobre o disco ele está oscilando entre 50% e 100%. Mas se mantendo por muito tempo no 100%, mesmo só com a aba do clube do hardware aberto.

Bom, como último recurso (nas minhas sugestões pelo menos), sugiro que baixe um programa chamado Defraggler. A princípio, você não precisará desfragmentar seu SSD, mas apenas verificá-lo com esse programa. Baixe, instale, abra, e pressione o botão "Analisar", ou "Analyze". Me mande print do resultado, e na instalação, tente configurar para o Português Brasileiro, no canto em cima.

Postado

image.png.e3939ff6441a10b80857c22b45aa146a.png

13 minutos atrás, Gabriel U disse:

Bom, como último recurso (nas minhas sugestões pelo menos), sugiro que baixe um programa chamado Defraggler. A princípio, você não precisará desfragmentar seu SSD, mas apenas verificá-lo com esse programa. Baixe, instale, abra, e pressione o botão "Analisar", ou "Analyze". Me mande print do resultado, e na instalação, tente configurar para o Português Brasileiro, no canto em cima.

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Joao_cmt disse:

image.png.e3939ff6441a10b80857c22b45aa146a.png

Tá legal. Vamos tentar desfragmentar só o seu arquivo de paginação (bloquinhos em amarelo). Clique em cima em Configurações, depois em Desfragmentação na inicialização, e depois em Executar uma vez. Reinicie o computador depois disso (essa só vai levar alguns segundos).

Depois disso, reinicie o programa e verifique seu SSD mais uma vez...

Postado
19 minutos atrás, Gabriel U disse:

Tá legal. Vamos tentar desfragmentar só o seu arquivo de paginação (bloquinhos em amarelo). Clique em cima em Configurações, depois em Desfragmentação na inicialização, e depois em Executar uma vez. Reinicie o computador depois disso (essa só vai levar alguns segundos).

Depois disso, reinicie o programa e verifique seu SSD mais uma vez...

image.png.dc73870fd5d76324e5860d6c1313fff2.png

• Membro VIP
Postado

image.png.dc73870fd5d76324e5860d6c1313fff2.png

Maravilha. Ainda com o problema? Caso sim, abra o Gerenciador de Dispositivos, e me diga se tem algum dispositivo desconhecido, por gentileza...

Postado
agora, Gabriel U disse:

Maravilha. Ainda com o problema?

Continua com uma oscilação bem grande, mas vou usar por um tempo pra ver como vai ser. Mas muito obrigado pela ajuda!

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Joao_cmt disse:

Continua com uma oscilação bem grande, mas vou usar por um tempo pra ver como vai ser. Mas muito obrigado pela ajuda!

Tudo bem então. Mas você vai precisar reativar os serviços que pedi pra você desligar antes (com exceção do Windows Update, que nunca desliga totalmente, talvez). O uso do disco vai continuar crescendo com isso, mas deve ser temporário...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!