Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, pessoal. Estou montando um computador (vou deixar as specs abaixo) e gostaria de usar as memórias a @4000mhz, mas estou em duvida de qual marca pegar. Podem me ajudar nisso? Tentei achar alguma com samsungbdie mas não encontrei nenhuma (moro em Portugal, e estou comprando na globaldata.pt). Estou em duvida entre corsair, kingston e gskill.

Ryzen 7 5700X3D

B550M DS3H

RTX 4060

2x16 3600mhz (não sei a fabricante)

MSI AB650 650W

NV2 1TB

• Pedroou alterou o título para Existe alguma memória RAM DDR4 que chega mais facilmente nos 4.000mhz?
  • STAR ALPHA alterou o título para Existe algum modelo de memória RAM DDR4 que chega mais facilmente nos 4.000 MHz?
Postado

Bom dia,

1 hora atrás, JuniorGonçalves10 disse:

Ryzen 7 5700X3D

B550M DS3H

RTX 4060

2x16 3600mhz (não sei a fabricante)

MSI AB650 650W

NV2 1TB

Não estavas considerando AM5? Os preços aí em Portugal não estão muito favoráveis?

Se utilizar uma plataforma AM4 a frequência máxima (sem OC) recomendada é 3600MT/s a Cl16, ou 3200MT/s Cl16 que é mais comum e barata (pelo menos no mercado daqui).

Módulos com tanta frequência só são úteis para entusiastas ou gente que não se importa em rasgar dinheiro, ou seja, para o usuário médio a diferença entre 3200MT/s e 4000MT/s é pouca, além de muito provavelmente acrescentar uma latência desnecessária.

Abaixo um vídeo simples demonstrando o ganho prático em jogos.

Quanto podes gastar aí? Você só está limitado a um lojista?

Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Não estavas considerando AM5? Os preços aí em Portugal não estão muito favoráveis?

O 7600X está o mesmo preço do 5700x3d. A placa-mãe AM5 que eu usaria (b650m) está 50 euros mais cara que a AM4, e a RAM está 50 euros mais cara também. Vou usar esse computador uns 2, no máximo 3 anos, depois vou pra AM5. Estou cansado de notebook. 

ara o usuário médio a diferença entre 3200MT/s e 4000MT/s é pouca, além de muito provavelmente acrescentar uma latência desnecessária.

Você acha desnecessário eu querer buscar os @4000? O PC seria pra jogar cs2 (se conseguir) e valorant a @240hz

Quanto podes gastar aí? Você só está limitado a um lojista?

Até uns 1000 euros, estourando. Vou comprar por um método que não é aceito em todas as lojas. Só na PCDiga e na Globaldata. 

Postado

@JuniorGonçalves10 Eu realmente acredito que deva iria para o am5 mesmo, pelo fato de você tem um orçamento relevante e também pelo fato de querer fazer um upgrade em poucos anos. Um adendo é que o 7600x é comparado ao 5800x3D e já te entrega um desempenho absurdo (Link com os benchmarks) https://www.techspot.com/review/2592-Ryzen-5800x3D-vs-Ryzen-7600x/.
As fabricantes de processadores não dão suporte garantido às mais altas frequências, isso vai depender um pouco da sua sorte com a qualidade dos componentes que você comprou, sejam CPU, placa-mãe e RAM, e também da compatibilidade entre eles. Além do que também irá precisar fazer o OC nas memórias e quanto mais alta a frequência, mais difícil é estabilizar e você conseguir usar sem dar crash ou nem dar vídeo. Existem sim ganhos em quadros com frequências mais altas, principalmente em FPS, mas eu tinha pesquisado há um tempo atrás e a diferença de quadros era no melhor dos casos de no máximo 15% entre as piores e melhores memórias DDR5, então se você pegar uma memória boa, mas que não necessariamente é a com a maior frequência a diferença de no máximo 15% cairá ainda mais.

• Curtir 1
Postado

@JuniorGonçalves10 Aliás, se quiser conferir outras ideias sobre memória, houve esse post aqui, era sobre latência de memórias, mas acabamos falando sobre frequência também, no fim o usuário Gabriel também explicou melhor as diferenças 

@JuniorGonçalves10 Para a escolha de placas-mãe também tem essa planilha do docs https://docs.google.com/spreadsheets/d/1NQHkDEcgDPm34Mns3C93K6SJoBnua-x9O-y_6hv8sPs/edit?gid=513674149#gid=513674149, você vai encontrar os modelos de placas-mãe am5 e as características de cada um, não recomendo procurar diretamente por ela, pois tem informações demais. Mas veja uma faixa de preço legal para você e aí então compara o que as placas-mãe nessa faixa te entregam, o pessoal costuma olhar mais o desempenho do VRM e a quantidade e tipo de conexões que a placa tem, no geral a maioria das placas-mãe am5 B650 vão das conta de quaisquer processadores am5 que temos, e em alguns casos até algumas a620 (Existem exceções de alguns modelos de entrada com VRM ruim).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!