Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente, preciso montar um pc para escritório e tenho um orçamento curto.

Porém, eu tenho um pc (a config da minha assinatura aqui no CdH): Ryzen 3 2200G + ASRock A320 HDV 4.0 AM4 + 2x 8GB DDR4 Corsair Vengeance 2666 + Fonte 600W Redragon RGPS + SSD 1TB NV2 Kingston NVMe M.2 .

A minha ideia é a seguinte: analisando o mercado, pensei em fazer um upgrade de processador + placa-mãe + Memórias para meu pc e, as peças que sobrarem, monto um pc pro meu pai usar no escritório. O meu ficaria tudo DDR5 e o do meu pai DDR4.

Apesar de ser um processador de 2ª geração, para aplicação doméstica e de escritório ele vai muito bem, liga em segundos, eu até rodo jogos nele.  Aí ele ficaria praticamente com a mesma config acima, mas a fonte eu colocaria uma da mesma marca mas de 400W. Esse meu pc roda bem para o que preciso, mas já sinto vontade de fazer esse upgrade, futuramente visando colocar uma placa gráfica dedicada também. Gastaria R$ 187 na fonte, R$ 260 no SSD e R$ 119 no gabinete já com uma fan incluída + um monitor (tô vendo se pego um usado).

Já o Meu eu trocaria as peças acima citadas por Ryzen 5 8500G (R$ 800) + placa-mãe ASRock DDR5 Reptide PG B650M (seminova tá R$ 911 na Kabum, nova tá R$ 1140 também lá) + 2x 8GB DDR5 5200 Corsair Fury (R$ 544) e ficaria com o restante das minhas peças. Meu uso é pra jogos modo campanha, sem necessidade de rodar no máx. e para trabalho/ aplicações de escritório. Não colocaria placa gráfica ainda porque economizaria já q o processador tem; deixaria pra depois como novo upgrade.

Resumindo os gastos para ambos Pc's: R$ 3.020 + monitor.

O que vcs acham dessas configs para os casos que eu falei? 

Postado

Já que pensa em comprar futuramente uma placa de Vídeo, em vez do 8500g compraria o r5 7600, tem um vídeo integrado que dá para o gasto, porém bem mais memória cache e melhor desempenho no geral, em jogos com placa de Vídeo equivale ao 5700X3D,

Postado
12 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

em vez do 8500g compraria o r5 7600

Não é uma má ideia, mas achei uma promo excelente do 8500, quase 500 reais de diferença a menos.

Postado
44 minutos atrás, GabrielleC disse:

Redragon RGPS 400W, na Terabyte.

Se você for usar uma VGA boa (não topo) essa fonte atende, mas se for usar uma VGA topo, vais ter de trocar a fonte no futuro, junto com a compra da VGA.

De resto, tudo ok.

Postado

@GabrielleC Acho que da certo sim todavia tenho algumas ressalvas.
Sobre a máquina nova, eu acredito que possa economizar um pouco na placa-mãe e pegar uma um pouco mais barata como a ASUS a620m-e(Aparece por uns 600 reais) ou a ASRock A620M-HDV/M.2+(Aparece por uns 700 reais), e então esperar uma promoção do R5 8600g(Aparece comumente por 1000 reais), já que o objetivo é jogar com o gráfico integrado o 8600g vai te dar uma performance melhor e você não irá precisar de uma placa-mãe com mais recursos para isso. E claro se pretender comprar placa de vídeo, existem processadores melhores como o 7600, mas ademais o 8600g já vai te entregar uma das melhores placas integradas do mercado, a radeon 760m.
A RAM vai girar por volta desse preço mesmo, mas se conseguir juntar mais 150 consegue 32GB e o custo/gb vai diminuir bastante, melhorando o custo-benefício. Mas 16Gb também são mais do que suficientes para a maioria das tarefas
Infelizmente não sei te recomendar uma fonte para essa potência, mas o mais importante para o setup antigo é que seja uma de um bom modelo e com bons componentes, a potência não vai importar tanto se não for usar placa de vídeo.

Postado
41 minutos atrás, Guilherme FW Xavier disse:

Se você for usar uma VGA boa (não topo) essa fonte atende, mas se for usar uma VGA topo, vais ter de trocar a fonte no futuro, junto com a compra da VGA.

De resto, tudo ok.

Então, acho que você fez confusão kkk.

Eu tenho uma fonte de 600W e manterei no meu pc. Pro upgrade que fizer ou de AM5 ou AM4 (tô em dúvida, galera falando bem do 7 5700X3D, o Adrenal1ne falando bem...), usarei esta fonte de 600W porque já venho usando.
Já pro meu pai compraria uma de 400W, ele não usará VGA, não jogará, nada disso. Usará pra Office, E-mail, internet e afins. Acho que justifica.

13 minutos atrás, Slakzor disse:

acredito que possa economizar um pouco na placa-mãe e pegar uma um pouco mais barata como a ASUS a620m-e(Aparece por uns 600 reais) ou a ASRock A620M-HDV/M.2+(Aparece por uns 700 reais)

Então, eu sei que as que você mencionou são mais baratas, mas confesso que queria um chipset mais intermediário, de repente, que ofereça dois M.2. Não ligo pra ter WiFi. Vou dar uma olhada nessas que você citou. Eu pensei na ASUS, mas vi uns comentários ruins de lote com defeito numa loja, fiquei meio cabreira.

O seu setup mesmo é bem interessante.Esse seu gabinete eu vi na Terabyte e me interessei mais pro meu pai. O meu é um Gryphon da Pichau. E quanto à memória, por enquanto seria de 16Gb mesmo, nada que n possa trocar futuramente também.

• Curtir 1
Postado

@GabrielleC Entendo, se preferir por alguma placa da linha b650 ou alguma a620 mais premium realmente acho que o 8500g é o limite dentro do orçamento. Placas-mãe melhores irão ter conexões adicionais/superiores, qualidade de construção, BIOS e recursos, além de um VRM melhor (Irá lidar melhor com processadores que consomem mais, sem dar termal throttling ou outros problemas). Se você pensa e irá fazer upgrades como o de M.2 que mencionou acredito que valem muito a pena o gasto adicional, ou quem sabe trocar o seu processador para processadores melhores, fazer OC, enfim. Se esse tipo de coisa está nos seus planos, vale sim o investimento.

Se quiser saber mais sobre as especificações, tem essa tabela com as características técnicas das mais diversas placas-mãe am5 https://docs.google.com/spreadsheets/d/1NQHkDEcgDPm34Mns3C93K6SJoBnua-x9O-y_6hv8sPs/edit?gid=513674149#gid=513674149, quando ficar em dúvida entre um modelo ou outro, sugiro que olhe a lista para compará-los. Não recomendo que olhe a lista toda, pois talvez fique perdida, mas vê as que estão dentro do seu orçamento e se atendem ao que você precisa.

Eu por exemplo quando escolhi minha placa-mãe há um mês atrás, escolhi ela por ter uma construção sólida, uma BIOS fácil de usar e com recursos, o preço que estava bom (950 reais na época), além da questão do WIFI/Bluetooth (Custava apenas 50 reais a mais), um VRM sólido que suporta um R7 7800x3d de 120W com tranquilidade, então daqui muitos anos possivelmente poderei dar upgrade de processador sem trocar de placa-mãe. Acho que o mais importante é alinhar seus objetivos para com o que o produto pode entregar.

@GabrielleC Sobre o gabinete, eu gostei bastante, tem certas limitações para com as fans, se você pesquisar melhor vai ver que são limitadas, todavia, tinham led kkkk, já vinham montadas e por um ótimo preço, o gabinete é bem grande, mas não serve para placas de vídeo enormes e não é bom se quiser usar WC. Ademais, é bem construído e consegue entregar ótimas temperaturas. Se quiser para o PC do seu pai acho uma escolha que não irá te trazer problemas.

• Obrigado 2
Postado

@Slakzor "Acho que o mais importante é alinhar seus objetivos para com o que o produto pode entregar"

um dos comentarios mais sensatos que leio nos 12 anos que participo do forum

vejo sempre muita gente recomendando o melhor, o mais caro, superdimencionando uma peca para configurações simples, ou subdimencionaando uma fonte em configuração por causa que tem um tier x, e o pior que prejudica quem pediu ajuda, qlq problema na maquina mesmo que não seja relacionado a fonte, quando a maquina chegar em qlq assistência a primeira coisa que vão condenar eh a fonte

um cara que usou uma fonte gigabyte por 10 anos na maquina sem ter problema, quando pergunta um upgrade diz que a fonte eh bomba e prioridade a trocar, pows 10 anos, eu recomendaria trocar porque esta velha e não por ser baixa qualidade, se fosse baixa qualidade não teria durado 5 anos, ou pior teria queimado a maquina nesse tempo

se não me engano o 8500G se compara ao 5600G em quase tudo, processamento, Vídeo etc, no caso procesamento ao 5600

perfeito o link

das MB, ate a imagem das saidas apresenta

@GabrielleC quanto a gabinete, pela configuração da maquina, processador de baixo consumo com placa de Vídeo integrado, que seu pai não deve tentar esgoelar o processador tentando rodar GTA VI em 4k, vai rodar frio, acredito que possa priorizar estetica, podendo usar ate um gabinete mini, nos sites da pichau e terabyte tem ate kit gabinete + fonte que podem estar com precos bons

• Obrigado 2
Postado
51 minutos atrás, Slakzor disse:

Placas-mãe melhores irão ter conexões adicionais/superiores, qualidade de construção, BIOS e recursos, além de um VRM melhor

Exatamente o que eu procuro, não quero uma A620 pensando que, ano que vem lançam o 9000 series, aí de repente, em 2026 penso em trocar proc e ainda tenho q trocar de placa-mãe. Já queria algo 

55 minutos atrás, Slakzor disse:

Acho que o mais importante é alinhar seus objetivos para com o que o produto pode entregar

é isso!!!

31 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

vejo sempre muita gente recomendando o melhor, o mais caro, superdimencionando uma peca para configurações simples, ou subdimencionaando uma fonte em configuração por causa que tem um tier x, e o pior que prejudica quem pediu ajuda, qlq problema na maquina mesmo que não seja relacionado a fonte, quando a maquina chegar em qlq assistência a primeira coisa que vão condenar eh a fonte

verdade, Thiago! Tem que haver coerência. Às vezes mais é menos e menos é mais. Depende de conhecimento sobre o que se procura no setup, para quais objetivos a alcançar.

33 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

podendo usar ate um gabinete mini, nos sites da pichau e terabyte tem ate kit gabinete + fonte que podem estar com precos bons

darei uma olhada mesmo. Ele não precisará de 3 fans. Eu até poderia pegá-las pra mim também, deixar uma só com ele, além do cooler já tá bala, que é o que uso hj sem GPU dedicada.

• Curtir 2
Postado

@GabrielleC Entendo, atente-se ao fato de que as placas-mãe da linha A620 são as de entrada e as B650 são as intermediárias, todavia, nem toda placa B650 é realmente boa, assim como nem toda A620 é ruim, se essa compatibilidade de processador for algo relevante é bom dar uma olhada em reviews do HarwareUnboxed, do TechSpot, do Peperaio e do GuigaGames (esses dois últimos são em português), todos fazem testes relevantes com essas placas-mãe. Usei essas referências como base para escolher a minha, além de outras reviews e ajuda do fórum. Quando fui comprá-la fiquei em dúvida entre ela, a B650 Gaming Wifi da Gigabyte e a A620 Gaming X AX da Gigabyte, no fim a A620 performava melhor com processadores mais exigentes do que ambas, por conta do VRM mais robusto. Essa placa que peguei como disse, lida bem com os R7 de 120W, e esse é o limite onde eu estaria disposto a gastar num processador, processadores muito exigentes requerem um sistema de resfriamento muito melhor (Mais trabalhos e mais custos para manter), o custo-benefício costuma ser pior, e para o meu uso mais núcleos que isso não trazem ganhos relevantes. Ter a margem para upgrade é bom, mas se por um acaso não fizermos o upgrade, pagamos mais por uma possibilidade que não virou realidade.
Enfim, comentei isso, pois as vantagem obrigatórias numa b650 são basicamente as que estão marcadas na print abaixo, de resto varia de produto para produto, e muitos produtos de linha "Premium" são feitos com qualidade inferior aproveitando-se do título.
image.thumb.png.384af597b5714cff05ded1a1c9d035d1.png

• Curtir 1
Postado

@Slakzor Entendi, quanto às placas mãe.

Eu entrei nas especificações da sua TUF e gostei. Apesar de ser de entrada, ela já me atenderia hj e acho que por um bom tempo. Apesar de gostar de jogar, eu n compito, não jogo streaming e não jogo modos online, apenas solo, campanha, tudo sossegado (Battlefields, CODs, Sniper Elites, Tombraiders, American e Euro Trucks, A.Creeds...). Se tô me virando com uma R3 2200G, quiçá com uma config parecida com a sua. Extrema mudança! E ainda n comprarei GPU, será na gráfica integrada mesmo.

Tô cotando então um R5 7600  com uma TUF A620 e 2x DDR5 6000 8Gb Fury Beast. Acho que par mim é um excelente upgrade e longevo. Custo daria, hoje (agora) R$ 660 Mem + R$ 1149 do proc + R$940 da placa-mãe = R$ 2749 mais algum frete. Poderia ser melhor o custo? Sim. Mas já teria um sistema pra mais de anos me atendendo bem, ainda mais depois que add uma GPU.

E o de escritório ficará até mais barato. SSD 260 reais, gabinete achei por 90, fonte tá 184.

Restante é pagar 300 do técnico pra instalação das peças e mandar bala nas máquinas.

Ps: vi que tem header pra RGB na placa-mãe TUF. Eu tenho que comprar à parte alguma fita/cabo pra fazer funcionar RGB de memória? Não sei como funciona. É que essas memórias têm RGB.

• Curtir 2
Postado

@GabrielleC O r5 7600 já esteve custando 1250, mas esse foi o menor preço que vi dele, o custo deve girar por volta disso mesmo uns 2800-3000 (Depende muito se você vai pegar os produtos em promo) reais+fretes. O fato é que o R5 7600 é um processador bom o suficiente para lidar com qualquer GPU que temos no mercado. Só adianto que o a placa de vídeo integrada do 7600 pode ser bem decepcionante, no geral ela vai lidar bem apenas com títulos antigos e com resoluções e gráficos bem baixos, como HD por exemplo, se isso for ok para você enquanto não consegue uma GPU dedicada eu acho uma boa, do contrário eu acho melhor ir no 8600g mesmo, pois irá te entregar uma iGPU consideravelmente melhor.
Aqui tem alguns testes da GPU integrada do 7600x (é a mesma do 7600) https://www.techpowerup.com/review/amd-Ryzen-5-7600x/22.html.
Aqui tem outros testes comparando processadores como o 8600g e o 7600. https://www.adrenaline.com.br/analise/processador/review-amd-Ryzen-5-8600g/
Sobre os RGB's das memórisa não tem que se preocupar, o que da energia para eles são os próprio slots da memórias de 12v, então é só ligar, aí dependendo da memória você gerencia as cores pelo software da fabricante da memória ou pelo da placa-mãe (acredito que essas da Kingston sejam pelo aplicativo da Kingston mesmo.

• Curtir 2
Postado
44 minutos atrás, Slakzor disse:

@GabrielleC O r5 7600 já esteve custando 1250, mas esse foi o menor preço que vi dele, o custo deve girar por volta disso mesmo uns 2800-3000 (Depende muito se você vai pegar os produtos em promo) reais+fretes. O fato é que o R5 7600 é um processador bom o suficiente para lidar com qualquer GPU que temos no mercado. Só adianto que o a placa de vídeo integrada do 7600 pode ser bem decepcionante, no geral ela vai lidar bem apenas com títulos antigos e com resoluções e gráficos bem baixos, como HD por exemplo, se isso for ok para você enquanto não consegue uma GPU dedicada eu acho uma boa, do contrário eu acho melhor ir no 8600g mesmo, pois irá te entregar uma iGPU consideravelmente melhor.
Aqui tem alguns testes da GPU integrada do 7600x (é a mesma do 7600) https://www.techpowerup.com/review/amd-Ryzen-5-7600x/22.html.
Aqui tem outros testes comparando processadores como o 8600g e o 7600. https://www.adrenaline.com.br/analise/processador/review-amd-Ryzen-5-8600g/
Sobre os RGB's das memórisa não tem que se preocupar, o que da energia para eles são os próprio slots da memórias de 12v, então é só ligar, aí dependendo da memória você gerencia as cores pelo software da fabricante da memória ou pelo da placa-mãe (acredito que essas da Kingston sejam pelo aplicativo da Kingston mesmo.

Pior que acabei de comprar a 7600, deu 1450 pila, 200 a mais que a 8600G. kkk

Mas eu me viro bem com uma Ryzen 3 2200G, acho que essa 7600 deve ser beeeem melhor que a antiga e ainda assim, depois pego uma placa gráfica em promo.

• Curtir 1
Postado

@GabrielleC Sem problemas, ambas são boas escolhas, vai perceber com tranquilidade a diferença de processador que é um 7600 para um R3 2200g, meu processador antigo era um R3 3200g, que era muito semelhante ao seu R3 2200 e a diferença entre ele e o 7600 é abismal, no mais aproveite, é um ótimo produto.

• Amei 1
Postado
40 minutos atrás, Slakzor disse:

@GabrielleC Por nada, qualquer dúvida é só postar no fórum, tem muita gente disposta à ajudar. Publicar seu feedback do produto também é uma boa, pode ajudar outras pessoas à escolherem os seus também.

Sim, com certeza! Sempre recorro ao CdH pra essas dúvidas, sempre tem alguma pessoa que auxilia e dá bons pitacos e nos oferece conhecimento extra. Esse fórum é dos deuses!

Postarei depois sobre o que achei do desempenho dessa config - claro, após o técnico montar tudo pra mim direitinho.

Comprei tudo já, só falta um monitor.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

E aí galera!

Voltando pra dizer, como prometido, que meu pc ficou ótimo. Fiz os upgrades mencionados (troquei meu processador, minha placa-mãe e as memórias para chipsets AM5 e padrão DDR5) e as peças antigas montei um desktop pro meu pai usar no escritório. Meu pc ficou assim: Ryzen 5 7600 + AirCooler AMD Stealth + Mb ASUS TUF Gaming A620-PLUS WI-FI + 2x 8GB (16Gb) DDR5 6000 Kingston Fury Beast RGB + SSD M.2 NVMe 1Tb Kingston + HD 1Tb WD + SSD SATA 128Gb Lexar + 1 Fan traseira Corsair AF120 + 1 Fan Deepcool RF120 + Fonte Redragon RGPS 600W + Gabinete Pichau Gryphon Acrílico.

Meu setup agora pode ter expansão de Memória (mais dois módulos), posso colocar outro SSD M.2 se quiser e o mais importante: ano que vem ou em breve, qd puder, colocarei uma RTX 4060 ou 4070, a depender do que eu puder pagar. Ou até uma RX 7600 XT. Tô jogando com o gráfico do processador mesmo e ele sofre um pouco mais do que o Ryzen 3 2200G (vide abaixo imagem do Sniper Elite 5 no Steam, FPS não mostra, mas deu 15~20 em média kkk, ridículo, mas pra modo campanha tá bom). O RGB tô usando a própria suíte do Aura Sync mesmo, a da Kingston achei que não funcionou. Bicho tá lindo. XD

Obrigada pelos auxílios.

Abç.

Sniper Elite 5 (2022)

1029690_112.thumb.jpg.4cfbdb4a7b51ba19881e03648a73375d.jpg

WhatsAppImage2024-10-09at17_01_07.thumb.jpeg.54837b56ea7c1b1046c898dfe5ebb70d.jpeg

• Curtir 1
Postado

@GabrielleC Que bom que deu certo, como imaginei o gráfico integrado do 7600 é bem duvidoso kkkkk, mas como processador o salto do 2200 pra ele é enorme, não sei se já sentiu a diferença em processamento fora dos jogos. Agora é só a placa de vídeo mesmo e fica top, aproveite.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...