Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Possuo um SSD XrayDisk 480 GB o qual está formatando sozinho.

 

image.png.63a118258e8f27c4a437b49cc73dc539.png

 

Liguei o computador e notei que ele não estava bootando. Conforme Figura abaixo

image.png.aa6f4475eb36931d6fb6cd3592616835.png


Entrei na BIOS e o SSD estava sendo reconhecido, então reinstalei o Windows e atualizei o sistema depois fui dormir, quando acordei de manhã ao ligar o notebook o SDD estava formatado novamente.
Refiz o processo de instalação do Windows, dessa vez o problema ocorreu logo após o término da instalação, comecei a usar coloquei o windows para buscar por atualizações e o sistema apagou e a tela informando que todas as opções de boot foram tentadas apareceu novamente. Gostaria de saber se há como confirmar se o SSD está defeituoso e se possível consertá-lo.

 

PS: Utilizei o CrystalDisk e ele diz que o SSD está 100% saudável. Contudo, não consigo entender os valores apresentados.

image.png.401ee9879a18929efc88376812bcd528.png

 

Obrigado pela atenção.

  • Moderador
Postado

Recentemente aconteceu exatamente isso com o notebook aqui de casa. Suspeitei do SSD, mas na verdade o problema era aquecimento. Após identificar uma falha no cooler que estava fazendo com que ele não refrigerasse o notebook direito (e também limpeza e troca da pasta térmica), o problema parou de ocorrer.

 

Cheque inicialmente as temperaturas do seu notebook com o Aida64, instalando-o, abrindo-o e indo na opção Computador > Sensor.

https://www.aida64.com/downloads

 

Para testar outros componentes, instale o BurnInTest:

https://www.passmark.com/products/burnintest/download.php

 

Abra-o, selecione "Dashboard" > Selecione os testes de CPU, Disk e temperatura. Coloque todos os testes em 100% e clique em start. Tente rodar os testes pelo menos 4 vezes para totalizar 1 hora de teste (o programa permite apenas 15 minutos por vez na versão gratuita). Veja os resultados.

  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, DrMoogle disse:

Gostaria de saber se há como confirmar se o SSD está defeituoso e se possível consertá-lo.

Se testar ele em outra máquina e o defeito voltar a se manifestar então, é certeza que o SSD está com algum defeito. E se não manifestar o defeito é porque pode ser algo no computador.

Pela marca dele eu já desconfio que o defeito seja no SSD porque muitas pessoas na internet relatam os mesmos problemas com XRayDisc.

No meu entender existe possibilidade de reparo ou diagnóstico em três níveis:

O primeiro seria tentar gravar zeros em toda a superfície usando algum programa como por exemplo o DiskGênius, para depois voltar a tentar instalar o Win.

Se conseguir realizar a tarefa e o SSD voltar a funcionar normalmente é porque se tratava de um erro lógico mas, se não conseguir realizar a tarefa ou então consegue gravar os zeros e instalar o Win e depois ele volta a manifestar o erro, é porque pode existir um defeito de eletrônica ou um defeito de firmware.

Nestes casos o caminho natural é o SSD ser descartado por perda de confiabilidade.

Porém, existem meios para se tentar a atualização da firmware e se obter sucesso, o SSD retorna à vida sem manifestar mais defeitos por um bom tempo. Só que o caminho é difícil e penoso, podendo consumir horas ou dias de trabalho de pesquisa e mesmo assim depois de atualizar a firmware ele pode manifestar o mesmo erro provavelmente por conta de algum defeito na eletrônica.

 

  • Curtir 1
Postado

Obrigado pelas informações, acredito que o problema não esteja relacionado a temperatura do dispositivo, mas irei tentar efetuar ambos os testes mencionados. farei primeiro a gravação de zeros utilizando outro computador e depois tentarei reutilizar no notebook e aplicar os testes com o BurnInTest. Inicializei uma verificação de bad sectors com o DiskGênius que você sugeriu @Pincipi e até o momento foram encontrados 4 setores ruins, isso seria o suficiente para me preocupar? abaixo a imagem do teste até o momento.

 

image.png.bffe394bb29273dd8973aad5c33749ee.png

 

 

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Só quando o teste terminar é que se pode dar uma posição mais segura.

Se o resultado continuar assim com muitos setores bons e poucos ruins, significa que o SSD ainda tem condições de trabalhar.

Mas, se a quantidade de setores ruins ultrapassar a quantidade reservada, significa que ele já era.

Se conseguir achar a MPTool dele, dá para modificar a tabela e deixar uma quantidade maior de setores reservados, tipo rebaixando ele para 320GB e ainda ter mais um bom tempo de uso.

  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!