Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, comprei umas fans RGB, porém quando chegou os pinos é molex,o problema não é ligar eles, já consegui.

Estou com 5 Fans molex e 2 fan 4 pinos.

O problema é que gostaria de controlar o RGB todos, porém não acho uma controladora específica para molex ou um adaptador molex para 4 pinos.

alguém pode me ajudar em uma solução pra controlar minhas fans.

Postado

Primeiro, tanto faz se o fan tem conector de alimentação da ventoinha - o motor elétrico que faz as pás girarem e produzirem vento; que seja Molex, SATA,"PWM" com 2 pinos, 3 pinos, 4 pinos, ou mesmo o abacaxi de 6 pinos, isso não interfere no controle de iluminação dos LED "frufru".

A alimentação do motor elétrico  é independente da iluminação dos LEDs, se não ligar a alimentação dos LEDs a ventoinha (vento) vai funcionar assim mesmo.

A não ser nos caso que o fan é com LED Rainbow - que são cores (6) fixas, num arco-íris sem graça, sem efeitos, e sem controle - nem mesmo de desligar. Nesse tipo o LED é alimentado pelo mesmo cabo que alimenta o motor da ventoinha.

Então desde que o fan tenha um cabo com conector ARGB (5V, 3 pinos) ou o obsoleto RGB (12V, 4 pinos) voce pode controlar a iluminação através de controladora, placa-mãe, e em alguns casos apenas pelo botão LED ou Reset do gabinete.

Então é preciso saber que tipo de conector de iluminação os seus fans tem. Ajuda também se informar a marca e modelo dos fans.

Os dois tipos de cabos de alimentação de LEDs:Hef01674427e14e3388c8f6d1e0fa3e8cc.jpg_6

Fans baratos (e fracos = ruins) também usam esse tipo de conector integrado de 6 pinos que alimenta os LEDs e o motor da ventoinha com um cabo só. O que é vantagem só para o fabricante do fan, que economiza material, aumentando a margem de lucro.

H877f4ad04b5a4a0d9c70fece0cedf869a.jpg

Resumindo, tem controladora de LED com um destes 3 tipos de conectores:

• ARGB 5V 3 pinos - padrão moderno, compatível com os fans de melhor qualidade.
  • ARGB 4 V 6 pinos - compatível apenas com fans com conector de 6 pinos, que são tipos baratos, de baixa qualidade.
  • RGB 12V 4 pinos - padrão antigo e obsoleto - poucas cores e efeitos pobres, basicamente "pisca-pisca árvore de Natal".
Postado

O que preciso é de um adaptador molex, aquela entrada grande molex da fonte em uma ponta e do outro lado o 4 pinos pequeno, só isso.

Gostaria de controlar minhas fan molex junto com as que tenho 4 pinos em uma controladora, mas para isso precisava de um adaptador pra converter as pontas.

Postado

Acho que voce ainda não entendeu o seu problema. 🙂 

Veja, existe este adaptador "Molex femea para PWM fêmea":HTB184y3OXXXXXcrXVXXq6xXFXXXs.jpg

Com ele liga o fan com conector Molex macho no conector Molex fêmea do cabo adaptador.

Liga o conector de 3 pinos - mas com apenas dois fios: +12VDC e Gnd; num conector SYS_FAN ou CHA_FAN ou HUB PWM ou controladora de LED com HUB PWM. 

Mas isso não permitirá controlar os LEDs, só muda a alimentação da ventoinha da fonte para a placa-mãe ou controladora, tornando o uso desse cabo adaptador sem sentido.

Se a placa-mãe tem opção de controle de rotação por DC (variação de tensão) pode diminuir a rotação deste fan.

Porém como fan com conector Molex é fan barato e fraco - pouco CFM e pressão do vento; diminuir a rotação só vai pior o fluxo de ar, não havendo razão pratica para fazer isso.

Entenda, usar esse cabo não altera nada para o controle dos LEDs dos fans.

Postado
9 minutos atrás, JuniorGonçalves10 disse:

@1lokos o cabo 4pin funciona na entrada de 3pin?

De que cabo de 4 pinos esta falado?

Nos cabos de fans tem conector com 4 pinos (PWM), com 3 pinos e (raro) tem com 2 pinos, além de Molex - isso para fazer o fan girar.

E tem mais o cabo dos LEDs, que podem ser de 4 pinos 12V - do obsoleto padrão RGB, ou 3 pinos com falha [oo o], do padrão moderno ARGB, estes são para fazer o "frufru".

Supondo que esteja falando de cabo de LED.

Não pode ligar um conector de 3 pinos (ARGB 5V) num conector de 4 pinos (RGB 12V) - e nem vice versa; além de dar trabalho para encaixar vai causar curto e danificar os LEDs e até mesmo a placa-mãe.

Citação

Outra pergunta, eu posso usar conectar uma fan na entrada sys fan? ou na entrada jrgb? 

Também são duas coisas diferentes.

Se voce ligar só no connector SYS_FAN o fan (a ventoinha) faz vento, mas não faz "frufru" .

Se ligar só no conector JRGB o fan faz "frufru", mas não faz vento.

Tem que ligar os dois conectores, cada um no conector certo da placa-mãe (ou controladora).

Veja essa foto de um fan Cooler Master MasterFan 120AB que tem LED no obsoleto padrão RGB 12v.

how-can-i-disassemble-take-blades-off-ma

Os dois conectores tem 4 pinos fêmea, para encaixar nos pinos macho da placa-mãe, ou controladora se for o caso. Como diferenciar?

No conector PWM - o de baixo na foto, que faz a fan girar, fazer vento; tem 4 pinos quadrados.

No connector RGB (12V) - o de cima na foto, que faz o "frufru" nos LED; tem 4 pinos redondos.

Se fosse LED ARGB (5V) seriam 3 pinos, com uma falha entre dois, assim [oo o]

Um tipo não encaixa no outro, a não ser que force muito a barra, e nesse caso ao invés de "frufru" verá fumaça. 😜 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!