Ir ao conteúdo

Space Marine 2 perdendo desempenho no Ryzen 5 5500 e Radeon RX 6650XT

Ir à solução Resolvido por vitorzs,

Posts recomendados

Postado

eu possuo um PC com o Ryzen 5 5500, 32gb de ram 2666mhz, e uma RX 6650XT e por algum motivo do completo nada o space marine 2 começa a rodar a 10fps, tanto no minimo tanto no ultra, a GPU fica em 99% a 67Cº quase a todo momento no jogo, então não é thermal troting (não sei como escreve), tenho um amigo que possui uma rx 6600 e com um xeon 2670 com 32gb de ram, e ele as vezes tem o mesmo problema que o meu, mas com muito menos frequência.
Eu estou com o windows 11 24H2, e o driver da amd 24.9.1 que tem suporte para esse jogo, e o desempenho ruim é antes e depois desse driver

Postado

@Eder Neumann a temp está totalmente normal, e sim é brusca e repentina, a temp da CPU fica abaixo dos 73C e do resto deve estar normal, em outros jogos está estavel em temps até maiores, por exemplo no Space Marine 2 esta rodando a 60fps liso, depois de 30min a 1hr cai para 10fps até eu reiniciar o jogo

Postado

sei que a pergunta pode parecer besta mas a RAM está como durante o travamento?

monitore também o uso de disco.

e especifique (com print se possível) a resolução e configurações graficas do jogo.

Postado

@Eder Neumann o consumo aumenta para 18gb em uso e 34gb alocados, eu jogo no SSD e ele esta funcionando normalmente, sobre a config no jogo eu já testei com tudo no minimo e tudo no ultra, e o final é o mesmo em 1080p, com e sem fsr, com o fsr a queda de desempenho ainda acontece mas fica mais proximo dos 30fps, é o uso da GPU que é o problema, parece que de um minuto para o outro o jogo fica 3x mais pesado para gpu

Postado

pode ser problema no código do jogo também.

não consigo imaginar outro diagnostico no momento, se todo o resto está ok.

lembrando que gpu a 100% não quer dizer que vá baixar fps (tanto assim), pelo que vi o jogo é mais dependente de cpu do que gpu e os requisitos são altos...

Postado

@Eder Neumann eu tenho outro amigo que tem uma RTX 4060 e não da esse problema, não sei se é problema de código do jogo como você disse ou é problema de driver, pois tem gente que esta jogando com placa mais fraca que a minha e não tem esse problema

Postado

pior que a cpu n tem a ver, a gpu que limita nessa queda de fps, a gpu fica em 99% e o uso de cpu cai, foi como disse, parece que o jogo fica graficamente 3x a 4x mais pesado de um momento para o outro

Postado

Difícil de dizer, lembro que você também estava com problemas com fps baixo no War Thunder, sei que o Space Marines 2 é um jogo lançamento e pesado, você pode dar uma olhada e ver se é questão dos drivers da AMD não estarem tão bem adaptados a um jogo novo, pois recentemente tenho visto relatos dos jogos novos não estarem performando o que deviam em placas AMD, vide vídeos do Peperaio e do Guiga Games. Além do mais cabe olhar o processador e memórias mesmo, pois o processador que você está usando é um processador abaixo do recomendado para rodar o Space Marines 2 em 60FPS FHD Ultra (Sugerem um 5800x). E falo das memórias, porque 2666mhz não são o ideal e se sugere 3200mhz para ter um desempenho mais satisfatório, ainda mais para processadores AMD, pois os mesmos sentem mais a variação de frequências e se você está com um dual channel (Memórias afetam bastante a estabilidade dos quadros). Antes de tudo eu tentaria colocar esse game pra rodar travado em 30 quadros com essas suas specs ou em FHD ou em QHD. É claro que no fim das contas o problema pode ser só do Space Marines mesmo.

Postado

@Davi Labre sobre o war thunder eu descobri vendo um um short no youtube e eu descobri que as placa de Vídeo da amd são pior em Directx 11 comparado aos da nvidia pois vi que as placa da nvidia consomem menos CPU, RAM e Vram enquanto os da AMD é o oposto agora que botei o War thunder em DX 12 ele roda a 190 fps, sobre os drivers, eu estou com a ultima versão que dá suporte oficial que é o 24.9.1, e sobre as memórias, eu tenho 4 pentes, 2 de 2666mhz, 1 de 3000 e outro de 3200, era muito fora do orçamento eu pegar 4 de 3200 alem de aumentar 2 fps em jogos q já estão em 100fps, e como eu já disse antes, o processador aguenta o jogo a 55fps suavemente, o jogo fica pesado do completo nada e o uso da CPU cai e da GPU se mantem em 99%, mostrando que alguma coisa grafica esta ferrando o desempenho

Postado

@vitorzs Esses 55 quadros que disse estão dentro do esperado dessa placa, mas continuo ressaltando que cabe dar uma olhada se esse esses drops podem ou não ser causados pelo game estar exigindo demais do CPU/Memórias, pois suas frequências serão puxadas para os 2666 das memórias mais lentas e o processador não é o recomendado para os 60 FPS no FHD Ultra. Coloquei umas prints abaixo do teste do Space Marines 2 feito pelo techspot, o teste inclui sua 6650 em 1080p ultra com e sem upscaling. E mais abaixo coloquei os requisitos do jogo para 60 FPS FHD ULTRA. Se quiser muito todos esses quadros e estabilidade, rodar apenas as memórias com maiores frequências podem ser a solução mais tátil e que não envolvem custos, você pode só desabilitar temporariamente as duas de 2666 e rodar apenas com as outras duas a 3000 e ver se já teve um ganho.
 image.thumb.png.ddcc050cf4cb79002857b2aae4967883.pngimage.thumb.png.788ebea3e6159613629caddcc5574511.png
image.thumb.png.2c2810956ec35d3179e0e05d60a39e7c.png

Postado

@Davi Labre entendi, mas os 55fps são eu rodando no ultra e mesmo assim a minha gpu n limita, ela fica em 80% e eu sei que a minha cpu n é a recomendada, mas ai tudo bem, o problema é a queda, ai a GPU vai no limite dela, tanto de clock, uso, e consumo inesperadamente fica abaixo do normal, ela normalmente consome 140W e quando da esses drop ela fica na casa dos 90W, e a cpu o uso cai, e o uso de RAM nem muda, eu já tentei dar um over nas minhas memórias para 3000mhz mas o meu windows começou a dar umas leves travadas quando eu lia mangá, ent não quero arriscar 

Postado

Hm, uma outra viagem que passou pela minha cabeça, como disse que o processador estava em baixo uso num game que deveria usar ele completamente, quem sabe não pode ser alguma configuração de perfil energético do processador ou do seu sistema por exemplo

Postado

então, sigo achando que o cpu está argolando as coisas...

mesmo que não chegue a 100% de uso, alguns núcleos que estão trabalhando determinadas coisas podem chegar a 100% e gargalar.

deixe o gerenciador de tarefas rodando em segundo plano com os graficos por unidade de processamento e rode o jogo até ter a queda de desempenho dai observe os graficos do gerenciador de tarefas que você verá alguns núcleos atingindo 100% no momento que a gpu dispara.

• J.Augusto F alterou o título para Space Marine 2 perdendo desempenho no Ryzen 5 5500 e Radeon RX 6650XT
Postado

@Eder Neumann 2183900_2.thumb.jpg.eb2b2ff37e769392a9dd9eb767e76e48.jpg

o uso da placa fica em 99% mas o consumo fica em 80W, o normal é 110W usando uns 80% e a cpu aguenta esse jogo a pelo menos 50fps facilmente, se eu reinicio o jogo o desempenho volta ao normal, se ficasse 100% do tempo em 50fps seria maravilhoso, e hoje mesmo a AMD lançou o driver 24.10.1

Em 17/10/2024 às 09:26, vitorzs disse:

@Eder Neumann pior que não, os núcleos ficam abaixo de 40%, e nas quedas de FPS só chegam em 20%

pior que foi erro meu essa parte, a minha CPU fica na casa de 75% de uso, nas quedas e eu não vi quando está normal, no lobby fica nos 60%

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!