Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um painel digital para minha moto, porém ele só mostra o indicador de luz alta em corrente continua e minha moto o farol funciona em corrente alternada, pretendo manter assim pra não descarregar a bateria tentei fazer um sistema com um relé que ativasse usando os 12v em corrente alternada do farol alto ligar um 12 v em corrente continua para o painel porém o relé fica ligando e desligando na corrente alternada alguém tem alguma dica ?

Postado
44 minutos atrás, Kauan17321 disse:

alguém tem alguma dica ?

Diodos ou ponte retificadora. 

Mas pra saber as ligação certa, preciso saber se o terra da lâmpada do farol é o mesmo que vai no painel? 

48 minutos atrás, Kauan17321 disse:

tentei fazer um sistema com um relé

Precisa de um relé que funcione em corrente alternada, até existe mas é ruim de achar e caro. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Kauan17321 disse:

o relé fica ligando e desligando na corrente alternada

13 horas atrás, Renato.88 disse:

um relé que funcione em corrente alternada

Você pode tentar retificar/filtrar a corrente que vai pra bobina do relé. Talvez um zener pra limitar a v da bobina

hq720.jpg?sqp=-oaymwE7CK4FEIIDSFryq4qpAy

Lembre-se que só dei esta ideota porque vocês mencionarem relé e o amigo autor parece ter entendido sua função no seu sistema. Há outras ideotas melhores

Postado

@Renato.88 o terra do painel e diferente do neutro do farol alto 

@.if tentei transformar a corrente alternada do farol em continua como um ponte retificadora feita com diodos e uma ponte retificadora D4SB 80 17, porém não funcionou o relé continua ligando e desligando, acho que deve ser por conta da corrente alternada ter uma tensão baixa. se tiver alguma forma mais simples ou funcional de fazer por favor me ensine

IMG_20241016_154308.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Claro amigo. Vou acionar meu tradicional modo minimalista 😁

28 minutos atrás, Kauan17321 disse:

acho que deve ser por conta da corrente alternada ter uma tensão baixa.

É tipo isso sim amigo. De fato é porque a frequência é baixa também.

Você deve colocar um capacitor maior que 1000uF/25 em paralelo com a bobina do relé. Atenção à polaridade + e - ok?

Lembrando que:

1. a V é baixa em baixa rotação mas se for maior que 8Vdc o relé pode acionar
  2. a V é alta em alta rotação mas se for menor que 15Vdc não deve causar dano ao relé.

portanto meça...

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...