Ir ao conteúdo

Segundo roteador na rede não passa de 10 Mb.

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Tenho um plano de 500mb da Claro e um roteador gigabit na casa, o modem ficando na sala e o roteador no escritório. Quando conectado em ambas as redes e frequências consigo sempre algo superior a 100mb.

Nisso, utilizei outro roteador megabit que tinha aqui em casa para colocar no quarto para aumentar o alcance de internet, saindo do roteador e entrando nesse 2º roteador na porta WAN. O problema é que a internet não passa de 10 Mb nessa configuração, lembrando que todos os cabos da casa são CAT6.

Coisas que já fiz:

1. Ligue esse cabo que sai do primeiro roteador em um notebook direto, por exemplo, eu consigo os 500Mb, logo eu descarto problema no cabo.
  2. Tanto o modem e ambos roteadores estão em ranges de IPs diferentes.
  3. Troquei os roteadores de lugares, os mesmos 10Mb continuaram.
  4. Tentei um 3º roteador de um colega, sem sucesso também.
  5. Transformei o 2º roteador em um Acess Point. Os mesmos 10 Mb.

Alguém teria alguma sugestão do que pode estar acontecendo?

• Solução
Postado
2 horas atrás, kevyn124 disse:

Nisso, utilizei outro roteador megabit que tinha aqui em casa para colocar no quarto para aumentar o alcance de internet, saindo do roteador e entrando nesse 2º roteador na porta WAN. O problema é que a internet não passa de 10 Mb nessa configuração, lembrando que todos os cabos da casa são CAT6.

Não deve ligar os roteadores em cascata. A porta WAN dos roteadores é para ligar na WAN. Não na LAN. E você está usando para ligar na rede local. Vai ficar lento mesmo, já no segundo roteador. E muito muito lento num terceiro , em especial ligado em cascata.

Cabos CAT6 são irrelevantes nessas velocidades, a não ser em um ambiente de muita interferência eletromagnética, tipo piso de fábrica. E nesse caso nem CAT6 pode ser solução porque a blindagem dele não é assim um espetáculo.

O modem e os roteadores em faixas de IP diferentes em geral não é o que quer em uma rede doméstica, Em geral o que se quer e precisa é de uma única LAN. Diversas coisas vão ficar difíceis, lentas ou sequer vão funcionar.

Deve usar os roteadores todos ligados diretamente ao roteador que está ligado na WAN, ou em um switch rápido que esteja ligado a esse roteador. E ligados via portas LAN. E um único range de IP. E para menor latência deve rodar DHCP em todos eles, simplesmente reservando ranges de IP --- só que na mesma rede --- para cada um.

Postado

Obrigado pela resposta, @arfneto

Entendo que não é o ideal ligar roteadores em cascata e existe uma certa perda, mas não 98% da banda.

Em outra casa, eu utilizava exatamente desta forma e nunca houve esse tipo de perda. Eu ainda acredito que há outro problema, seja software ou hardware.

Mas, de qualquer forma, coloquei um switch e os 500 MB estão sendo entregues ponta a ponta.

Agradeço sua ajuda 😄.

Postado
22 horas atrás, kevyn124 disse:

Entendo que não é o ideal ligar roteadores em cascata e existe uma certa perda, mas não 98% da banda.

Em outra casa, eu utilizava exatamente desta forma e nunca houve esse tipo de perda. Eu ainda acredito que há outro problema, seja software ou hardware.

Mas, de qualquer forma, coloquei um switch e os 500 MB estão sendo entregues ponta a ponta.

Talvez não tenha lido tudo que eu escrevi. Uma coisa é ligar em cascata, outra coisa é ligar roteadores secundários via porta WAN. São problemas distintos. 

Pode considerar uns 40% de perda por usar a porta WAN num segundo nível. Talvez uns 60% num próximo nível. Depende do número de dispositivos nas redes secundárias e do tipo de uso.

Quanto a usar em cascata, eis o óbvio: imagine que tenha switches A, B e C ligados em cascata. Roteadores incluem claro um switch para as portas LAN. Switches de 8 portas tem capacidade normal de comutação de 16mbps. Simples assim: 1000 mbps para transmitir, 1000 mbps para receber em cada uma das 8 portas, o sentido de Full Duplex.

No switch C, dados externos seja para a internet ou para os switches A ou B, vão sair por um cabo só, digamos da porta 8 do B para a porta 1 do C. E por esse cabo só passam 1000 mbps para cada lado.

No switch B tudo que vai para o C vai por um único cabo, esse na porta 8. Tudo que vai para o A ou para a internet vai por um único cabo, digamos na porta 1 do B ligada na porta 8 do switch A.

Acho que já entendeu: se tiver 500mbps de tráfego da internet para o switch C e 500mbps para o switch B então 1000mbps já vão passar pelo A e ficar já no limite de saída dele, E do B vão sair 500 mbps para o C.

Se considerar que a rede só existe para acessar a internet e com as capacidades ultra modestas dos links de internet, pode nem ver um problema nisso, já que só tem 500mbps da internet de qualquer forma, muitas vezes uma fração disso, tipo 10% disso, para upload. Mas entenda que a LAN, que precede a internet em décadas, existe para compartilhamento de arquivos e dispositivos e nada tem a ver com a internet.  Considere esse exemplo simples...

Uma página de gráficos pode ter uns 90 megabytes. Se tiver uma impressora no A e tentar imprimir uma página de um micro no switch B e uma outra do C esse tráfego vai dar uma carga grande e dispensável nos links entre B e C e A e C ...

23 horas atrás, kevyn124 disse:

Entendo que não é o ideal ligar roteadores em cascata e existe uma certa perda, mas não 98% da banda

Está certo de que não eram 10mBps e 500 mbps nos dois lados? muitas vezes se confundem megabit e megabytes por segundo...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!