Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente as configurações do meu PC são:

RTX 4070 / I5 11400F / B560M Aorus Elite /4x 8GB RAM /XPG Core Reactor 750w / Cooler Gamdias Boreas m1-610

Estou pensando em fazer um upgrade e pegar um Ryzen 5 7600, mas não tenho ideia de qual placa-mãe pegar.

Poderiam me recomendar alguns modelos?

Não queria gastar muito, minha ideia inicial  até era pegar um Ryzen 7 5700x3d com uma placa-mãe AM4, mas creio que não vala a pena.

Se tiver algo na média entre 900~1200 reais a vista, acho que é o que eu estaria podendo gastar.

Também não estou com pressa. Se tiverem modelos que costumam entrar na promoção por esse preço, já quero deixar anotado pra ficar de olho.

Outra coisa que, aproveitando a postagem, gostaria é de recomendações de memórias DDR5. Se tiverem algumas, agradeço.

Postado

Um dos melhores custo-benefício para AM5 é a ASUS TUF Gaming A620M-Plus. Ela tem um VRM de respeito, aguenta qualquer CPU AM5. Em questão de conectividade ela é bem completa também, até superior em alguns pontos a uma B550 que você compraria se fosse com o 5700X3D.

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-a620m-plus-DDR5-socket-amd-am5-m-atx-chipset-amd-a620-tuf-gaming-a620m-plus

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Em questão de valores, ela esta realmente bem barata. Com cupom e cashback, nesse momento, conseguiria ela por 790 reais.

Mas será que não acharia algo melhor colocando mais uns 300 reais? 

A minha ideia de ir pra AM5 é justamente pra ter algo duradouro. Tenho receio de acabar pegando algo muito de entrada que não acompanhe futuros upgrades. 

(Não que eu pretenda pegar um processador high end pra fazer overclock ou algo assim).

Outra coisa que acontece na minha e eu gostaria de tentar evitar é o coil whine na placa.

A minha atual, quando esta tudo no silencio, consigo ouvir ela fazendo barulho quando movimento o mouse.

Pesquisando sobre esse modelo, vi uma pessoa no reddit falando que a dele acabou ficando com coil whine também.

Postado

cara, eu tinha uma Ryzen 5 4500 e peguei uma Ryzen 7 5700x3d, não me arrependo de nada.,

meu fps triplicou no cs2 (e sim, entendo que cs2 trablahe mais a gpu, no entanto, foram essas metricas que obtive apos o upgrade).

as vezes ela fica por 1.200 a vista

https://www.pichau.com.br/processador-amd-Ryzen-7-5700x3d-8-core-16-threads-3-0ghz-4-1ghz-turbo-cache-100mb-am4-100-100001503wof

fortalecendo meu comentário de uma canal confiavel;

https://www.youtube.com/watch?v=rNk2acNi8ws&ab_channel=Terabyte

Postado

@leandromacedo06 O negocio é que eu não tenho uma placa-mãe AM4, a minha é intel e só suporta até a 11 geração.

Então pra qualquer upgrade eu teria que trocar a placa-mãe junto.

O ideal realmente seria eu ir logo pra AM5 pra ter longevidade com o hardware. Pegando um 5700x3d eu não vou ter muito pra onde correr daqui pra frente.

O problema é só o preço da AM5 kkkkkk

Postado

nossa, vdd. vacilei

cara, tu pode ficar com a que tem , pois o custo sera menor menor, já que você não precisa trocar a placa-mãe e pode focar apenas em um upgrade de CPU (ex.: i7-11700K ou até i9-11900K) e talvez RAM, caso queira melhorar o desempenho.

Fica limitado a 11ª geração, que não é mais tão recente, e isso pode comprometer futuros upgrades. Além disso, não aproveita novas tecnologias como PCIe 5.0 e DDR5.

O ideal é avaliar quanto você está disposto a gastar agora. Se puder esperar um pouco, é possível que os preços das placas-mãe e memórias DDR5

Postado
2 horas atrás, Lactobacilos disse:

A minha ideia de ir pra AM5 é justamente pra ter algo duradouro. Tenho receio de acabar pegando algo muito de entrada que não acompanhe futuros upgrades. 

Amigo, essa placa segura Ryzen 9 7900 com PBO ativado, mais de 110A (176W) de consumo, e o VRM ficou apenas a 83ºC. A linha de placas-mãe TUF possuem VRM dimensionados acima do necessário pra você não precisar se preocupar. É a mesma situação da TUF Gaming A520M-Plus II, é uma placa de menos de R$600 que dá uma surra em várias B450/B550 mais caras.

Mas tem várias outras opções de placas AM5 que você prefere o chipset B650. Só não se engane achando que qualquer B650 automaticamente será melhor que uma A620. Dê uma olhada na Gigabyte B650M Gaming WiFi, ela tem um VRM inferior a A620 da ASUS, ainda assim suficiente para CPUs comuns.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/28490/placa-mãe-gigabyte-b650m-gaming-wifi-chipset-b650-amd-am5-m-atx-DDR5

2 horas atrás, Lactobacilos disse:

Outra coisa que acontece na minha e eu gostaria de tentar evitar é o coil whine na placa.

A minha atual, quando esta tudo no silencio, consigo ouvir ela fazendo barulho quando movimento o mouse.

Pesquisando sobre esse modelo, vi uma pessoa no reddit falando que a dele acabou ficando com coil whine também.

Eu nunca ouvi falar de problema de coil whine na placa-mãe, mas se a sua vir com isso, a garantia está aí pra resolver. Você não consegue escolher qual produto vem com coil whine ou não, isso é questão de sorte/azar.

Postado

@GuilhermeGB É que na verdade eu não sei muito bem qual seria a diferença entre o chipset de uma B650 pra uma A620

Na questão de VRM e temperatura ela parece tranquila mesmo, assisti alguns testes com ela

Mas de resto é que eu fico na dúvida se existe alguma diferença significativa 

Na questão de WiFi e entradas no painel, estou tranquilo com a A620 mesmo

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Amigo, essa placa segura Ryzen 9 7900 com PBO ativado, mais de 110A (176W) de consumo, e o VRM ficou apenas a 83ºC. A linha de placas-mãe TUF possuem VRM dimensionados acima do necessário pra você não precisar se preocupar. É a mesma situação da TUF Gaming A520M-Plus II, é uma placa de menos de R$600 que dá uma surra em várias B450/B550 mais caras.

Mas tem várias outras opções de placas AM5 que você prefere o chipset B650. Só não se engane achando que qualquer B650 automaticamente será melhor que uma A620. Dê uma olhada na Gigabyte B650M Gaming WiFi, ela tem um VRM inferior a A620 da ASUS, ainda assim suficiente para CPUs comuns.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/28490/placa-mãe-gigabyte-b650m-gaming-wifi-chipset-b650-amd-am5-m-atx-DDR5

Eu nunca ouvi falar de problema de coil whine na placa-mãe, mas se a sua vir com isso, a garantia está aí pra resolver. Você não consegue escolher qual produto vem com coil whine ou não, isso é questão de sorte/azar.

Então, só fui descobri isso quando reparei na minha. 

Diferente de um coil whine na GPU ou fonte, acontece mesmo com o PC em idle. Acho bem bizarro.

Mas realmente, coil whine geralmente é loteria.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!