Ir ao conteúdo

Qual processador devo escolher

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Olá galera

Recentemente notei que meu processador tá chegando próximo ao seu limite em tarefas cotidianas, trabalho como desenvolvedor e utilizo diversas ferramentas no dia a dia, como editores de texto, ferramentas de conteinerização, além de ferramentas de manipulação de banco de dados e virtualização, possuo atualmente um Ryzen 5 5600x e 32GB de RAM. A quantidade de RAM é o suficiente, normalmente fica acima dos 20GB, mas o processador fica sempre acima dos 80%, em alguns momentos de build ele bate os 100% e sofre na compilação de código.

Em algumas ocasiões eu jogo também, as vezes Warzone ou CS2, mas no Warzone sinto que o processador sofre, principalmente quando tem outras coisas rodando no fundo, como discord, chrome, etc. 

Pensei em dois cenários:

1. Trocar a plataforma e partir para a Intel ou AM5, como um i7 14400K, por exemplo.

ou

2. Fazer um upgrade para um Ryzen 9 5900X

O primeiro cenário me agrada e desagrada ao mesmo tempo, por um lado seria uma plataforma mais nova e com mais longevidadede (exceto os intel que sofrerão mudança de chipset logo) e por outro teria que pegar placa-mãe, um BOM sistema de resfriamento e talvez memórias nova caso pegue uma placa-mãe DDR5 no caso de Intel, caso fosse pra AM5 isso seria obrigatório.

O segundo cenário seria o mais econômico, porém o que me deixa com um pé atrás é que tenho uma B550M Aorus Elite, que não é exatamente sinônimio de qualidade, com meu Ryzen 5 5600x ela já bate mais de 60ºC nos VRMs, o Ryzen 9 5900x demandaria muito mais corrente o que significaria uma temperatura maior nos componentes, também precisaria de um sistema de resfriamento melhor, afinal eu possuo um Deepcool AK400 que para meu CPU atual dava e sobrava, mesmo em 100% de uso ele fica na casa dos 70ºC.

Enfim, aceito sugestões, meu orçamento fica em torno dos R$5.000.

• Curtir 1
Postado

opa 
vrm em 60 graus ta muito bom 
80 pra cima é alto 
100 graus ae é perigoso 

eu trocaria o processador e pronto 
ja resolve teu problema, já q é o limitador ae 

mas se tem grana troca a plataforma para AMD 
ou espera a intel lancar a ultra inicio do ano 

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Kaciel Riff disse:

porém o que me deixa com um pé atrás é que tenho uma B550M Aorus Elite, que não é exatamente sinônimio de qualidade, com meu Ryzen 5 5600x ela já bate mais de 60ºC nos VRMs, o Ryzen 9 5900x demandaria muito mais corrente

O canal Hardware Unboxed testou diversas B550, a sua placa-mãe se saiu até okay com um Ryzen 9 3950X, que até consome mais do que o 5900X:

image.png

Esse teste foi 1 hora no Blender. Se o seu gabinete for bem ventilado e você não morar em um lugar extremamente quente, eu acredito que você não vai ter problemas.

1 hora atrás, Kaciel Riff disse:

também precisaria de um sistema de resfriamento melhor

Você quer um Air Cooler ou Water Cooler, ou tanto faz?

Um bom Air Cooler seria esse daqui: Thermalright Peerless Assassin 120 SE ARGB.

Se quiser um Water Cooler, e seu gabinete suportar, esse aqui é adequado: Thermalright Aqua Elite 360 Black V2.

Estou recomendando coolers da Thermalright porque essa marca costuma oferecer o melhor custo-benefício.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!