Ir ao conteúdo

Qual processador devo escolher

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Olá galera

Recentemente notei que meu processador tá chegando próximo ao seu limite em tarefas cotidianas, trabalho como desenvolvedor e utilizo diversas ferramentas no dia a dia, como editores de texto, ferramentas de conteinerização, além de ferramentas de manipulação de banco de dados e virtualização, possuo atualmente um Ryzen 5 5600x e 32GB de RAM. A quantidade de RAM é o suficiente, normalmente fica acima dos 20GB, mas o processador fica sempre acima dos 80%, em alguns momentos de build ele bate os 100% e sofre na compilação de código.

Em algumas ocasiões eu jogo também, as vezes Warzone ou CS2, mas no Warzone sinto que o processador sofre, principalmente quando tem outras coisas rodando no fundo, como discord, chrome, etc. 

Pensei em dois cenários:

1. Trocar a plataforma e partir para a Intel ou AM5, como um i7 14400K, por exemplo.

ou

2. Fazer um upgrade para um Ryzen 9 5900X

O primeiro cenário me agrada e desagrada ao mesmo tempo, por um lado seria uma plataforma mais nova e com mais longevidadede (exceto os intel que sofrerão mudança de chipset logo) e por outro teria que pegar placa-mãe, um BOM sistema de resfriamento e talvez memórias nova caso pegue uma placa-mãe DDR5 no caso de Intel, caso fosse pra AM5 isso seria obrigatório.

O segundo cenário seria o mais econômico, porém o que me deixa com um pé atrás é que tenho uma B550M Aorus Elite, que não é exatamente sinônimio de qualidade, com meu Ryzen 5 5600x ela já bate mais de 60ºC nos VRMs, o Ryzen 9 5900x demandaria muito mais corrente o que significaria uma temperatura maior nos componentes, também precisaria de um sistema de resfriamento melhor, afinal eu possuo um Deepcool AK400 que para meu CPU atual dava e sobrava, mesmo em 100% de uso ele fica na casa dos 70ºC.

Enfim, aceito sugestões, meu orçamento fica em torno dos R$5.000.

• Curtir 1
Postado

opa