Ir ao conteúdo

placa-mãe x370 pro da ASUS suporta até qual frequência de ram?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Tenho uma ASUS prime x370 pro e vou fazer upgrade de memória RAM, tenho atualmente 16gn 32gb, irei pegar 32gb 3600 MHz, essa placa-mãe suporta 3600mhz?

Postado

Não depende da sua placa-mãe, a controladora de RAM fico no processador, então é dele que depende. Se você for olhar as especificações dessa placa, por se tratar de um modelo antigo, você só verá informações referentes aos processadores da época (1ª/2ª geração) onde o suporte para velocidade de RAM era limitado. A partir da 3ª geração o suporte para RAM melhorou bastante, a maioria dos CPUs conseguem 3200-3600MHz sem problemas.

OBS: Não é recomendado usar mais do que 2 módulos ("pentes") de RAM, a controladora do processador fica instável com mais do que 2 módulos, e isso pode impactar na frequência que você conseguirá atingir. Mesmo o padrão dos CPUs de 3ª e 4ª geração sendo 3200MHz (para até 2 módulos), a AMD não garante que você conseguirá estabilizar essa frequência com mais memórias. Em alguns casos você é obrigado a rodar em 2666MHz para o PC funcionar sem problemas.

Postado

@InvictoDS o meu Ryzen 5 3600 está rodando com 3600MHz desde que eu comprei ele. O que a AMD garante para ele é 3200MHz, pode ser que as primeiras versões do Ryzen 5 3600 (de 2019) tinham um pouco mais de dificuldades pra pegar mais de 3200MHz, mas o meu é de um lote mais recente (comprei em 2021), então eu não tenho esse problema.

Postado

@InvictoDS pra ter certeza provavelmente só olhando pelo número do serial, mas eu não saberia como identificar assim também. Você pode supor mais ou menos pela época que você comprou, caso tenha comprado ele novo. Meu processador foi comprado no Aliexpress, veio sem caixa, mas eu sei que ele era de um lote recente porque tem bom desempenho para undervolt, dá até pra fazer overclock com undervolt, os primeiros lotes de Ryzen 5 3600 precisavam de tensões muito altas pra fazer overclocks básicos. Muita gente que comprou na mesma época que eu comprei recebeu processadores com essas características de serem bons em undervolt.

Postado

@GuilhermeGB @GuilhermeGB Que maneiro, o meu eu comprei por agora de um rapaz e não tenho informação sobre isso, e sinceramente não estou querendo tirar o cooler para ver numero de serie não kkkk, vou ir apenas na fé… ou ver no cpu-z se tiver… aliás, o cooler se trata de um coolermaster assassin II, e acaba dando muito trabalho para ficar removendo…

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...