Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Espero que estejam bem.

Estou aqui para solicitar apoio na investigação da causa de um problema que começou a ocorrer minha máquina.

Para início de conversa, eis o setup da mesma (tudo novo):

- Sistema Operacional: Windows 11 Pro 

- placa-mãe: ASRock B660M Phantom Gaming 4, Intel, M-ATX, DDR4

- Processador: Core i5-12400F

- Cooler: Water Cooler Rise Mode Gamer Black, RGB, 240 mm

- RAM: Kingston Fury Beast 32GB (2x16GB) 3200 MHz DDR4

- Armazenamento: SSD 1TB KBM! Gaming, SATA III + SSD Gigabyte AORUS Gen4 5000E 500GB, PCI Express 4.0x4, NVMe 1.4

- Placa de Vídeo: RX 7600 Challenger ASRock AMD Radeon, 8GB GDDR6

- Monitor: Acer QG270 Nitro 27", 180Hz, Full HD, 1ms, DisplayPort e HDMI

- Fonte: MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

- Gabinete: Redragon Superion, Mid Tower, Lateral em Vidro Temperado, Preto

- Filtro de linha: Filtro De Linha +dps Iclamper Energia, 5 Tomadas

OBS: Rede monofásica 220V. No filtro é ligado apenas a fonte e o monitor.

Comprei as peças individuais através do varejista Kabum e montei o PC sem muitos problemas. Fiz testes de estabilidade com AIDA64 e passei pelo menos 1 mês monitorando temperaturas do processador e placa de vídeo durante várias situações distintas. Até então, estava tudo plenamente funcional tanto em jogos quando em software de modelagem 3D.

O problema surgiu depois de 3 meses de uso. Estava tomando café da manhã e assistindo notícias pelo YouTube quando a máquina simplesmente desliga sem dar tela azul nem nada, simplesmente energia foi cortada e tudo desligou apenas no PC, pois o resto da casa estava ligado (luzes, ventilador, geladeira...) e sem picos de tensão aparente. Tentei religar algumas vezes, mas nenhum sinal de led ou ventoinha respondeu. O filtro estava com o sinal de led indicando funcionamento. Experimentei ligar outros aparelhos no filtro e tudo normal. Não pude continuar verificando possibilidades pois já estava na hora de ir ao trabalho e deixei assim, por enquanto.

Importante informar que nenhuma mudança/alteração de hardware foi efetuada neste tempo.

Ao chegar em casa, comecei os procedimentos para eliminar suspeitos:

1 – Liguei a fonte direto na tomada: Até ligou e assisti Netflix por uns 20 min até voltar a desligar (suspeitei da fonte).

2 – Levei o PC ainda montado no gabinete para a escola que trabalho e consegui uma fonte emprestada (500 W bivolt) para testar, e a máquina ligou completamente. Deixei a mesma ligada desde 14:00 até 17:00 passando um vídeo no YouTube enquanto monitorava as temperaturas com o HW Monitor. Aqui funcionou tudo normal, então tive aquela conclusão precipitada que a fonte, mesmo nova, estava desarmando erroneamente e até procurei o contato do RMA da msi. Mas, chegando em casa e ligando novamente a fonte do meu colega na máquina, a mesma ligou por alguns minutos e desligou novamente. Tentei algumas vezes com a mesma fonte, sem sucesso, e também com a minha, novamente sem sucesso. Também fiz o teste com jumper para ligar a fonte fora da placa-mãe e ambas ligando normalmente (então não estão queimadas). Aqui já comecei a suspeitar da placa-mãe.

3 – Peguei uma placa DDR3 que eu tinha parada lá em casa e coloquei minha fonte para ligar a mesma, e ligou tudo. Desliguei e tentei de novo, ligou tudo certo. Voltei a reconectar com minha placa nova e (adivinha?) nada, nada, nada. Fiquei mais inclinado a culpar a placa-mãe (coitada).

4 – Desmontei tudo e coloquei a placa atual na bancada para conectar o mínimo essencial e, também, descartar possíveis problemas de curto do gabinete com a placa ou de alguma outra conexão. Conectei o cabo de alimentação principal e o EPS do processador, apenas. Nenhum sinal de led ou ventoinha. Adicionei a alimentação do cooler do processador e nada também. Alternei a conexão das memórias utilizando de uma em uma nos slots e, até mesmo sem nenhuma memória, nada sinalizou. Removi a bateria CMOS e dei o tempo de reset para limpar tudo e tentar novamente, sem sucesso. Aqui eu resolvi levar as peças para o trabalho novamente, sem remontar no gabinete.

5 – Na escola, montei a placa na bancada com tudo conectado: CPU, memórias, placa de vídeo, cooler, armazenamento. Usei meus próprios cabos e também meu filtro para checar meu próprio setup e não ter um falso-positivo com componentes de terceiros. A única coisa que não era minha: o monitor e a energia. Nessa situação, tudo ligou lindamente e ficou funcionando uma tarde inteira. Até abri jogos e dei trabalho pra CPU e GPU enquanto monitorava temperatura. Tudo plenamente lindo de ser ver (até desceu uma lágrima de esperança). Aproveitei para atualizar a BIOS para a versão mais atual no site do fabricante, com êxito. Aqui já fiquei intrigado com outra coisa: minha rede elétrica. Não teria como culpar o monitor pois a maioria das tentativas ele nem está conectado.

6 – Levei tudo de volta para casa e reproduzi a mesma situação do trabalho. Adivinhem? Ligou!! Mas por apenas 5 minutos e desligou novamente. Aqui eu já peguei o multímetro e fui testar a tensão entre Fase e Neutro tanto no filtro quanto direto na tomada, cerca de 222 a 223 V (normal para minha rede, certo?). Fiz isso em todas as tomadas com o mesmo resultado. Inclusive levei a montagem para tomadas diferentes para observar se mudava algo e, nada. Em um momento inesperado, ligou por alguns minutinhos e eu consegui captar as tensões dos fios laranja, vermelho, amarelo e roxo com a fonte conectada na placa e com valores [3,34 V], [5,04 V], [12,35 V], [5,17 V], respectivamente.

7 – Agora tentei captar alguma queda de tensão com meu multímetro digital. Desconectei a fonte da tomada e deixei um bom tempo assim. Posicionei o multímetro para captar a tensão em uma das tomadas do filtro, conectei a fonte novamente e fique tentando ligar a placa. Quando consegui ligar, fiquei de olho no multímetro para tentar flagrar alguma queda repentina na tensão que pudesse provocar o desligamento da fonte. Bem... A fonte desligou. Mas, pelo multímetro, a tensão seguia firme e forte (não sei se ele teria sensibilidade para captar uma queda repentina).

Considerações:

Moro sozinho e o máximo de itens ligados na rede enquanto uso o PC é uma geladeira, um ventilador, um tanquinho de lavar roupas (no sábado) e uma ou duas lâmpadas.

Não precisa entrar no sistema (quando o PC liga) para que volte a desligar. O desligamento já ocorreu até mesmo na tela de monitoramento do Setup, depois de um tempo.

Diante deste cenário, muito me leva a crer que o problema está na rede da minha casa pois somente aqui eu não tenho êxito em fazer meu PC funcionar, porém, a fonte que utilizo é full range com PFC ativo, então ela não deve se preocupar com alguma oscilação na rede e o filtro deve proteger a mesma contra surtos, visto que possui DPS. Falando nisso, também verifiquei o aterramento com o multímetro na tensão entre o Neutro e o Terra em todas as tomadas e apontava valor entre 0,8 e 1,2 V.

Assim, ao meu ver, fica difícil culpar unicamente a energia da minha casa se for pensar em oscilação da rede. Também não consigo culpar a fonte pois ela se mostrou funcional fora de casa. Da mesma forma a placa. Complicado levar em alguma assistência especializada se o problema só ocorrer na minha residência.

Se eu usasse a máquina só para jogos, não teria pressa em resolver o pepino, mas eu uso simplesmente para tudo: jogos, estudo (faculdade, cursos online), trabalho (modelagem 3D, renderização, reuniões, documentos), entretenimento (filmes, séries, etc..). Algumas coisas não são tão facilmente executadas em uma máquina qualquer, então preciso encontrar a solução o mais breve possível.

Teria alguma verificação que deixei passar? Corrente da tomada poderia ser insuficiente? Vale a pena chamar um eletricista? Aqueles testadores de fonte ATX do mercado livre serviriam para tirar alguma conclusão? Wattímetro digital ajuda?

Postado

olha, ja me ocorreu e eu resolvi arrumando a eletrica de casa, aq é 220v e o pc simplesmente n segurava imagem, dps q mudei toda a fiaçao, tudo ficou normal ate agora.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...