Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá a todos! 

pessoal, comprei um water cooler da rise mode e quando instalei no meu PC, percebi que a minha placa-mãe (Ab350m da Gigabyte) não havia pinos 5v, apenas 12v.

Eu também estava planejando comprar FANS e ligar tudo na controladora, sincronizado. Mas ao ver essa questão da pinagem fiquei em duvida se é realmente possível para minha placa-mãe suportar esse watercooler junto com as fans (pretendo comprar as fans da risemode também junto a controladora)

a questão é: com a controladora eu consigo resolver essa questão da pinagem 5v? se sim, qual eu devo comprar (vi que há dois modelos, uma branca e uma preta. não sei se há diferença entre as duas)

o que eu pretendia comprar era esse kit:

KIT FANS + CONTROLADORA RISE MODE

daria certo? se sim, como funcionaria as conexões na placa-mãe?

• Solução
Postado

Com esse kit ai vai é arrumar mais problema, pois é com conectores abacaxi de 6 pinos, que só é usado em fan fajuto, fraco.

O WC usa conector PWM (4 pinos quadrados) para alimentar as ventoinhas do radiador, e um conector PWM 3 pinos para alimentar a bomba.

Em separado tem o conector do cabo dos LEDs, que como voce diz ser "5 volts" é ARGB (5V) - 3 pinos redondos com falha [oo o].

Para ligar ligar conector de LEDs ARGB (5V) dos fans do radiador na controladora do kit precisará de um cabo adaptador para cada fan, que custa mais cara que cada fan destes.

Compre essa controladora, permite ligar até 9 fans PWM e os LED ARGB (5V) de 9 fans.

Controladora Gamer PWM e ARGB HUB - RF$ 29,99

E compre fans com o mesmo padrão de conector que a controladora acima e o WC.

• PWM 4 pinos quadrados
  • ARGB (5V) 3 pinos redondos com falha [oo o]

Compre dessa fan:

Segotep Bezer 12, ARGB - R$ 25,00

• - Velocidade: 800 1800 ± 10% RPM
  • - Fluxo de ar: 82,61 CFM *
  • - Pressão do ar: 1,98 mmH2O [Máx.]
  • - Nível de ruído: 38,5 dB [Máx.]

Ou esta, que tem nível de ruído menos.

Segotep HQ 12 Pro, ARGB - R$ 27,99

• - Velocidade: 800 1800 ± 10% RPM
  • - Fluxo de ar: 51,66 CFM *
  • - Pressão do ar: 1,87 mmH2O [Máx.]
  • - Nível de ruído: 28,03 dB [Máx.]

* Esta especificação de CFM deve ser fake igual as fans da Aigo e Rise Mode, mas pelo menos essa Segotep tem os conectores certos, com os dois cabos separados, no mesmo padrão do WC.

No mais conecte:

CPU_FAN - a ponta do cabo "Y" de alimentação das fans do radiador.

SYS_FAN - o cabo de alimentação da bomba - tem 3 pinos, mas é compatível com o conector SYS_FAN de 4 pinos; e no BIOS configure o conector SYS_FAN deste jeito:

Sys-Fan2-WC-Gigabyte.webp

Postado

Não vai ligar cabo de sincronia de LED da controladora na placa-mãe, porque essa AB350 não suporta LED ARGB (5V), use o controle remoto IR para gerenciar o "frufru".

Pode ligar o cabo PWM da controladora no SYS_FAN da placa-mãe, para que a curva do BIOS controle a rotação.

Mas isso gera outro problema, a AB350M em apenas 1 conector SYS_FAN, que seria usado pela bomba. Então tem duas opções:

Ligar o cabo PWM da controladora no CPU_FAN, e ligar o cabo PWM das fans do radiador na controladora, junto com o cabo PWM das fans do gabinete, assim a curva de fans do BIOS controlará todas ao mesmo tempo, em função da temperatura do CPU.

Ou comprar um cabo adaptador PWM - Molex e ligar a bomba direto na fonte, o que tem a vantagem de não precisar configurar nada no BIOS, a bomba liga assim que apertar o botão Power.

Postado

@1lokos Beleza, mas na controladora não tem nada conectado no PWM... Veio esse adaptador de 2 pinos da foto, eu conecto esse adaptador no PWM e a ponta de 4 pinos no SYS_FAN? Não estou conseguindo mandar foto da controladora porque excede os 4MB limites do fórum...

20241022_200757.jpg

Postado

De qual modelo de controladora esta falando? Essa controladora não tem um folheto de instalação?

Não da para ver que tipo de conector é esse preto que tem na ponta desse cabo, suponho ser para ligar o cabo do botão LED ou Reset do gabinete, o que permite trocar, de forma sequencial, os efeitos do "frufru" dos LED.

Para colocar fotos em forums use um site de imagens, como o postimages.net, imgur.com... suba a foto para lá, copie link do site e coloque na mensagem. Antes de enviar recorte apenas o que interessa e salve a foto no formato JPG - pode fazer isso no Paint.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...