Ir ao conteúdo

Qual placa-mãe, RAM e fonte para PC Core i5-13400F e GeForce RTX 4060 ou 4060TI?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Estou montando um PC com um processador i5-13400F e pretendo utilizar uma placa de vídeo 4060 ou 4060 Ti (ainda não comprei).

Gostaria de sugestões para a placa-mãe, de preferência uma que tenha suporte para Wi-Fi. Além disso, preciso de recomendações para uma boa fonte de alimentação, um water cooler e memória RAM.

Postado

@Batata Defumada Cara, em relação a investimento não tenho necessariamente um teto, por mais que eu não quero gastar horrores, mas eu gostaria de uma boa relação entre custo e beneficio.

Gostaria de comprar water cooler mesmo. (360mm)

Seria pra jogos(competitivo e campanha) e num futuro para trabalhar.

• Moderador
Postado

@CaiqCarvalho Ok, eu devo dizer que acredito que o ideal seria montar uma build AM5 e não LGA 1700 (que não vai receber mais processadores).

Até porque as placas-mãe B660 estão escassas e as B760 grande parte são DDR5, e aí eu acho bobeira investir em memórias DDR5 quando não é pra plataforma AM5. De qualquer forma, eu tentei encontrar algumas opções pra você:

12 horas atrás, CaiqCarvalho disse:

Gostaria de comprar water cooler mesmo. (360mm)

Recomendo o Thermalright Aqua Elite 360 Black V2. Tenha certeza que o seu gabinete suporte.

12 horas atrás, CaiqCarvalho disse:

Seria pra jogos(competitivo e campanha) e num futuro para trabalhar.

Nesse caso é bom ressaltar que os 8GB de VRAM da 4060 e 4060 Ti de 8GB estão ficando pouco, alguns jogos mais exigentes você precisa reduzir um pouco a qualidade das texturas pra manter uma performance boa. Então se você é alguém que preza muito pela qualidade gráfica, pode ser interessante explorar outras opções de GPUs com mais VRAM.

• Curtir 1
Postado
Em 24/10/2024 às 09:44, Batata Defumada disse:

Ok, eu devo dizer que acredito que o ideal seria montar uma build AM5 e não LGA 1700 (que não vai receber mais processadores)

Hmmm interessante, o que melhor se compara ao i5 13400f é o Ryzen 5 7600? ou teria outros?

sobre a placa de vídeo, tava vendo umas 3060 de 12gb. Se acha que seria uma boa?

Aos demais itens, valeu pelas recomendações.

@1lokos Cara, se eu te falar que eu quero pegar o water cooler porque eu acho mais bonito, se ficaria muito bravo? kkkkkkk
Valeu pela recomendação!

• guilherme_dr alterou o título para Qual placa-mãe, RAM e fonte para PC Core i5-13400F e GeForce RTX 4060 ou 4060TI?
  • Moderador
  • Solução
Postado
1 hora atrás, CaiqCarvalho disse:

Hmmm interessante, o que melhor se compara ao i5 13400f é o Ryzen 5 7600? ou teria outros?

Quando se trata de performance em jogos o Ryzen 5 7600 é até melhor que o i5-13400F. E eu considero que AM5 vale a pena mesmo a partir do 7600, se conseguir pegar o 7700 ótimo, por causa dos núcleos e treads extras, mas caso contrário o 7600 já está de bom tamanho.

1 hora atrás, CaiqCarvalho disse:

sobre a placa de vídeo, tava vendo umas 3060 de 12gb. Se acha que seria uma boa?

Ainda é uma placa competente para Full HD, mas não é o tipo de placa que vai te deixar sossegado por anos. Eu acho que a RX 6750XT 12GB Speedster é uma boa opção. Na faixa dos R$3.000,00 tem a RX 7700XT 12GB, o ideal seria esperar uma promoção pra pegar ela por uns R$2.700,00 por exemplo. Chegando em torno dos 3,5k então tem a RTX 4060 Ti 16GB e a RX 7800XT 16GB, a Radeon tem bem mais performance que a 4060 Ti, então ela é o melhor custo-benefício.

Sinceramente as opções de RTX 4000 só começam a ficar boas a partir da RTX 4070. Eu particularmente gosto bastante da RTX 4070 Super ASUS Dual, que está em promoção no momento (R$4.100,00).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...