Ir ao conteúdo

PC apresenta travadas após um raio, o que pode ser?

Ir à solução Resolvido por Simuroc,

Posts recomendados

Postado

Olá! Aparentemente caiu um raio pela madrugada enquanto o PC estava ligado, não cheguei a ver ou ouvir, mas quando liguei o PC pela manhã a internet não estava funcionando, logo percebi que tinha algo de errado, não sei se a placa de rede queimou porque o led de baixo da porta está ligado. Enfim, percebi que o pc estava travando mais do que o normal, congelando várias vezes num espaço curto de tempo por uns 5-10 segundos, sem nenhum causador específico, apenas acontece independente da tarefa que esteja sendo feita.

Não sei muito bem o que fazer, achei algumas coisas em fóruns e no youtube, somente testei as memórias, uso no s2 e s4, testei 1 de cada vez no s1 e ajustei a tensão para 1.350 V, nada resolveu, fiz o teste no memtest5 e 0 erros também

Specs:

Placa-mãe: B450M Steel Legend
CPU: AMD Ryzen 5 1600
memória RAM: 2x8GB - T-Force Delta R 3000Mhz
Fonte: Xigmatek Maverick 500 ou 600W (não lembro)
Discos: M.2 NVMe 512GB - M.2 SSD Kingstom 240GB - SATA 3 500GB
VGA: EVGA GTX 1060

PC direto na tomada
Não sei se possui aterramento

Windows 10 Pro 22H2 x64
Drivers baixados automaticamente
BIOS: P2.90

• guilherme_dr alterou o título para PC apresenta travadas após um raio, o que pode ser?
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

@guillermeat1 Boa noite.

Se foi um raio mesmo provavelmente sua fonte foi danificada, principalmente porque essa fonte é de péssima qualidade. Inclusive tem um vídeo do TecLab com o Ronaldo quebrando uma na martelada de ódio dela rsrs

Eu evitaria de ligar o computador até conseguir outra fonte pra poder testar se é realmente o problema. E mesmo se ela não fosse o problema, eu ainda pensaria em trocar ela mesmo assim, devido a baixa qualidade.

Mas pode ter sido o processador (pouco provável) ou a placa-mãe (pouco provável) também.

Enfim, a primeira coisa a se fazer, caso possível, é testar outra fonte no computador. Caso não possua, recomendo fortemente levar o computador em uma assistência de confiança para que eles testem com uma fonte deles.

Boa sorte.

• Curtir 3
  • 3 semanas depois...
Postado

Boa noite,

Considerações finais, caso sirva para alguém:

Como recomendado pelo @Simuroc de testar outra fonte, acabou que não tinha como apenas testar, então comprei uma nova, fiz a troca e voltou a funcionar.

Ao ligar o computador após a troca, o Windows não abria (tela de reboot and select proper boot device). Formatei e voltou ao normal.

Fiquei com uma pulga atrás da orelha, por conta dessa tela de reboot, se poderia ser o SSD que tinha corrompido ou algo assim. Não tive coragem de testar a fonte antiga após formatar, já que já tinha gasto o dinheiro kkkkkkkkkk

De qualquer forma, muito obrigado pela luz @Simuroc!

Comprei uma Cooler Master Elite Nex W700, foi uma boa aquisição ou bomba?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@guillermeat1 Boa noite.

Que bom que deu certo.

Olha, eu teria considerado outras opções de fonte nesse valor... 

Essa fonte é Tier E, se não estou enganado, então eu não teria comprado ela. Resumindo, outra fonte bomba.

Se ainda estiver no período de devolução, eu devolveria e olharia outro modelo pra comprar, como uma Cooler Master G600 e etc...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...