Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Este é um tópico mostrando como consegui recuperar um SSD que usa a controladora ASolid.

A primeira etapa é identificar a controladora.

Depois pesquisar por MPTools.

Para finalmente testar uma a uma até conseguir a que funciona nele, instalando uma nova firmware e dar uma nova vida ao finado SSD.

O começo da minha história está na compra de sucatas de SSDs com defeito, uma delas, numerada como 066, é a sucata deste post, na sua caixa metálica preta veio de um lado uma etiqueta de BIWIN C6370 128GB e nada do outro lado.

É provável que seja um falso ou original ou então tenha partes de uma carcaça misturada com outra carcaça, só Deus sabe.

O SSD simplesmente não é reconhecido, em outras palavras, oficialmente morto, inútil.

Abrindo o magazine encontrei a seguinte placa:

1.jpg.4740c75ece7fee8b1a7e942d010a5040.jpg

2.jpg.3feed7925092ae4c032334b8e1bf4eae.jpg

Pelo que está escrito, identifiquei a controladora como sendo uma ASolid AS2258-BN e as memórias tipo TSOP (com as perninhas de fora) sem nenhuma identificação aparente.

Pesquisando no site russo:

https://www.usbdev.ru/files/asolid/

Encontrei diversas ferramentas para o 2258, bem como a informação que a senha do programa é "0000" e que este controlador é um clone do Phison.

Após baixar todos os 18 arquivos e não apenas os que tinham a termo TSOP, preparei um computador só para executar a tarefa, na realidade usei duas máquinas, uma com Win7 e outra com Win10, em ambas as versões, as MPTool rodaram sem problemas.

O que deve ser feito é descompactar o arquivo na máquina a qual vai usar porque se descompactar numa máquina e tentar transferir os dados para outra máquina vai dar um erro de arquivos de nome muito comprido.

Com o arquivo descompactado clique no executável:

1.jpg.100ce05e520481c97ffc9fcbe941fa4e.jpg

No meu caso foi este aqui que funcionou mas, antes eu fui testando um a um até chegar no que funcionou.

A tela da MPTool é esta:

arquivosini.thumb.jpg.f98a6018509b7a352bd874884d1f9e8e.jpg

A primeira aba é "main function".

O campo "Yield" é destinado a contar quantas unidades passaram ou falharam, dando um total, se clicar em "reset" o contador retorna ao zero. Este campo não afeta ou influi em nada.

Já o campo "MP Setup Info" é referente a última unidade em que a ferramenta trabalhou, em alguns casos este campo se inicia em branco, o importante a saber é que caso a sua unidade seja detectada, os dados dela vão aparecer aqui. Os detalhes do que seja o "flash id mask" eu não tenho a menor noção do que seja.

O campo "other setings" pode ser editado para inserir outro número de série, nome do SSD e tipo do flash, sabe, eu ainda não sei bem o que seja CE4, CE2 e por isso aconselho a não mudar nada aqui a não ser que saiba o que está fazendo.

O campo "INI" é o arquivo que está sendo utilizado pela ferramenta no momento, em alguns casos vem em branco.

Depois de mostrar esta parte inicial, vem agora a parte em que deve clicar na tecla "scan".

É neste momento que a ferramenta procura o SSD espetado e se os campos permanecerem na cor cinza, significa que não detectou o SSD.

Preste atenção porque esta ferramenta é enjoada neste ponto.

Ela simplesmente não detecta o SSD que esteja espetado direto na porta SATA e também não detecta SSD que esteja usando outra controladora que não seja da ASolid.

O segredo é que você deve usar um adaptador USB ou uma ferramenta de abrir cartão que nada mais é que um adaptador USB com a chave de liga e desliga.

Mas, o problema que não é qualquer adaptador que esta ferramenta aceita.

Caso ao clicar em scan dê uma coluna na cor azul, sem nada escrito, significa que só detectou o adaptador mas, não detectou o SSD.

Eu tenho vários adaptadores aqui e não importa se sejam 1.0, 2.0 ou 3.0 porque o que importa é a controladora do adaptador.

A ferramenta de produção em massa só vai detectar o SSD se o adaptador tiver uma controladora com os protocolos compatíveis, no meu caso consegui êxito com controladoras JMS578, ASM1153E, INC-3619PN e LS621.

Caso a sua controladora do adaptador USB não tenha nada escrito nela, a probabilidade de não funcionar é alta, pelo menos aqui se deu assim.

Outro detalhe importante, no meu caso o SSD não estava sendo reconhecido no sistema mas, fazendo o jumper no pontos marcados como boot code na placa do SSD, este passou a ser reconhecido em seu modo ROM, ao invés de aparecer o nome do SSD, aparece AS0000, como no exemplo abaixo:

outratelasetparameter.thumb.jpg.1fb207fb30474221a519b5674421cf26.jpg

Notem que as telas variam muito de uma versão para outra versão de MPTool.

A questão é que se não conseguir fazer a detecção do SSD pela ferramenta, não vai conseguir atualizar a firmware.

Tanto faz o SSD estar no modo normal ou no modo ROM, só vai funcionar se ele for detectado e a coluna ficar na cor azul.

Se você não conseguiu chegar na coluna azul após clicar em scan, tente outra ferramenta porque esta aqui não vai lhe servir.

Se não conseguir detectar em nenhuma das ferramentas que obteve, significa que o adaptador que está usando não serve, a não ser que seu SSD não esteja de jeito nenhum sendo reconhecido pelo sistema.

Se você conseguiu a tela azul, parabéns, pode ir para a próxima aba "set param" ou "set param(new)":

Esta segunda aba vem bloqueada pela senha "0000" ou quatro vezes o número zero, você deve clicar em "edit" e colocar os zeros no campo que vai se abrir, clicando em "ok" ou clicando em enter:

2.thumb.jpg.d4441f0ed208afb594043f0097c2c4c1.jpg

Com a tela desbloqueada, como mostrado acima, clique em "detect", se o programa não detectar nada, vá tentando com outros até encontrar um que detecte como mostrado acima em que duas opções foram detectadas.

3.jpg.825559e4dc404cd802d6693b36bfb1cb.jpg

Eu tentei uma a uma cada uma das opções de manual e a grande maioria dá erro, eventualmente alguma delas mesmo após dar erro, faça com que o SSD volte à vida ou seja detectado em seu modo normal novamente mas, ele não funciona direito, tipo não consegue formatar ou então fica toda hora pedindo para verificar, eu imagino que isso seja devido a firmware corrompida ou imprópria para ele.

Sendo detectado, basta escolher uma opção e depois clicar em salvar para retornar à aba anterior.

No final se der problemas, volte aqui e tente a outra opção até dar certo.

Retornando a aba "Main function" clique em "start".

Após alguns instantes a coluna azul deve mudar para a cor amarela indicando testing:

4.jpg.4331d565e21e828f57907a7760724286.jpg

A barrinha de progressão vai ficar aumentando gradualmente até que o programa constate um erro:

5.jpg.2f3f6a45d654128f45cf6ef70434145f.jpg

Se quiser pode clicar em "error code list" que vai se abrir uma nova tela com a explicação do erro.

Cada caso é um caso, o código de erro pode ser referente a algum defeito físico do SSD, neste caso, nenhuma ferramenta vai servir mas, se o erro for de incompatibilidade com o SSD, significa que deve tentar outra ferramenta até conseguir a coluna na cor verde com a palavra pass:

6.thumb.jpg.09473cffbd095998572bfe17173680e8.jpg

No caso acima eu consegui selecionando antes a opção 06_EraseMP que deve ser algo como apagar, não sei o que apaga mas, levou quatro minutos e trinta e oito segundos para fazer a tarefa.

Notem que o programa detectou minha memória como sendo TLC_16K 45 3C 98 B3 76 72 0B e o flash como 1CE*4 que deve ser um cartão com 4 memórias, duas de cada lado do cartão.

As opções são estas:

7.jpg.76c8f3a93730b947301f4e33f8e123f3.jpg7b.jpg.ffc19ea941238311245d964901e64179.jpg7c.jpg.f4026dab6332bd17ce4b0344d5e9d0be.jpg

Elas variam de uma MPTool a outra.

Eu não sei o que cada uma delas significa mas, sei que RDT é um teste de estresse que vai gravar e regravar nas memórias diversas vezes o que reduz a vida útil do SSD, portanto evite as opções com a sigla RDT.

Consegui um resultado positivo com a opção 04_MP.

A opção 01_EraseAll apaga toda a firmware e o SSD deixa de ser reconhecido em seu modo normal. O interessante é que para fazer isto, não precisa abrir a caixa do SSD e nem colocar no modo ROM, só precisa detectar ele. Depois que fizer esta opção, necessariamente para trabalhar de novo na MPTool precisa abrir a caixa para induzir o modo ROM.

E dá para fazer o erase em qualquer MPTool da linha 2258 e não só na MPtool que tenha o arquivo .ini que serve no SSD.

Depois que consegui achar a firmware dele e testei de várias formas formatando, gravando, apagando, velocidade etc. Voltei na firmware certa e mudei o nome do SSD, número de série e outras coisas.

Como eu não sei o fabricante original, renomeei com o modelo da controladora e o ID das memórias:

8.jpg.6d7a41e6f76558d88a11ed08aa36c7bd.jpg

No exame de superfície foram detectados alguns bad blocks e aproveitei para imprimir o relatório da própria MPTool:

E0CB4E231082_1_Report.txt

Pois é, espero ter dado alguma noção básica para que consiga recuperar seu SSD com controladora ASolid.

Boa sorte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!