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Prezados,

Estou enfrentando um problema com meu PC ao tentar rodar jogos de médio e alto desempenho. O sistema apresenta problemas completamente durante a execução desses jogos, mesmo com temperaturas sempre estáveis (atingindo no máximo 67°C).

 

Nos jogos, isso ocorre mesmo com as configurações no mínimo, com configurações que suportam boas qualidades gráficas.

 

Minha configuração é a seguinte:

 

Processador: Ryzen 5600g com drivers genéricos de 2009 (os recomendados pelo sistema).

16GB memória RAM. Com 13.9GB disponível.

 

Placa de vídeo: NVIDIA RTX 3050 com drivers atualizados

 

Placa-mãe: MATX, DDR4, AMD AM4

 

Fonte: ATX de 500 watts, bivolt

 

 

Gostaria de saber se o problema pode estar relacionado aos drivers genéricos do processador ou à fonte de 500W, considerando que a temperatura parece estar controlada. Alguém já enfrentou algo parecido ou teria sugestões para solucionar o problema?

 

Agradeço desde já pela ajuda!

 

Postado

Os drivers de CPU no windows não precisam mesmo ser atualizados.. o problema não deve estar relacionado a ele..

 

Quanto a fonte, é possível.. qual o modelo dela?

 

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  • Membro VIP
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10 minutos atrás, Breno314 disse:

Prezados,

Estou enfrentando um problema com meu PC ao tentar rodar jogos de médio e alto desempenho. O sistema apresenta problemas completamente durante a execução desses jogos, mesmo com temperaturas sempre estáveis (atingindo no máximo 67°C).

Nos jogos, isso ocorre mesmo com as configurações no mínimo, com configurações que suportam boas qualidades gráficas.

 

Minha configuração é a seguinte:

Processador: Ryzen 5600g com drivers genéricos de 2009 (os recomendados pelo sistema).

16GB memória RAM. Com 13.9GB disponível.

Placa de vídeo: NVIDIA RTX 3050 com drivers atualizados

Placa-mãe: MATX, DDR4, AMD AM4

Fonte: ATX de 500 watts, bivolt
 

Gostaria de saber se o problema pode estar relacionado aos drivers genéricos do processador ou à fonte de 500W, considerando que a temperatura parece estar controlada. Alguém já enfrentou algo parecido ou teria sugestões para solucionar o problema?

 

Agradeço desde já pela ajuda!

Bom dia. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Para fazer um diagnóstico do seu sistema na parte de software, para depois verificar o hardware, sugiro que faça o seguinte:
 

1. Verifique o seu Windows Update. Veja se há atualizações pendentes no momento e instale todas, reiniciando o PC quantas vezes for necessário.
2. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. Abrindo o CMD como Administrador, execute dois comandos de verificação, quais sejam: "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth". Execute ambos sem aspas, reiniciando o computador quando terminar.

3. Pause as atualizações do Windows Update. Abrindo a tela de configurações de atualização do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

4. Para ter certeza de que seus componentes estão funcionando corretamente, estresse-os. Através do CPU-Z, você pode estressar seu processador por alguns minutos, e verificar como ficam as temperaturas e a estabilidade dele. Através do GPU-Z, ou do Aida64, pode estressar a placa de vídeo e outros componentes do seu PC.

5. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

6. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (metade do tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.
7. Refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos.

  • Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, Breno314 disse:

@Tiberio marca: One Power

Modelo MP- 500- OPASW

💣

 

Recomendo a Cooler Master MWE v2 Bronze 500w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo Teclab.

 

PSU Tier List

 

 

 

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

  • Vitoria Gabriela alterou o título para Computador Ryzen 5 5600G, RTX 3050 e 16Gb RAM, congelando ao rodar jogos.

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