Ir ao conteúdo

Não Consigo Acessar Computador na Rede


Ir à solução Resolvido por RaphaellReis,

Posts recomendados

Postado

Não consigo acessar nenhum computador na rede aqui da empresa, mas outros computadores conseguem acessar. Eles conseguem acessar uma pasta compartilhada que eu criei normalmente. Todos os computadores estão no mesmo workgroup. Já fiz vários procedimentos que vi pela internet, e nenhum funciona.

Temos 3 computadores compartilhados, nenhum dos 3 consigo acessar. Minha máquina é uma máquina nova, mas tem outras com Windows 11 que conseguem acessar todas normalmente.

 

Esses procedimentos do link já tentei todos, inclusive muitos outros.

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-other_settings/no-windows-10-versão-1803-meus-dispositivos/0fc6fee8-ab23-4a64-8a75-16774232ee75 Já segui todo o check list de vários sites.

 

Tenho um retorno do wireshark em anexo.

 

Captura de tela 2024-10-30 114310.png

Postado

se você tentar acessar pelo \\nome ou ip do outro computador com pasta compartilhada aparece qual mensagem de erro?

ai parece estar tentando acessar com o usuario local raphael reis esse usuario existe no computador que esta tentando acessar?

 

so para afim de teste desative o firewall do windows/antivirus o que tiver no outro computador

ative o smb1 tbem quem sabe...

 

vai precisa passar mais detalhes e print do erro.

 

esta muito vago o que colocou

Postado

@thiago.jj  Ele retorna essa mensagem em anexo, já tentei por ip, por nome, com,  sem firewall nas duas máquinas. Já ativei smb1 também. O usuário não tem nessa máquina, aqui não temos domínio, mas assim como não tem o meu, não tem nenhum outro, mas eles acessam sem senha sem nada.

Captura de tela 2024-10-31 072257.png

Postado
23 horas atrás, RaphaellReis disse:

Temos 3 computadores compartilhados, nenhum dos 3 consigo acessar. Minha máquina é uma máquina nova, mas tem outras com Windows 11 que conseguem acessar todas normalmente

 

Computadores não são compartilhados. Pastas e impressoras são compartilhadas. 

 

3 horas atrás, RaphaellReis disse:

Já ativei smb1 também. O usuário não tem nessa máquina, aqui não temos domínio, mas assim como não tem o meu, não tem nenhum outro, mas eles acessam sem senha sem nada.

SMB1 não se aplica aqui. E o firewall não deve precisar de reconfiguração. Mas deve manter um usuário comum nessas máquinas, com a mesma senha. É o simples. Mesmo que seja um usuário só para esse fim. Abra sessão ao menos uma única vez nessa máquina nessa conta e não terá sequer que digitar a senha nunca ao tentar acessar as outras. Entenda que seu acesso nas outras máquinas é autenticado pela conta de usuário que está usando nessa máquina. 

Postado
15 minutos atrás, arfneto disse:

 

Mas deve manter um usuário comum nessas máquinas, com a mesma senha. É o simples. Mesmo que seja um usuário só para esse fim. Abra sessão ao menos uma única vez nessa máquina nessa conta e não terá sequer que digitar a senha nunca ao tentar acessar as outras. Entenda que seu acesso nas outras máquinas é autenticado pela conta de usuário que está usando nessa máquina. 

 

Consegue traduzir ? Não entendi. Mas igual já comentei, outros computadores acessam normalmente essas máquinas e nenhuma outra configuração foi feita, somente a minha máquina não consegue. E não tem nenhum outro bloqueio na rede.

Postado
4 horas atrás, RaphaellReis disse:

@thiago.jj  Ele retorna essa mensagem em anexo, já tentei por ip, por nome, com,  sem firewall nas duas máquinas. Já ativei smb1 também. O usuário não tem nessa máquina, aqui não temos domínio, mas assim como não tem o meu, não tem nenhum outro, mas eles acessam sem senha sem nada.

Captura de tela 2024-10-31 072257.png

 

se você por pelo windows explorer, mapear rede informar o caminho e escolher conectar usando credenciais diferentes da na mesma?

 

abra o regedit, va ate esse caminho e se tiver alguma coisa depois de local posta o print

 

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\IPSec\Policy\Local

Postado

 

2 horas atrás, thiago.jj disse:

se você por pelo windows explorer, mapear rede informar o caminho e escolher conectar usando credenciais diferentes da na mesma?

Mesma coisa.

 

 

2 horas atrás, thiago.jj disse:

abra o regedit, va ate esse caminho e se tiver alguma coisa depois de local posta o print

 

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\IPSec\Policy\Local

Não tem nada nessa parte.

Postado

acesse as opções da placa de rede e veja como esta o mtu

image.png.ecf2448dbed7871d118a053647581f86.png

veja como esta a metrica da placa de rede seja wifi ou cabo

 

veja tbem (não lembro se é no client ou server, veja no dois essa chave.... EnableAuthenticateUserSharing de 0 para 1, caso não funcione so voltar da forma que estava

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\LanmanServer\Parameters

 

veja tambem no computador server se não registra nada nos logs do windows.

Postado

@thiago.jj O MTU está automático também, tentei colocar outros valores, 1500,1480, e não foi também.

 

Testei essa alteração no registro, e não funcionou, eu também já deixei habilitado logon de convidado não seguro. Eu falei, está estranho o negócio aqui, tentei de quase tudo 😅

Postado

sao muitas opções para testar infelizmente.

 

lembro que um tempo atras o Windows 10 soltou alguma atualizacao e começou a dar problema no acesso a compartilhamento, creio que não seja o caso.

 

eu tentaria isso na maquina que é server, dessa forma você não precisa estar autentifcado e testa tanto pelo ip e nome da maquina.

 

é estranho outros pcs acessarem e esse não, então não parece ser problema no servidor

 

roda tbem o malwarebytes de modo personalizado selecionando todas as opções.

 

cria um novo usuario tbem e testa por ele, quem sabe é algo no perfil do usuario atual

 

image.png.178b9441983063fe6023688f509a4b47.png

Postado
1 hora atrás, RaphaellReis disse:

O MTU está automático também, tentei colocar outros valores, 1500,1480, e não foi também.

 

É certo que a gente tenta de tudo para resolver um problema, mas mudar MTU por causa de uma conexão SMB parece um exagero. O mesmo caso é mudar coisas no registro ou nas políticas de usuário. TCP aqui é só uma camada de transporte. E de todo modo funciona no outro sentido, como afirmou.

 

A Microsoft vê os clientes de negócio acima de tudo, os usuários de empresa. Basta ver o esforço de manter a compatibilidade de programas por décadas, com coisas como Win32S e as camadas de compatibilidade que existem ainda hoje. 

 

Assim é difícil de imaginar que para compartilhar impressoras ou pastas em escritórios alguém tivesse que mudar coisas em TCP/IP ou mexer em políticas de grupo. Redes de empresas que precisam disso em geral já tem profissionais ou consultores que cuidam disso, e muitas já usam domínios e não grupos de trabalho.

 

De todo modo tem toda uma coreografia para isso fiuncionar. Só que como em sua rede o compartilhamento funciona de outras máquinas para essa problemática então não deve ter que mexer em mais nada.

 

1 hora atrás, thiago.jj disse:

eu tentaria isso na maquina que é server, dessa forma você não precisa estar autentifcado e testa tanto pelo ip e nome da maquina.

 

é estranho outros pcs acessarem e esse não, então não parece ser problema no servidor

 

Não há essa noção de servidor nessas redes ponto a ponto, mas é comum imaginar o servidor como a máquina que hospeda a pasta ou impressora em cada conexão.

 

Como eu disse antes, sabendo que todo o resto está funcionando (e parece que está, já que outros acessos de e para estão ok nesse WG), apenas garanta que na sua máquina problema tenha uma conta com o mesmo nome de uma conta na máquina da pasta alvo. E se possível com a mesma senha. Como eu disse também, se essa não for uma conta de uso comum nessa máquina (e claramente não é)  abra sessão nela uma vez ao menos, antes de tentar se conectar com alguma das outras máquinas.

 

Seu erro é de autenticação porque a máquina alvo não reconhece o usuário. Na mesa que estou usando agora tem máquinas Windows 10 e 11 e anteriores que vem e vão e nunca tem problema. 

 

Atualizações do Windows ou drivers de rede não vão mexer com coisas tão básicas quando o protocolo de compartilhamento de arquivos e impressoras (o nome comum do SMB na pilha de protocolos). 

 

Apenas com Windows XP e anteriores é esperado ter problemas de autenticação, ou ao menos é que vejo aqui.

Postado

então sobre o verificar a policy no regedit é porque ja vi uma rede infectada onde criou algumas coisas no ipsec, antivirus, etc não detectam esse tipo de coisa… foi na marra para descobrir

 

o mtu vi em algum forum anos atras, alguém alterou e parou de funcionar o acesso a mapeamento então precisa pensar um pouco fora da curva

 

o smb1 não iria precisar mesmo, mas por questão de teste não chatava tentar.

 

Mesmo em 2024 não sao todas as empresas com uma duzia de funcionario que tem servidor/dominio etc…

 

Outra que veio em mente, pesquisa por credencial na barra de pesquisa do windows e veja se tem alguma senha salva que com o ip/nome do computador, se tiver remova… teste novamente em seguida

Postado
12 horas atrás, thiago.jj disse:

Outra que veio em mente, pesquisa por credencial na barra de pesquisa do windows e veja se tem alguma senha salva que com o ip/nome do computador, se tiver remova… teste novamente em seguida

Já tentei, não tinha nada rs

Eu tenho uma máquina pra formatar aqui, vou tentar com ela, e compartilhar ela também, se conseguir pouco a pouco vou formatando os computadores aqui. Mas valeu a tentativa ✌️

Postado
15 horas atrás, thiago.jj disse:

o mtu vi em algum forum anos atras, alguém alterou e parou de funcionar o acesso a mapeamento então precisa pensar um pouco fora da curva

 

Zoar o valor de MTU afeta o protocolo TCP como um todo e pode claro impactar qualquer coisa na rede que rode em TCP. Em particular vai afetar a fragmentação --- e mesmo a possibilidade de conexão como um todo. . Entenda que

  • o compartilhamento já funciona no outro sentido, então o MTU, ajustado entre as duas máquinas, já viabiliza a conexão entre elas por esse MESMO protocolo, SMB.
  • alguém poderia mexer nisso numa tentativa de melhorar algo, e não para viabilizar o uso do protocolo mais trivial de todos e só em um sentido na rede

 

De todo modo verifique em Windows os valores em uso usando

 

netsh interface ipv4 show subinterfaces

 

O normal é usar 1500. 

 

15 horas atrás, thiago.jj disse:

o smb1 não iria precisar mesmo, mas por questão de teste não chatava tentar

 

Como se sabe, é perda de tempo. Isso é o que custa tentar.

 

15 horas atrás, thiago.jj disse:

Mesmo em 2024 não sao todas as empresas com uma duzia de funcionario que tem servidor/dominio etc…

 

Pois é, por isso mesmo é que uma coisa trivial como a transferência de arquivos em uma rede sem domínio em 2024 não pode exigir mudanças em registro, MTU, políticas de grupo e tal. Uma padaria com 12 PC não deve ter um domínio com servidores redundantes e clusters, mas pode muito bem usar transferência de arquivos e impressoras compartilhadas.

 

2 horas atrás, RaphaellReis disse:

Eu tenho uma máquina pra formatar aqui, vou tentar com ela, e compartilhar ela também, se conseguir pouco a pouco vou formatando os computadores aqui

 

Máquinas não são formatadas, discos são formatados.

 

@RaphaellReis Fez o simples e testou criar as contas como te disse? A ultima vez em que fiz isso foi a semana passada, e só funcionou, como sempre. Nem vou lembrar da primeira vez em que fiz isso 😉 . O erro que você vê no WS parece ser de autenticação. A conexão foi recusada do outro lado. Veja a sessão com detalhe. Tem muitas coisas que podem dar errado, mas se a conexão funciona no sentido contrário o que falta é isso. Entenda que a sessão é autenticada do outro lado usando as credenciais de sua conta de login.

  • Solução
Postado
1 hora atrás, arfneto disse:

@RaphaellReis Fez o simples e testou criar as contas como te disse? 

Não funcionou

 

Só pra deixar como solução, é algum problema na minha máquina mesmo, o outro computador que acabei de formatar acessou normalmente a rede sem nenhuma configuração. Quando der vou formatar a minha também 😅

  • Membro VIP
Postado

@RaphaellReis o pessoal mais sênior lá da área de Windows aqui do fórum provavelmente vai saber melhor do que se trata, mas do que tenho conhecimento existe mesmo uma inconsistência na autenticação de conta entre W10 e W11 mais especificamente com relação ao tipo de conta, se conta local ou conta Microsoft. Você sabe: conta Microsoft não é conta local e necessita de conectividade internet. Claro existem outras questões envolvidas mas a que me vem à mente neste sentido seria essa distinção entre conta "local" e conta "Microsoft" dentro do contexto W10 c/ W11 que vem sendo relatada com mais frequência associado ao problema que você relatou.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...