Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizei a BIOS, agora o PC demora para bootar o windows.

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Bom, o relato é basicamente o seguinte: 

Tenho uma B450M Steel Legends. Comprei um Ryzen 7 5800X3D, e para conseguir usar tive que colocar meu Ryzen 3600 para atualizar a BIOS, beleza, atualizada e no primeiro Boot demorou para o PC iniciar o windows e durante a tela da logo ASRock. De primeiro momento, OK, pensei ser normal, mas após isso continuo lento e não faço ideia de que fazer para ele inciar rápido, antes era coisa de 20 segundo no máximo, agora é quase um minuto todo! Sei que a placa volta para o padrão após o update, mas não sei o que alterar para ela voltar a ligar rápido. Não, não era o fastboot, eu podia entrar na BIOS normalmente antes.

OBS: Atualizei para a versão 10.30 da BIOS.

EDIT: cai nessa tela abaixo, esqueci de comentar.

20241101_002948.jpg

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Vá nas opções de boot do BIOS, e garanta que a primeira opção seja o seu SSD, e não "Boot PXE". (ou nomes semelhantes).

• Obrigado 1
Postado

@GabrielLV então, acho que aparentemente isso resolveu, não achei algo parecido com isso, mas achei "windows Boot mensagem" que tinha a tag ADATA, do meu sdd e parece ter resolvido! Só tem um porém, agora ele apita toda vez que dá Boot, sabe como desativar? É meio chato 😪

É um bip e depois ele sai e inicia o windows!

• Membro VIP
Postado

@Koffeina Não me recordo de nenhuma opção no BIOS que faça apitar. Tente ver no manual online da sua placa-mãe. Me informe a marca e modelo da sua placa-mãe certinho para que eu ajude a pesquisar 👍

• Membro VIP
Postado

@Koffeina O POST é o teste integrado da placa-mãe que verifica se todos os componentes necessários para o funcionamento do PC estão OK, e eles passando no teste inicial (que é o teste do próprio POST), o PC inicia. Caso o POST não conclua essa verificação por qualquer motivo que seja, o computador não irá iniciar. Então não é ele que você deve procurar como desabilitar.

image.png.53a7d6302b0915852b947dd7a3b75e34.png

https://download.ASRock.com/Manual/B450M Steel Legend.pdf

Chequei aqui no manual. Basta desativar a opção "Boot Beep".

Postado

@GabrielLV minha placa não tem essa opção do Boot Beep, esse é o problema! A BIOS após o update (da 2.90 para 10.30 devido ao processador) não tem mais essa opção, pelo menos não nessa aba de boot.

• Membro VIP
Postado

@Koffeina Pesquisei algumas imagens e alguns vídeos aqui, e todos mostram essa opção na aba "BOOT". Se não está aparecendo, então, tente procurar em todas as opções e subopções do BIOS.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...