Ir ao conteúdo

Notebook Lenovo Ideapad S145 (81wt0000br) não da boot

Ir à solução Resolvido por JedooJ,

Posts recomendados

Postado

O notebook dá um erro toda vez que tento instalar o windows 10 nele. primeiro foi um erro chamado 0xc0000098, e o segundo foi uma tela laranja com listras brancas.
Dei uma olhada no youtube sobre isso, me falaram para desativar o secure boot, mudar o modo do boot de UEFI para legacy, e nada de mudanças. Tô começando a achar que é problema físico no SSD
Também tentei iniciar pelo botão "escondido" no LED do fone de ouvido e só da a mesma tela laranja e o falso carregamento da instalação.
Utilizei o Rufus para a preparação do pendrive, se isso tiver algo haver com a situação.

IMG_20241101_124539.jpg

IMG_20241101_125124.jpg

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, JedooJ disse:

@Gabriel U usei esquema de partição MBR e sistema de destino UEFI (o outro que testei não funcionou) e sistema de arquivos NTFS

Entendi. Tentou instalar com o pendrive configurado para GPT? (ou trocar o modo de boot da placa para UEFI + Legacy).

Postado

@Gabriel U opa, perdão a demora, tava tentando de novo e vou fazer o que você disse

aliás, com mudar o modo de boot para UEFI + legacy, você quis dizer mudar o boot mode para legacy e o boot priority para UEFI?

pois se for o boot mode para UEFI, não tem como mudar a prioridade do boot pôr quê não aparece

Postado

@Gabriel U olha, botei no rufus o modo GPT e o modo NFTS, e deu essa tela com o erro "BLInitializedLibrary failed 0xc00000bb"

Na hora que fui fazer no Rufus com a iso que tinha, o Rufus me deu um aviso falando sobre a ISO estar "corrompida". mas ignorei ja que baixei diretamente da propria microsoft

(testei tanto com secure boot ligado e desligado. não sei a influência disso)

Estou montando a ISO no modo FAT32, para ver se funciona e essa tela deu tanto no UEFI quanto no Legacy

IMG_20241102_170753.jpg

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, JedooJ disse:

@Gabriel U olha, botei no rufus o modo GPT e o modo NFTS, e deu essa tela com o erro "BLInitializedLibrary failed 0xc00000bb"

Na hora que fui fazer no Rufus com a iso que tinha, o Rufus me deu um aviso falando sobre a ISO estar "corrompida". mas ignorei ja que baixei diretamente da propria microsoft

(testei tanto com secure boot ligado e desligado. não sei a influência disso)

Estou montando a ISO no modo FAT32, para ver se funciona e essa tela deu tanto no UEFI quanto no Legacy

IMG_20241102_170753.jpg

Tá legal. Sugiro que pare de usar o Rufus e que mantenha o secure boot desabilitado (para aumentar a compatibilidade). Não sei muito bem quais bugs a versão mais atual do Rufus pode conter (a que foi lançada mais recentemente). Em vez disso, use o VentoyPara usar, faça o seguinte:

1. Se a ferramenta de instalação do Windows está no seu PC, use-a para gravar a ISO no seu computador (sem desmontá-la no pendrive).

2. Depois de criada a ISO, baixe o Ventoy, extraia os arquivos do zip e abra o app Ventoy2Disk.

3. Dentro dele, selecione Opção (canto superior esquerdo), desmarque a opção de boot seguro, e escolha o estilo de partição em MBR.

4. Com o pendrive no PC, clique em Instalar. Ele será formatado e dividido em duas partições.

5. Depois, tire o pendrive e coloque de novo no computador. Coloque a ISO Windows inteira dentro da partição Ventoy (na partição com nome mais esquisito não vai caber).

6. Depois, reinicie o notebook, entre no BIOS, desabilite o boot seguro e faça o boot pelo pendrive.

7. Refaça a instalação do Windows normalmente.

Postado

@Gabriel U tá, eu tentei usar o Ventoy nas configurações mencionadas, mas me ocorreu um mesmo erro várias e várias vezes no momento da formatação do pendrive.
então decidi mudar as configurações da partição para NTFS, FAT32 e exFAT e a unica que "funcionou" foi a FAT32 mas não consigo passar a ISO pro pendrive por "falta de espaço" (mesmo havendo 14GBs livre).

também tentei criar a ISO diretamente no pendrive, mas também não funcionou.
irei tentar formatar o pendrive normalmente e inserir a ISO diretamente nele sem mudar mais nada para ver se funciona

tentei colocar só a ISO e não deu em nada, sinto que estou ficando cada vez sem opções

tentei colocar apenas a ISO e não funcionou, tentei colocar os arquivos de dentro da ISO no pendrive, também não funcionou. o quê mais eu posso tentar? tô vendo que as opções estão acabando...

Postado

andei olhando pelo fórum do site e achei uma possível solução que o usuário "golpe baixo" mencionou:

Instalar o linux nele, e pelo linux, instalar o windows 10 nele

caso não funcionei declararei esse notebook como condenado porque não tem como. tá intankavel

• Membro VIP
Postado
22 minutos atrás, JedooJ disse:

andei olhando pelo fórum do site e achei uma possível solução que o usuário "golpe baixo" mencionou:

Instalar o linux nele, e pelo linux, instalar o windows 10 nele

caso não funcionei declararei esse notebook como condenado porque não tem como. tá intankavel

Bom, se a instalação de Linux funcionar, ótimo. Sugiro que tente o ZorinOS.

Sobre o Ventoy, o legal é que você pode colocar dentro dele quantas ISOs de sistema o espaço permitir, e também pode alterar as configurações de partição dele sem precisar apagar e recopiar os arquivos. Logo, se em MBR (com vários sistemas de arquivos não deu certo), entre nas configurações, troque pra GPT, ajuste o BIOS para ler o GPT (com e sem secure boot) e tente mais uma vez, caso queira.

Alguns cenários que ainda não lembro de você ter testado:
1. pendrive com Ventoy > GPT > partição qualquer > secure boot habilitado (no Ventoy e no BIOS);
2. pendrive com Ventoy > GPT > partição qualquer > secure boot desabilitado (no Ventoy e no BIOS);

Postado
41 minutos atrás, Gabriel U disse:

Bom, se a instalação de Linux funcionar, ótimo. Sugiro que tente o ZorinOS.

Sobre o Ventoy, o legal é que você pode colocar dentro dele quantas ISOs de sistema o espaço permitir, e também pode alterar as configurações de partição dele sem precisar apagar e recopiar os arquivos. Logo, se em MBR (com vários sistemas de arquivos não deu certo), entre nas configurações, troque pra GPT, ajuste o BIOS para ler o GPT (com e sem secure boot) e tente mais uma vez, caso queira.

Alguns cenários que ainda não lembro de você ter testado:
1. pendrive com Ventoy > GPT > partição qualquer > secure boot habilitado (no Ventoy e no BIOS);
2. pendrive com Ventoy > GPT > partição qualquer > secure boot desabilitado (no Ventoy e no BIOS);

aprendi a responder o comentário, enfim

irei testar novamente o Ventoy nas configurações que você citou, se funcionar eu volto, caso contrario irei tentar com o sistema ZorinOS e volto com respostas
uma dúvida sobre o Ventoy, após eu formatar por ele, eu coloco a ISO do windows diretamente nele e deixo lá ou eu coloco lá e monto o disco?

• Membro VIP
Postado
56 minutos atrás, JedooJ disse:

aprendi a responder o comentário, enfim

irei testar novamente o Ventoy nas configurações que você citou, se funcionar eu volto, caso contrario irei tentar com o sistema ZorinOS e volto com respostas
uma dúvida sobre o Ventoy, após eu formatar por ele, eu coloco a ISO do windows diretamente nele e deixo lá ou eu coloco lá e monto o disco?

Baixa a ISO e coloca o arquivo íntegro lá dentro, sem montar no pendrive. Só copiar a ISO e colar.

Postado
1 minuto atrás, mick 07 disse:

@JedooJ esse notebook foi comprado originalmente com qual SO? 

perguntei ao dono e estou esperando ele responder, mas se não me engano era Windows 10

53 minutos atrás, Gabriel U disse:

Baixa a ISO e coloca o arquivo íntegro lá dentro, sem montar no pendrive. Só copiar a ISO e colar.

fiz isso no modo GPT com e sem o security: com security me ocorreu um erro avisando sobre algo do proprio Ventoy e sem security o sistema me disse que o pendrive foi bloqueado devido a politica de segurança

acho que vou tentar botar o Linux mesmo para ver no que da

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, JedooJ disse:

perguntei ao dono e estou esperando ele responder, mas se não me engano era Windows 10

fiz isso no modo GPT com e sem o security: com security me ocorreu um erro avisando sobre algo do proprio Ventoy e sem security o sistema me disse que o pendrive foi bloqueado devido a politica de segurança

acho que vou tentar botar o Linux mesmo para ver no que da

Política de segurança? É o quê, amigo?  Num é possível...

Postado
15 minutos atrás, Gabriel U disse:

Política de segurança? É o quê, amigo?  Num é possível...

vou mandar foto calma ai

IMG_20241104_131844.jpg

Isso ai é com o secure desativado (por algum motivo)

Postado

@mick 07 entendo, mas realmente é estranho esses erros estarem ocorrendo mesmo sabendo que ele veio com windows de fábrica

acho que não falei, mas peguei um HD com windows 8 velho aqui e conectei nele com usb e ele ligou, fui verificar as partições de disco e o SSD do notebook estava desalocado, mas mesmo sem estar alocado ele aparecia nas opções de boot mesmo sem haver nada nele.
então decidi aloca-lo para ver se mudaria algo mas nada mudou

será que tento colocar windows no SSD usando esse HD? talvez haja como eu instalar o windows nele usando o HD externo como uma "ponte" pra conseguir liga-lo e assim resolver esse problemaço
irei primeiro colocar o linux e ver se dá em algo

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, JedooJ disse:

vou mandar foto calma ai

IMG_20241104_131844.jpg

Isso ai é com o secure desativado (por algum motivo)

Oxe. Tem alguma coisa errada com esse BIOS, num é possível.
Faz o seguinte: Abre o BIOS, vai pra última tela, e me mande foto, por favor. Me deixa ver uma coisa.

Postado
53 minutos atrás, Gabriel U disse:

Oxe. Tem alguma coisa errada com esse BIOS, num é possível.
Faz o seguinte: Abre o BIOS, vai pra última tela, e me mande foto, por favor. Me deixa ver uma coisa.

mandei foto das telas, talvez ajude em mais coisas dando mais informações
perdão pela demora, estive um pouco ocupado

IMG_20241104_162846.jpg

IMG_20241104_162856.jpg

IMG_20241104_162901.jpg

IMG_20241104_162922.jpg

• Membro VIP
Postado

1. Na tela Exit, selecione "Load Default Settings";
2. Depois, selecione a opção "Exit Saving Changes";

3. Ao reiniciar, entre no BIOS de novo;

4. Na tela Boot, veja se o pendrive é detectado. Se for, saia do BIOS, e quando reiniciar, pressione F12 para abrir o menu de boot e selecioná-lo.

Postado
3 horas atrás, Gabriel U disse:

1. Na tela Exit, selecione "Load Default Settings";
2. Depois, selecione a opção "Exit Saving Changes";

3. Ao reiniciar, entre no BIOS de novo;

4. Na tela Boot, veja se o pendrive é detectado. Se for, saia do BIOS, e quando reiniciar, pressione F12 para abrir o menu de boot e selecioná-lo.

finalmente baixei e passei o Linux para o pendrive, mas infelizmente deu o mesmo erro de "politica de segurança"

botei no modo Legacy e apareceu um "VTLoading..." infinitamente, com a ISO do Windows ele ficava reiniciando infinitamente e com a ISO do Linux ficou nessa tela de VTLoading

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, JedooJ disse:

finalmente baixei e passei o Linux para o pendrive, mas infelizmente deu o mesmo erro de "politica de segurança"

botei no modo Legacy e apareceu um "VTLoading..." infinitamente, com a ISO do Windows ele ficava reiniciando infinitamente e com a ISO do Linux ficou nessa tela de VTLoading

Tá legal. De uma vez por todas, essa é a tentativa definitiva. Se depois dos passos que eu te passar, o problema não for resolvido, eu desisto irmão.

Bom, agora que você gentilmente me deu as telas do seu BIOS, eu as organizei aqui pra que eu possa visualizar na ordem em que você vai ver aí. Faça o seguinte (Deus, permita que isso dê certo)

NO PENDRIVE:
1. Com o Ventoy já instalado no pendrive, use o aplicativo Ventoy2Disk para alterar o estilo de partição do Ventoy para MBR. No aplicativo, clique em Opção. Selecione o Estilo de Partição em MBR. Ainda na faixa de Opções, selecione Configuração da Partição (logo abaixo). Configure a partição para NTFS e selecione abaixo a opção "Alinhar partições com 4KB". Depois disso, selecione Instalar ou Atualizar abaixo ("Instalar" formata o pendrive, e as ISOs precisarão ser copiadas de novo. "Atualizar" mantém os arquivos).

Postado
9 minutos atrás, Gabriel U disse:

Tá legal. De uma vez por todas, essa é a tentativa definitiva. Se depois dos passos que eu te passar, o problema não for resolvido, eu desisto irmão.

Bom, agora que você gentilmente me deu as telas do seu BIOS, eu as organizei aqui pra que eu possa visualizar na ordem em que você vai ver aí. Faça o seguinte (Deus, permita que isso dê certo)

NO PENDRIVE:
1. Com o Ventoy já instalado no pendrive, use o aplicativo Ventoy2Disk para alterar o estilo de partição do Ventoy para MBR. No aplicativo, clique em Opção. Selecione o Estilo de Partição em MBR. Ainda na faixa de Opções, selecione Configuração da Partição (logo abaixo). Configure a partição para NTFS e selecione abaixo a opção "Alinhar partições com 4KB). Depois disso, selecione Instalar ou Atualizar abaixo ("Instalar" formata o pendrive, e as ISOs precisarão ser copiadas de novo. "Atualizar" mantém os arquivos).

eu deixo o suporte ao boot seguro? e também deixo "tamanho do" em valor padrão do sistema ou coloco em 4KB?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...