Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Espero que estejam bem!
Gostaria de sanar a dúvida referente a uma situação que me aconteceu recentemente.
Sou proprietário de um Samsung Galaxy Book 2, que veio equipado com Core i5 e 8GB de RAM (2 pentes de 4GB cada, que operavam com velocidade 3200 MHz).
Como estava sentindo necessidade de mais memória RAM, adquiri o modelo de 16GB da ADATA, com DDR4, 3200MHz (AD4S320016G22SG).

Instalei a memória retirando um dos pentes de 4GB e inserindo o pente de 16GB, o que totalizou 20GB de RAM.
Ocorre que, embora o meu computador reconheça normalmente os 20GB de RAM, a velocidade exibida no Gerenciador de Tarefas é apenas de 2667 MHz.
O que pode estar ocasionando isso, visto que ambas as memórias (a nativa, de 4GB, e que eu comprei, de 16GB) possuem frequência de 3200 MHz?
Pesquisei na internet que pode estar relacionado a algum XMP, porém não encontrei essa opção na BIOS do Notebook (bastante limitada, por sinal).
Agradeço qualquer ajuda.
Segue abaixo a foto do gerenciador de tarefas e das memórias (a que foi instalada, no slot de cima, e a que já veio com o noteobok, no slot de baixo).

Sem título.jpg

eca32aba-686a-43a9-b9b9-da8e9be9134b.jpeg

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, Galinho14 disse:

Olá, pessoal! Espero que estejam bem!
Gostaria de sanar a dúvida referente a uma situação que me aconteceu recentemente.
Sou proprietário de um Samsung Galaxy Book 2, que veio equipado com Core i5 e 8GB de RAM (2 pentes de 4GB cada, que operavam com velocidade 3200 MHz).
Como estava sentindo necessidade de mais memória RAM, adquiri o modelo de 16GB da ADATA, com DDR4, 3200MHz (AD4S320016G22SG).

Instalei a memória retirando um dos pentes de 4GB e inserindo o pente de 16GB, o que totalizou 20GB de RAM.
Ocorre que, embora o meu computador reconheça normalmente os 20GB de RAM, a velocidade exibida no Gerenciador de Tarefas é apenas de 2667 MHz.
O que pode estar ocasionando isso, visto que ambas as memórias (a nativa, de 4GB, e que eu comprei, de 16GB) possuem frequência de 3200 MHz?
Pesquisei na internet que pode estar relacionado a algum XMP, porém não encontrei essa opção na BIOS do Notebook (bastante limitada, por sinal).
Agradeço qualquer ajuda.
Segue abaixo a foto do gerenciador de tarefas e das memórias (a que foi instalada, no slot de cima, e a que já veio com o noteobok, no slot de baixo).

Sem título.jpg

eca32aba-686a-43a9-b9b9-da8e9be9134b.jpeg

Interessante. Consegue instalar o CPU-Z e verificar qual a velocidade reportada por ele?

Postado
16 horas atrás, Gabriel U disse:

Interessante. Consegue instalar o CPU-Z e verificar qual a velocidade reportada por ele?

Consigo sim!

Vou enviar tudo em anexo.

Se souber do possível motivo disso estar acontecendo, agradeço bastante caso possa compartilhar.

Obrigado!

CPUZ1.jpg

CPUZ2.jpg

CPUZ3.jpg

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Galinho14 disse:

Consigo sim!

Vou enviar tudo em anexo.

Se souber do possível motivo disso estar acontecendo, agradeço bastante caso possa compartilhar.

Obrigado!

CPUZ1.jpg

CPUZ2.jpg

CPUZ3.jpg

Certo. Me faça um favor: na aba Bench, do CPU-Z, clique no botão Stress CPU, e deixe ativado. Depois, volte para a tela Memory (tire um novo print), e depois, outro print das informações do chip de RAM de 16GB.

43 minutos atrás, Galinho14 disse:

CPUZ2.jpg

CPUZ3.jpg

Pelo que posso perceber dos dois prints iniciais, dos dois módulos de memória, o de 16GB está com as frequências ligeiramente mais baixas do que o de 4GB. Se olhar nas especificações JEDEC, perceba que o pente de 4GB chega nos 1600mhz de frequência efetiva, mas o de 16GB pára entre 1300 e 1400mhz. Ou seja, é bem provável que o módulo de 16GB esteja puxando a frequência geral das memórias para baixo (e isso porque a controladora não consegue lidar com memórias em frequências diferentes, então abaixa das duas para estabilizar).

• J.Augusto F alterou o título para Instalei uma memória RAM de 16GB (3200MHZ), mas o notebook reconhece 2667MHz

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!