Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal. Tudo bem?

Há um bom tempo que eu vou dar uma olhada nas notificações do BitDefender e aparece isto:

image.png.c561377f22262f0f60ef1045d72f978e.png

Desta vez veio desse IP 192.168.0.101, mas em outras vezes vem de 192.168.0.156. E com isso vem três perguntas.

* A primeira. como eu vejo quais dispositivos têm esses IPs?

* A segunda. Que notificações são essas?

* E a terceira. É pra eu ficar preocupado com isso?

• mick 07 alterou o título para BitDefender com avisos de bloqueio de tentativas de exploit
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Lá dentro do roteadores, nas configurações é possível ver todos os dispositivos conectados a ele. E por lá você vê o endereço MAC e o IP que o roteador forneceu da rede local, além destas duas informações, alguns dispositivos costuma ainda ter um nome tipo do telefone: A04,tablet, TV da sala ou outro nome generico.

Aí você tem que entrar nas configurações e detectar quem pega o ip desse suposto ataque mas assim que eles aparecem no log, alguns roteadores renovam o ip a cada 2h 4h ou mais não me lembro ao certo. E se você tiver muitos dispositivos na sua os ip podem ser que fiquem alternando entre eles. A não ser que você reservou um IP para cada um...

Assim que aparecer o log no bitdefender entre no roteador e veja quem pegou esse ip...

Postado

TEm que ver se você reconhece se esse dispositivo é da sua casa mesmo. Desconecta tudo da sua casa que liga ao wifi e entre no roteador e veja se o dispositivo continua logado. Tem ver nos dispositivos ainda ligados ao roteador. porque esse local ai no dhcp vai fazer uma lista tipo de quem ja conectou nas ultimas horas ou no dia (algo parecido assim).

Ou seja, tem que ver na parte do roteador que mostra os dispositivos conectados naquele momento.

Se você não reconhece e acha que alguém invadiu seu wifi, troque a senha e reveja as  configurações do seu wifi com uma senha longa desabilitando wps e ajustando a criptografia para a mais moderna como WPA2. As antigas sao mais vulneraveis parece...

Se o dispositivo é algum da sua casa mesmo, você tem que identificar primeiro quem é ele. Um tablet, uma tv? Uma impressora etc... talvez dê para criar uma regra no firewall bloqueando ele na sua rede interna. Aí tem que fuçar nas configurações do roteador e ver o que é possível fazer (habilitar AP ISOLATION pode resolver entre dispositivos no Wifi, mas não entre wifi e cabo).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...