Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tudo começou ontem, com o bluetooth desativando sozinho, do nada (o botão daquele painelzinho sumiu e nas configurações dizia que estava indisponível [imagem 1]). Fui tentar reinstalar o driver para uma versão mais atualizada, então desinstalei o driver de bluetooth, peguei o driver mais novo no site da placa-mãe e quando fui tentar instalar simplesmente não foi. Toda tentativa parece que dá certo, pois não aparece nenhuma mensagem de erro, mas no gerenciador de dispositivos ele não está lá. [imagem 2]

Bem, desisti e fiquei usando o alto-falante da TV (sim, pode parecer um crime mas uso uma tv de monitor). Porém agora me deparei que basicamente o audio não sai mais, todos os volumes no máximo e nenhum resquício de som. Mas para melhorar tudo, ao tentar abrir o software da AMD, para ver se era algum controlador de áudio de lá que estava com problema, me é jogada a bomba que os drivers não estão compatíveis [imagem 3]. Seguindo o artigo do site do aviso, a ferramenta para resolver o problema não abre [imagem 4], eba! Parece que a cada reiniciada que dou para ver se o driver instalou ou não, outro dá problema.

Placa-mãe: ASUS Tuf Gaming B550M-Plus Wifi II

Placa de Vídeo: Radeon RX 6600

Gostaria de ajuda, e saber se foi só uma conhecidência de desgraças ou se os problemas tem relação uns com os outros. Ah, e de preferência que não precise reinstalar o windows (mas caso seja a única solução, preciso aceitar). Obrigado! 😄

imagem_1.png

Imagem 1

imagem_2.png

Imagem 2

imagem_3.png

Imagem 3

imagem_4.png

Imagem 4

Postado

Isso é... deveras estranho, é capaz da GPU estar com problema.

Já tentou tirar o driver de vídeo com o DDU antes de instalar de novo? E eu procuraria uma versão um pouco mais antiga que seja WHQL.

• Coordenador
Postado

Solução passo a passo para resolver a bagunça que o Windows Update fez com relação à placa de vídeo:

1. Faça o download do driver de vídeo mais atual no site da AMD (o driver em si, não a ferramenta de detecção).
  2. Faça o download do DDU: https://www.guru3d.com/download/display-driver-uninstaller-download/
  3. Desligue a Internet.
  4. Abra o DDU, desinstale o driver da AMD e reinicie.
  5. Instale o driver da AMD e reinicie.
  6. Ligue a Internet e veja se está normal.

Quanto ao Bluetooth, procure pelo driver de Bluetooth da placa-mãe ou adaptador.

Por sinal, você não mexeu naquela seção de "atualizações opcionais" do Windows Update, certo? Não é para mexer ali.

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Drivers da AMD Radeon RX 6600 e do Bluetooth com limitações
Postado

@KairanD

obrigado! o driver de vídeo deu tudo certo. mas agora sobre o bluetooth e o som não deram em nada, não instala mesmo assim. você acha que tento algum procedimento pelo ddu? não achei nenhum tutorial no youtube sobre, todos só ensinam coisas obvias e bestinhas que não tem nada a ver com o meu problema. o driver eu peguei diretamente do site da ASUS, tentei até com versões mais antigas e mesmo assim nadica de nada, então imagino que seja realmente algum passo errado ou algo tá bloqueando a instalação.

eu cheguei a ver as atualizações opcionais do windows update, mas lá não tinha nada então não mexi. porém eu atualizei o windows de forma geral e aparentemente o problema do som veio depois dessa atualização (o bluetooth não, estava antes disso).

• Coordenador
Postado

@Rael Mazetti Creio que o DDU tenha uma opção para remover drivers de placa de som. Não sei se seria o caso. O foco dele é em drivers de vídeo.

O que aconteceu com o seu computador parece ter sido uma atualização do Windows que correu mal... Você pode tentar desinstalar e reinstalar os drivers de som e Bluetooth pelo gerenciador de dispositivos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!