Ir ao conteúdo

Posso utilizar uma fonte Kcas 500W com uma GeForce RTX 3060?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

A questão é a seguinte;

quero fazer a compra de uma RTX 3060 1-click OC que exige 550w de fonte, e eu tenho apenas 500w. gostaria de saber se, eu com uma fonte de 500w, faria algum tipo de diferença além do gargalo, como: pc não ligar, poder eventualmente queimar algum componente e etc...image.png.903557943e46f8c233b03b65761eb434.png

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Posso utilizar uma fonte de 500W com a RTX 3060 1-click OC?
  • Moderador
  • Solução
Postado

@somavilla Seja bem-vindo(a)! Uma boa fonte de 500W é mais que o suficiente para uma RTX 3060, não dê muita bola para as recomendações de potência dadas pelas fabricantes.

Agora a questão é saber se essa sua fonte é boa, se é ruim, ou até mesmo se é uma bomba, informe o modelo dela, por favor.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@somavilla, boa noite!

Pra apontar com certeza precisamos saber a configuração completa do PC.
Mas já adianto... Essas estimativas das empresas geralmente são muito altas. A minha 6700 XT, por exemplo, recomenda de 700W, porém o meu PC inteiro em 100% de uso talvez consuma 450W em períodos bem curtos em pior caso. Geralmente dão essa recomendação pra se livrarem de problemas causados por usuários por exemplo, querendo usar um i9-14900K com uma dessas placas de vídeo e uma fonte de 400W. Ou mesmo uma config típica com uma fonte de 500W, que normalmente seria adequada, mas muito antiga ou de baixa qualidade.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@somavilla Não é boa, na verdade é bem ruim, foi reprovada no teste do TecLab (Vídeo).

Ela não cumpre a eficiência prometida, os componentes internos são de baixa qualidade, fazendo com que ela não tenda a durar muito. Além disso ela nem possui proteção contra surtos, deixando seu PC desprotegido. Claro que você pode (e deve) adquirir um filtro de linha com DPS, como os iClamper, mas se manter com essa fonte é uma má ideia de qualquer forma. O projeto dessa fonte é antigo e ultrapassado (PCB single layer e regulação em grupo).

Em resumo, recomendo fortemente que troque, uma fonte custo-benefício é a Rise Mode Zeus 650W.

• guilherme_dr alterou o título para Posso utilizar uma fonte Kcas 500W com uma GeForce RTX 3060?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!