Ir ao conteúdo

Indicação de modelos de ventoinha (120mm) para gabinete SuperFrame Glass

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Montei um PC recentemente com um Ryzen 7 5700x e uma RTX 4060, e quando a GPU (principalmente) fica em stress, o gabinete esquenta bastante. Meu gabinete é um SuperFrame Glass Mid Tower e conta com 5 ventoinhas da Rise Mode.

A ventoinha traseira (exaustora) e as ventoinhas laterais (ventiladores), estão ventilando bem, no entanto a ventoinha do topo do gabinete (exaustora) tem pouca pressão e por isso saí muito pouco ar do filtro de poeira. Logo, gostaria de indicações de ventoinhas (de preferência preta e sem RGB) que possuem uma boa ventilação e pressão para vencer o filtro. E se possível, uma que não custe meu SSD rsrs...

• Batata Defumada alterou o título para Indicação de modelos de ventoinha (120mm) para gabinete SuperFrame Glass
Postado
1 hora atrás, Gian X3D disse:

Montei um PC recentemente com um Ryzen 7 5700x e uma RTX 4060, e quando a GPU (principalmente) fica em stress, o gabinete esquenta bastante. Meu gabinete é um SuperFrame Glass Mid Tower e conta com 5 ventoinhas da Rise Mode.

A ventoinha traseira (exaustora) e as ventoinhas laterais (ventiladores), estão ventilando bem, no entanto a ventoinha do topo do gabinete (exaustora) tem pouca pressão e por isso saí muito pouco ar do filtro de poeira. Logo, gostaria de indicações de ventoinhas (de preferência preta e sem RGB) que possuem uma boa ventilação e pressão para vencer o filtro. E se possível, uma que não custe meu SSD rsrs...

Mas só para entender, você já tem um WC de 240 ou 360mm para o processador? Porque se não, esquece comprar fans, o que você tem que comprar é um desses para arrumar o fluxo da máquina.

• Curtir 1
Postado

@Gian X3D

1- Exaustão n precisa de filtro, só vai atrapalhar o fluxo e acumular a sujeira q estaria saindo do pc, coloque filtro só nas entradas de ar

2- Fan Rise Mode é de enfeite, na sua grande maioria

3- Ql seu cooler?

meeeeee, fui olhar uma imagem desse gabinete e n tem como ter filtro na lateral é tudo aberto 🥲

• Curtir 1
  • Solução
Postado
2 horas atrás, Gian X3D disse:

5 ventoinhas da Rise Mode.

Servem basicamente de "enfeite", o CFM "50" é fake - Ctrl+C, Ctrl+V para toda fan barata que a marca vende. O real é uns 35, com pressão em torno de 1. 

Mas o motivo para troca é se a temperatura do CPU, GPU não estiverem adequadas.

2 horas atrás, Gian X3D disse:

... preta e sem RGB... boa ventilação e pressão para vencer o filtro. 

Tem pouca opção de fan sem "frufru":

PCYEs Sangue Frio 2 - R$ 38,00

CFM ~74 *

Pressão 3 *

* (números estimados por comparação)

Akasa Pinhanha - R$ 55,00 - tem boa pressão, o que faz o ar passar pelas restrições.

Fluxo de ar máximo: 79,13 CFM
Pressão de ar estática máxima: 3,04 mm-H2O

Nível de som: 6,4-27,2 dB (A)

Troca só a fan do teto, coloca a que esta ali sobre o PSU cover, "de enfeite". 😜 

BTW - A função desse filtro de ar no topo é minimizar a entrada de poeira atraída pela gravidade quando o PC esta desligado, não faz sentido mante-lo na posição quando o PC esta em uso, já que restringe a saida de ar.

• Curtir 3
Postado

@Batata Defumada Até uns 50-70 reais por ventoinha seria bem satisfatório, ou até no máximo 100 por ventoinha.

@Imakuni Não tenho um WC, preferi comprar um Air cooler mais "potente": o ag620 digital.

@G4R0D O filtro fica na parte superior do gabinete, e apesar das desvantagens dele, prefiro deixar ele por questão de estética e para ajudar (ainda que pouco) a abafar o ruído das fans. De fato as Rise Mode são bem básicas, mas não tinha orçamento para gastar em ventoinhas melhores, e o meu cooler é um AG620.

@1lokos  As temperaturas do CPU e GPU estão boas até, mas gostaria de melhorar pois prezo pela vida útil das peças, e principalmente porque no futuro penso em trocar de plataforma e manter o case e o sistema de refrigeração. Já o filtro gosto deixar por estética mesmo sabe.

Agradeço @Batata Defumada e ao @1lokos pelas indicações, ao demais pelos conselhos. Antes de marcar a solução vou deixar o tópico em aberto um tempo, para caso mais alguém queira indicar, dizer ou perguntar algo 😉

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...