Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, tenho um notebook deste modelo:

https://www.zoom.com.br/notebook/notebook-samsung-x41-intel-core-i7-5500u-15-6-8gb-HD-1-tb-windows-10-home

Porém ele está bem lento, demorando demais para entrar no windows, fica travando... (está ultrapassado né) rsrs. Porém eu não tenho muita familiaridade em trocar peças de notebooks. 

Estou pensando em comprar um SSD para melhorar ele.

Como sei se esse notebook suporta um SSD? Ele já tem um HD de 1TB, é possível eu manter o HD e SSD juntos? Se for SSD, bem provável que ele aceita só SATA né? Acho que deve ser difícil ele aceitar um NVMe...

Enfim, quais melhorias posso fazer nele para ficar "novinho" em folha, digo rápido. Não sei se placa de vídeo dá para trocar também, como eu disse, não manjo nada de notebook, estou perguntando mesmo antes de comprar as peças, porque depois vai que eu compro e não consigo trocar.

Mas acredito que só um SSD resolva, sem certeza... se puderem me ajudar!

Se puderem me dar exemplos de peças que dariam pra trocar e colocar neste notebook!

Obrigado!

Postado
15 minutos atrás, SamEscalas54356 disse:

Como sei se esse notebook suporta um SSD?

Você abre ele e vê quais conectores tem na pIaca mãe.

18 minutos atrás, SamEscalas54356 disse:

Ele já tem um HD de 1TB, é possível eu manter o HD e SSD juntos? Se for SSD, bem provável que ele aceita só SATA né? Acho que deve ser difícil ele aceitar um NVMe...

Isso mesmo, esse note é da época que não tinha SSD M.2. O jeito vai ser tirar fora o HD e colocar um SSD no lugar.

E aí o HD antigo, ou você compra um case para transformar em externo via usb, ou então revende caso não precise dele.

20 minutos atrás, SamEscalas54356 disse:

Não sei se placa de vídeo dá para trocar também, como eu disse,

Negativo, o máximo que você consegue mexer é na RAM. Abra e veja se o seu usa apenas um pente e tem slot para um segundo, ou se já usa um setup 2x4.

21 minutos atrás, SamEscalas54356 disse:

Se puderem me dar exemplos de peças que dariam pra trocar e colocar neste notebook!

Primeira coisa, decida quanto de espaço você quer nesse note. Se ele não é usado para nada de muito peso, uma opção é pechinchar um SSD de 240gb baratinho. Já se quiser espaço, esquece 500gb, pule direto para um de 1TB. Qual exatamente, vai depender um pouco do que tiver de promos na BF.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 15/11/2024 às 09:28, SamEscalas54356 disse:

[...]

Porém ele está bem lento, demorando demais para entrar no windows, fica travando... (está ultrapassado né) [...]

Como sei se esse notebook suporta um SSD?

Enfim, quais melhorias posso fazer nele para ficar "novinho" em folha, digo rápido. Não sei se placa de vídeo dá para trocar também [...]

Somado às excelentes sugestões do colega acima:

1. Da lentidão no Windows (sugestões de conserto ANTES da substituição do SSD). Enquanto você não troca o SSD, existem algumas medidas que podem contornar a lentidão no seu Windows.

1.1 Pressione Windows + R e digite "services.msc", sem aspas, e dê Enter;

1.2 Filtre os serviços do Windows por nome e procure os seguintes serviços: Windows Update, Windows Search, Sysmain.

1.3 Selecionando um de cada vez, entre nas Propriedades desses Serviços, clique em Parar (se estiverem em Execução, quantas vezes necessário), e depois altere o campo Tipo de Inicialização para Desativado, e clique em Ok.

1.4 Depois disso, no Menu Iniciar, pesquise por "index", e abra as Opções de Indexação.

1.5 Clique em Modificar, veja as pastas dentro do Disco C:, e selecione as seguintes: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários e Windows.

1.6 Depois de confirmar as alterações, clique no botão Avançado, e depois no botão Recriar.

1.7 Após confirmar, mantenha a janela das opções de indexação aberta.

1.8 No Explorador de Arquivos, acesse o seguinte caminho (copie e cole este endereço na sua barra de pesquisa do Explorador):

"C:\Windows\Prefetch"

Apague todos os arquivos dentro desta pasta (eles serão reescritos depois, fique tranquilo).

2. Da lentidão no Windows (sugestões de conserto DEPOIS da substituição do SSD). As mesmas sugestões acima valem para um SSD enfrentando problemas de lentidão no Windows. Além disso, quando o Windows for instalado no SSD, o HD precisa estar completamente desconectado do computador. E ainda: a instalação do Windows também precisa que o Windows Update trabalhe, assim que conectado à internet, para instalar os drivers e componentes do sistema. Então, passar por lentidão durante esse processo é perfeitamente normal.

3. Do suporte a um SSD. Se o seu notebook possui um HD removível, conectado a uma porta SATA, então ele automaticamente suporta um SSD SATA, normalmente. Compre qualquer SSD SATA de 2.5" (polegadas de espessura), das marcas: Kingston, Crucial, Adata, Western Digital ou Samsung. Deve funcionar sem problemas.

4. Da troca de placa de vídeo. Apenas certos modelos mais antigos, com placa de vídeo dedicada e "dessoldável", podem ter sua placa de vídeo removida. Não é o seu caso.

• J.Augusto F alterou o título para Como sei se meu notebook Samsung Expert suporta SSD?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...