Ir ao conteúdo

Recomendação de upgrade para jogos de até R$3.000

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia/boa tarde/boa noite.

Poderiam me ajudar compartilhando do conhecimento que possuem para me ajudar a dar um upgrade no meu setup atual?

Meu setup:

placa-mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4, 90MB10H0-C1BAY0

Processador AMD Ryzen 7 2700 3.2GHz (4.1GHz Turbo) 8-Cores 16-Threads, Cooler Wraith Spire com LED, YD2700BBAFBOX, S/ Vídeo

Placa de Vídeo GeForce GTX 1060 6GB
Duas Memórias DDR4 Geil Super Luce RGB, 8GB 3000MHz, Black, GALS48GB3000C16ASC

SSD Kingston A400 240GB, M.2 2280, Leitura 500MBs e Gravação 350MBs, SA400M8/240G

HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III, 7200RPM, 64MB, ST2000DM006

Obviamente, pretendo realizar upgrade a níveis de SSD e memória. Mas minha maior dúvida é referente ao quanto esse processador e placa-mãe suportam.

Penso em comprar uma placa de Vídeo RTX3060/3070, mas não sei se compensa dar um upgrade somente na placa de Vídeo ou já mudar a placa-mãe também.

Já agradeço de antemão a opinião de cada um!

Postado

Bom dia. Não vejo necessidade de mexer na memória, no SSD sim seria interessante, no caso adicionar um modelo NVMe de 1TB.

As opções de upgrade vão depender mais de quanto você pode gastar, porque dá pra melhorar seu PC sem precisar mexer muito, e pode ir melhorando aos poucos também. O que eu senti falta ai na sua lista é o modelo da sua fonte, ela é crucial para saber se seu PC está operando de forma segura ou não.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
14 minutos atrás, Hitm4n disse:

Obviamente, pretendo realizar upgrade a níveis de SSD e memória. Mas minha maior dúvida é referente ao quanto esse processador e placa-mãe suportam.

Começando pela parte fácil, não tem porque mexer na RAM. Você já tem 16gb, é suficiente, não invista em tecnologia morta se não tiver necessidade.

Para o SSD... assim, tem certeza que você precisa desse up? Você já tem um disco para o sistema operacional, e um drive secundário para os arquivos. A não ser que você tenha algum plano especial (por exemplo, trocar por um SSD de 1TB e se livrar do SSD e HD atuais), seria mais interessante focar sua grana nas outras peças.

17 minutos atrás, Hitm4n disse:

Penso em comprar uma placa de Vídeo RTX3060/3070, mas não sei se compensa dar um upgrade somente na placa de Vídeo ou já mudar a placa-mãe também.

Isso vai depender do modelo da fonte e de quanto você está disposto a investir.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Hitm4n Definitivamente, aumentaria o SSD, considerando que você quer usar para jogos e etc, e existem jogos em que o SSD realmente faz diferença a ponto de fazer o jogo funcionar normalmente, como o Dragon's Dogma 2, Ratchet and Clank e etc.

Apesar dos colegas mencionarem as memórias serem suficientes, e pode até ser, eu investiria em 32Gbs. Falo isso por experiência própria, pois quando tinha 16GBs, mesmo em dual channel, enfrentava congelamento terríveis, stutterings, aqueles congelamentos de 1 segundo ao mexer a tela durante o jogo (em alguns jogos só, claro), e esse tipo de coisa, e pegar mais dois módulos de 8Gbs acredito que não sairia tão caro, honestamente, na minha visão, vale a pena.

E em relação a placa de vídeo, precisamos da informação da fonte.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Hitm4n Bom dia!

Acho que são 4 os cruciais upgrades que você pode fazer na sua máquina:

memória RAM - 8GB hoje em dia dependendo o que você for jogar, vai ficar um pouco lascado, principalmente se quiser fazer outras tarefas enquanto joga, fora a diferença de um dual channel...

Placa de vídeo: Ao depender da sua fonte, pode colocar uma boa GPU nessa máquina, uma RX 6600 8GB ou uma RTX 4060 8GB quem sabe, e deixando bem equilibrado nos games que for jogar, o gargalo fica bem baixo.

HD: Sinceramente, HD só serve se você quer ter mais segurança para guardar arquivos em grande quantidade, ou por outro lado, games que não necessitem tanto de estar em um SSD. Vou ser sincero, hoje em dia, tem games que é uma sentença de morte utilizar HD, pela velocidade de carregamento e por eventuais stutterings que ele causa, o que já aconteceu comigo e com diversos amigos que partilharam de HD em games específicos!! Invista em um SSD NVMe 1TB ou 2TB que não vai se arrepender, eu mesmo já estou tendo que comprar outro SSD por conta do peso dos games que eu curto jogar... Só o COD é 200GB 😅.

Fonte: Caso o modelo for muito ''idoso'' ou seja uma fonte de má qualidade, recomendamos a troca dela.

Edit1: Acabei me passando na ''memória RAM'', não havia visto que você tem 2 módulos.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
1 minuto atrás, Middoken disse:

memória RAM - 8GB hoje em dia dependendo o que você for jogar, vai ficar um pouco lascado, principalmente se quiser fazer outras tarefas enquanto joga, fora a diferença de um dual channel...

Na verdade o usuário mencionou que possui dois módulos de 8GB.

49 minutos atrás, Hitm4n disse:

Duas Memórias DDR4 Geil Super Luce RGB, 8GB 3000MHz, Black, GALS48GB3000C16ASC

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Bom dia. Não vejo necessidade de mexer na memória, no SSD sim seria interessante, no caso adicionar um modelo NVMe de 1TB.

As opções de upgrade vão depender mais de quanto você pode gastar, porque dá pra melhorar seu PC sem precisar mexer muito, e pode ir melhorando aos poucos também. O que eu senti falta ai na sua lista é o modelo da sua fonte, ela é crucial para saber se seu PC está operando de forma segura ou não.

@GuilhermeGB Obrigado pelo comentário.

Referente ao SSD, penso em aumentar o mesmo para instalar jogos diretamente nele, pois sei que isso melhora o desempenho.

A respeito da fonte, a minha é a Fonte ATX EVGA 600W 80 Plus Bronze - 100-B1-0600-KR

Penso em gastar de entre 2k-3k

3 horas atrás, Imakuni disse:

Começando pela parte fácil, não tem porque mexer na RAM. Você já tem 16gb, é suficiente, não invista em tecnologia morta se não tiver necessidade.

Para o SSD... assim, tem certeza que você precisa desse up? Você já tem um disco para o sistema operacional, e um drive secundário para os arquivos. A não ser que você tenha algum plano especial (por exemplo, trocar por um SSD de 1TB e se livrar do SSD e HD atuais), seria mais interessante focar sua grana nas outras peças.

Isso vai depender do modelo da fonte e de quanto você está disposto a investir.

@Imakuni Obrigado pelo comentário.

A respeito da RAM, acredito que você tenha razão .. acho que não é necessário e posso investir em outra coisa.

Sobre o SSD, penso em aumentar para um de 1 ou 2 TB para instalação de jogos visando melhor desempenho.

O modelo da minha fonte é a Fonte ATX EVGA 600W 80 Plus Bronze - 100-B1-0600-KR e estou disposto a investir entre 2k-3k.

3 horas atrás, Vitoria Gabriela disse:

Olá @Hitm4n, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

Qual seria o seu orçamento para o upgrade? E para que finalidade utiliza seu computador?

Olá @Vitoria Gabriela, obrigado pelo comentário.

Meu orçamento é entre 2k-3k.

Utilizo o computador para uso pessoal e jogos.

Segue alguns games que jogo ultimamente:

Call of Duty Black Ops 6 - roda no minimo do minimo kkkkk

Silent Hill 2 Remake - roda no minimo, entre 40-50 FPS com quedas pra 30-20

Elden Ring - Roda até que bem, mas as vezes tem algumas quedas de FPS

Cyberpunk 2077 - roda entre médio e minimo e as vezes ocorre queda de FPS

Meu objetivo é dar um upgrade para rodar os jogos acima e qualquer outra de forma razoável. Não sou obcecado em rodar tudo no ultra, mas espero que no minimo rode em 60FPS.

3 horas atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

@Hitm4n Definitivamente, aumentaria o SSD, considerando que você quer usar para jogos e etc, e existem jogos em que o SSD realmente faz diferença a ponto de fazer o jogo funcionar normalmente, como o Dragon's Dogma 2, Ratchet and Clank e etc.

Apesar dos colegas mencionarem as memórias serem suficientes, e pode até ser, eu investiria em 32Gbs. Falo isso por experiência própria, pois quando tinha 16GBs, mesmo em dual channel, enfrentava congelamento terríveis, stutterings, aqueles congelamentos de 1 segundo ao mexer a tela durante o jogo (em alguns jogos só, claro), e esse tipo de coisa, e pegar mais dois módulos de 8Gbs acredito que não sairia tão caro, honestamente, na minha visão, vale a pena.

E em relação a placa de vídeo, precisamos da informação da fonte.

@Matheus Cavalcante Tenório Obrigado pelo excelente comentário.

Uns dois meses atrás eu jogava o Call of Duty Modern Warfare 2019 no modo multiplayer e as vezes ocorria congelamento, o que me fazia até fechar o jogo e ter que entrar novamente.

Vou pensar a respeito do aumento de memória e concordo contigo, não ficaria tão caro inserir mais dois pentes.

A minha fonte é a ATX EVGA 600W 80 Plus Bronze - 100-B1-0600-KR

3 horas atrás, Middoken disse:

@Hitm4n Bom dia!

Acho que são 4 os cruciais upgrades que você pode fazer na sua máquina:

Placa de vídeo: Ao depender da sua fonte, pode colocar uma boa GPU nessa máquina, uma RX 6600 8GB ou uma RTX 4060 8GB quem sabe, e deixando bem equilibrado nos games que for jogar, o gargalo fica bem baixo.

HD: Sinceramente, HD só serve se você quer ter mais segurança para guardar arquivos em grande quantidade, ou por outro lado, games que não necessitem tanto de estar em um SSD. Vou ser sincero, hoje em dia, tem games que é uma sentença de morte utilizar HD, pela velocidade de carregamento e por eventuais stutterings que ele causa, o que já aconteceu comigo e com diversos amigos que partilharam de HD em games específicos!! Invista em um SSD NVMe 1TB ou 2TB que não vai se arrepender, eu mesmo já estou tendo que comprar outro SSD por conta do peso dos games que eu curto jogar... Só o COD é 200GB 😅.

Fonte: Caso o modelo for muito ''idoso'' ou seja uma fonte de má qualidade, recomendamos a troca dela.

Edit1: Acabei me passando na ''memória RAM'', não havia visto que você tem 2 módulos.

@Middoken Obrigado pelo comentário.

A minha fonte é a Fonte ATX EVGA 600W 80 Plus Bronze - 100-B1-0600-KR

Sobre o HD, concordo contigo e realmente penso em pegar um SSD de 1TB ou 2TB para armazenamento de jogos.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
3 minutos atrás, Hitm4n disse:

A respeito da fonte, a minha é a Fonte ATX EVGA 600W 80 Plus Bronze - 100-B1-0600-KR

Essa fonte precisaria ser substituiída, é uma fonte antiga e que costuma ter uma vida útil não muito longa. Além de que esses modelos de entrada da EVGA não eram tão bons, mas eram até preferíveis em comparação com as péssimas opções disponíveis no mercado brasileiro anos atrás.

4 minutos atrás, Hitm4n disse:

Penso em gastar de entre 2k-3k

Seu orçamento seria suficiente apenas para uma boa placa de vídeo, fonte e SSD.

AMD RX 6750 XT 12GB - R$2.100

SSD Kingston NV2 1TB - R$370

Fonte Rise Mode Zeus 550W - R$270

O processador você poderia trocar depois por um Ryzen 7 5700X3D, a princípio pensei que não precisaria trocar de placa-mãe, mas pesquisando verifiquei que esse modelo que você possui não tem um VRM muito legal. Se for pra trocar, que seja uma boa opção, como a MSI B550M PRO-VDH ou a versão WiFi dessa mesma placa (geralmente mais cara, porém mais fácil de encontrar).

• Vitoria Gabriela alterou o título para Recomendação de upgrade para jogos de até R$3.000
Postado

3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Essa fonte precisaria ser substituiída, é uma fonte antiga e que costuma ter uma vida útil não muito longa. Além de que esses modelos de entrada da EVGA não eram tão bons, mas eram até preferíveis em comparação com as péssimas opções disponíveis no mercado brasileiro anos atrás.

Seu orçamento seria suficiente apenas para uma boa placa de vídeo, fonte e SSD.

AMD RX 6750 XT 12GB - R$2.100

SSD Kingston NV2 1TB - R$370

Fonte Rise Mode Zeus 550W - R$270

O processador você poderia trocar depois por um Ryzen 7 5700X3D, a princípio pensei que não precisaria trocar de placa-mãe, mas pesquisando verifiquei que esse modelo que você possui não tem um VRM muito legal. Se for pra trocar, que seja uma boa opção, como a MSI B550M PRO-VDH ou a versão WiFi dessa mesma placa (geralmente mais cara, porém mais fácil de encontrar).

@GuilhermeGB Beleza, muito obrigado pelas opiniões e indicações .. vou levar a de todos vocês em consideração e realizar esse upgrade pra dar um gás nessa máquina! haha

Novamente, muito obrigado galera, me ajudaram muito ❤️

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!