Ir ao conteúdo

Dicas do Próximo Upgrade AMD Ryzen 5 3400G + ASRock A320M-HD

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Recentemente troquei a fonte do meu PC para uma MSI A850GL, e agora estou pensando em qual upgrade poderia ser o próximo, talvez uma placa de vídeo? Estava de olho nas RTX 4060/Ti ou então RX 7600/7700/XT, minha config é:

Ryzen 5 3400G

ASRock A320M-HD

2x8GB Vulcan Pichau 3200MHz

XPG S40G 256GB

WD Blue 1TB

3x Fans de 120mm + Cooler Stock

Gabinete TGT Paladin

MSI 850W

Obs: Meu foco é placas com duas fans por espaço do gabinete, mas no futuro pretendo trocar também a placa-mãe, processador e gabinete, inclusive podem recomendar processador e placa, já ajudaria muito, obrigado.

• Solução
Postado

Bem exagerada essa fonte aí, mas tudo bem.

Se você tiver a possibilidade de pegar a RX 7700 XT 12GB, então pegue. Evite a RTX 4060 Ti 8GB a todo custo, no lugar dela pegue a RX 6750 XT 12GB.

Upgrade de CPU e placa-mãe vai depender do seu orçamento. Minha recomendação seria ir direto para AM5 com RAM DDR5 ou pelo menos um Ryzen 7 5700X3D pra manter DDR4. Tem a alternativa de ir com Ryzen 5 5600, mas você perderia menos dinheiro e médio/longo prazo indo direto com o 5700X3D. Uma placa-mãe interessante pra esses CPUs AM4 seria MSI B550M PRO-VDH, ou a versão WiFi dela que é um pouco mais cara, mas é mais fácil de achar.

O gabinete eu recomendo o modelo Montech Air 903 Base ou Air 903 Max devido ao seu espaço e custo-benefício. Ele vem completo com boas ventoinhas e tem excelente fluxo de ar por padrão.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
6 minutos atrás, Alexandre Bicca disse:

Recentemente troquei a fonte do meu PC para uma MSI A850GL, e agora estou pensando em qual upgrade poderia ser o próximo, talvez uma placa de vídeo? Estava de olho nas RTX 4060/Ti ou então RX 7600/7700/XT, minha config é:

Certo, mas só para entender, quanto mesmo que você disse que estava disposto a gastar?

Postado

R7 7800X3D com RX 7700XT e DDR5 fica uma boa config? Daí eu mudo para um gabinete melhor e coloco water cooler...

À respeito da fonte é exagerada mesmo kkkk, mas aproveitei uma promoção no Mercado Livre com cupom uns tempos atrás e consegui ela por uns R$400, ela é boa por sinal? Dei umas pesquisas breves na época.

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Certo, mas só para entender, quanto mesmo que você disse que estava disposto a gastar?

Dinheiro em si não é muito problema, só quero uma config boa que me poupe de upgrades por um bom tempo. Então quanto mais custo-benefício melhor eu acho.

Postado

@Alexandre Bicca Vou supor que o seu foco seja rodar tudo no ultra acima dos 60 quadros em 1080p. Jogos diversos.
Nesse cenário o custo-benefício fica na minha concepção para o R5 7600 ou para o R7 5700x3D, ambos processadores muito sólidos, o R7 poderia aproveitar as memórias que já tem e é ligeiramente melhor em jogos de FPS e em tarefas que exigem mais núcleos, já o R5 7600 é um processador mais novo e com suporte às memórias DDR5, se sai melhor do que o 5700 no geral, salvo pelos pontos que já citei.
Sobre GPU, para ter folga no FHD ultra em absolutamente tudo eu iria com pelos o menos uma 6750XT, se puder também tem a 7700XT, 7800XT ou 4070 Super(A diferença de preço entre a super e a 4070 convencional não justifica ir na convencional). São placas de vídeo que aguentam basicamente qualquer jogo de hoje no ultra em FHD (Salvo exceções má otimizadas e com drivers que não estão tão bons ainda, como o Silent Hill que saiu agora, nesses casos um redução em texturas já deve resolver seu problema).
Com uma combinação dessas, um bom par de memórias, de preferência 2x16, e um SSD NVMe bom, você conseguirá rodar o que quiser nas qualidades gráficas que citei acima. Acredito que uma build robusta montada do 0 hoje AM5 sai por +_ uns 6000 reais e te dá margens para upgrades, se for AM4 deve conseguir por +_ uns 5000, mas estará limitado a uma plataforma que já foi encerrada.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
45 minutos atrás, Alexandre Bicca disse:

R7 7800X3D com RX 7700XT e DDR5 fica uma boa config?

Eu salvaria uma grana do lado do CPU e investiria mais na placa de vídeo, mas vai de você. Você economizaria uns R$2.000 pegando um Ryzen 7 7700, que ainda é um excelente CPU pra jogos, suficiente para usuários comuns. Esses R$2.000 a mais pagaria por uma RTX 4070 Super, excelente para jogar em Quad HD (1440p).

Ou você economiza esses R$2.000 pra investir justamente num monitor Quad HD, caso ainda não tenha um. A RX 7700 XT ainda é boa para Quad HD, mas a vantagem da RTX 4070 Super seria que você poderia usar Ray Tracing junto com DLSS para melhorar a qualidade gráfica sem perder muito desempenho. As placas AMD são mais fracas para Ray Tracing, a tecnologia FSR não produz resultados tão bons quanto o DLSS ainda. Em alguns jogos, o jogar com DLSS no modo qualidade fica muito parecido com jogar em 1440p nativo, principalmente se você não tiver um monitor enorme.

• Obrigado 1
  • Mr. Caio Augusto alterou o título para Dicas do Próximo Upgrade AMD Ryzen 5 3400G + ASRock A320M-HD

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...