Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O processador do meu computador tem aquecido bastante, chegando a 105º durante jogos. O game booster tem detectado que a placa-mãe também tem esquentado.

Já levei ele em um técnico para ver se era a pasta térmica e ele disse que estava em bom estado a pasta e que colocar uma placa de vídeo resolveria.

O que vocês acham? Devo trocar o cooler? Por favor me ajudem a escolher componentes que ajudem com essa questão e que sejam compatíveis com minha máquina 🙏

Configurações:

placa-mãe - Intel Corporation H61

Processador - Intel Core i7 3770

Memória - 16gb DDR3

Armazenamento - SSD Kingston 480gb

Fonte - 230W Real

Sem fans

Esse é o pc (o gabinete é outro): https://www.magazineluiza.com.br/computador-alphapc-intel-core-i7-16gb-SSD-480gb-cev/p/jfa5j677g1/in/cptd/

20241120_230436.jpg

20241120_230431.jpg

20241120_230339.jpg

20241120_230300.jpg

• dihbsz alterou o título para Processador aquecendo (ele chega a 105º)
Postado

@dihbsz Boa noite,

1 hora atrás, dihbsz disse:

Meu computador tem aquecido bastante, chegando a 105º durante jogos

Está se referindo à medição da temperatura do processador (CPU), que em seu caso seria o i7 3770?

Por meio de qual programa (software) realizou a medição de tal valor?

E há cerca de quanto tempo tens notado essa anomalia?

Já levei ele em um técnico para ver se era a pasta térmica e ele disse que estava em bom estado a pasta e que colocar uma placa de vídeo resolveria.

Recomendação pessoal: se afaste deste "técnico" quando for necessária assistência com problemas futuros.

O componente placa de vídeo (GPU), caso seja dedicada, em hipótese alguma terá correlação com a temperatura do processador, então a adição de uma em sua máquina não lhe traria a resolução deste problema.

Acredito que nem mesmo de forma indireta (por meio do fluxo de ar, ou impedimento dele, causada pelas ventoinhas dela) uma GPU poderia causar temperatura alta na CPU.

Para facilitar a compreensão da ignorância (ou má-fé) do que ele te disse, pense em uma situação hipotética em que a ignição do seu carro está com problema, você tem de girar a chave múltiplas vezes para que consiga ligar o carro. Aí chega no mecânico, explica para ele o problema e deixa o veículo com ele para análise; passam se alguns dias e ele lhe avisa que acredita que a troca dos pneus vá resolver o problema.

Peço desculpas se a analogia do carro não ficou tão clara (não entendo tanto sobre o assunto 🥲), mas só queria lhe repassar a ideia do quão absurdo foi que diagnóstico que te deram.

para ver se era a pasta térmica e ele disse que estava em bom estado

Não confiaria no relato dele, caso não tenha nenhum outro contato de conhecido ou assistência técnica, que saibam o que estão fazendo (aplica-se para os dois), sugiro tentar analisar a máquina você mesmo.

O que vocês acham? Devo trocar o cooler

Dava conta antes?

Pelo que me parece o computador não foi limpo recentemente (hipótese minha, em razão da sujeira visível na entrada de ar do gabinete, em cima dos cabos e na ventoinha da fonte) então é possível que o acúmulo de poeira esteja bloqueando a ventoinha do air cooler de puxar ar, para refrigerar o processador.

Pode ser que também seja necessário renovar a pasta térmica, dependendo da idade que isso foi feito pela última vez e também pela qualidade da pasta aplicada.

Para averiguar a quantidade de sujeira na parte interna do gabinete tente fazer o seguinte em ordem:

1º) Desligar o computador via Windows, caso esteja ligado. Depois espere um pouco;

2º) Remova cuidadosamente todos os cabos conectados nele, incluindo o pendrive localizado na parte frontal do gabinete;

3º) Com todos os cabos (incluindo o da fonte!) removidos, pressione o botão power e fique segurando por uns 20 segundos;

4º) Pegue uma chave de fenda com ponta Philips (imagem para mera referência) e localize os parafusos cinza-claro presentes na região traseira do gabinete (na imagem só localizei um único, normalmente tem dois), use a chave para removê-los da lateral que contém as furações para entrada de ar.

Não perca os parafusos!

Para esclarecer, me refiro à estes parafusos.

20241120_230431.thumb.jpg.6750c0d9a97a3569d27fbc8c98e4810a~2.jpg

E essa lateral:

20241120_230339.thumb.jpg.2b47794a451485ad6f325b7a9305f7da.jpg

5º) Agora puxe a mesma tampa para trás e ela deve deslizar e se desvincular do gabinete.Tire várias fotos de ângulos diferentes e envie aqui, para podermos avaliar a situação.

Permaneceu alguma dúvida?

Postado

@RonaldoXbox @dihbsz Lembrando, o cooler resfria mais que a própria pasta térmica, já fiz o teste. E por favor, evite ao máximo levar para técnicos, principalmente se você for mulher, pois não é raro acharem que mulheres possuem menos entendimento do assunto e tentam se aproveitar disso. 

Postado

@RonaldoXbox Ainda não tive tempo de abrir o computador, mas vou responder algumas de suas perguntas.

Em 21/11/2024 às 00:28, RonaldoXbox disse:

Está se referindo à medição da temperatura do processador (CPU), que em seu caso seria o i7 3770?

Por meio de qual programa (software) realizou a medição de tal valor?

E há cerca de quanto tempo tens notado essa anomalia?

Sim.

CPUID HWMonitor.

Só descobri sobre isso há uns 3 meses, não sei se esquentava antes.

Em 21/11/2024 às 00:28, RonaldoXbox disse:

Dava conta antes?

Não tenho certeza, porque só vim saber disso quando já estava esquentando.

image.png

Postado

@dihbsz a minima dele está 88 graus, o cooler deve estar queimado ou não está encaixado, seria bom saber quando começou a acontecer pode ser sido alguém pilantra que desligou o cooler pra você voltar la e encher o bolso dele

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Processador Core i7-3770 aquecendo até 105ºC, o que devo fazer?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...