Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá bom dia!
Estou fazendo um upgrade no PC, vou comprar um processador e placa-mãe novos, Ryzen 75700x3d e msi b550m pro, e me surgiu uma duvida referente a questão de aquecimento do processador, ele tende a esquentar muito? eu precisaria de um aircooler melhor? ou poderia utilizar do que vem na box junto dele?.
Meu gabinete fica aberto, não deixo o vidro lateral, e possuo 4 coolers

Meu setup atual é 

Placa de Vídeo: Rx7600 8GB ASUS

Processador: Ryzen 5.5500

memória RAM: 16GB RAM DDR4 XPG

Fonte: Fonte Cooler Master MWE 450 Bronze 80 Plus

placa-mãe: Gigabyte A520M DS3H

Agradeço desde já!

Postado

Bom dia. Um air cooler de 120mm já dá conta desse tipo de CPU. Por exemplo, o DeepCool AG400 ou algum modelo equivalente.

18 minutos atrás, Justin farias disse:

Meu gabinete fica aberto, não deixo o vidro lateral, e possuo 4 coolers

Qual seria o modelo do seu gabinete?

Postado
4 minutos atrás, Justin farias disse:

@GuilhermeGB

Gabinete, seria este, comprei a muitos anos atrás, os coolers que tenho também, são muito antigos Coolers

Esse gabinete talvez pode fazer seu PC superaquecer. Usar com a tampa aberta minimiza o problema, mas não é ideal.

O fluxo de ar frio precisa ocorrer com o ar vindo da frente e saindo por trás e por cima, é o fluxo natural de um air cooler torre também.

master.thumb.png.01ff308918f9ffb636d7463efc0f389a.png

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Esse gabinete talvez pode fazer seu PC superaquecer. Usar com a tampa aberta minimiza o problema, mas não é ideal.

O fluxo de ar frio precisa ocorrer com o ar vindo da frente e saindo por trás e por cima, é o fluxo natural de um air cooler torre também.

master.thumb.png.01ff308918f9ffb636d7463efc0f389a.png

Entendi, mesmo colocando um aircooler de 120mm acharia necessário uma troca de gabinete? seria algo urgente ou pode ser mais futuramente?
A tampa da frente do meu gabinete também pode ser aberta

Postado
23 minutos atrás, Justin farias disse:

... este modelo seria bom? Air cooler Rise

Esse é bem ruim e fraco para o 5700X3D.

Ou compra o recomendado  DeepCool AG400 ou se não achar, o AK400 (mais fraco), ou

Thermalright Assassin X 120 R SE PLUS  (2 fans em push-n-pull) - R$ 145,00

Thermalright Assassin X 120 R SE ARGB (1 fan) - R$ 126,00

• Tem LED ARGB 5V 3 pinos, se quiser ligar o "frufru" precisará ter conector na placa-mãe ou comprar controladora ARGB.

• Curtir 1
Postado

@Justin farias air cooler é algo bastante confiável na questão de estrutura, o ponto é que você pode acabar adquirindo um modelo com ventoinhas de baixa qualidade, resultado em um nível de ruído que incomode ou um rendimento abaixo da média. A qualidade do material usado no radiador também pode impactar um pouco. Por ser um cooler com duas ventoinhas compatíveis com ARGB e custando esse preço aí, dá pra saber que serão ventoinhas ruins. Um cooler decente com uma só ventoinha ARGB costuma custar mais caro.

A Rise Mode é uma marca da Kabum que importa produtos da China e vende no Brasil. Você pode até olhar em uma das fotos aí do anúncio, onde mostra a base do cooler que vai em contato com o processador, o adesivo de proteção idêntico a qualquer outro cooler que você compra no Aliexpress.

Postado
6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Justin farias air cooler é algo bastante confiável na questão de estrutura, o ponto é que você pode acabar adquirindo um modelo com ventoinhas de baixa qualidade, resultado em um nível de ruído que incomode ou um rendimento abaixo da média. A qualidade do material usado no radiador também pode impactar um pouco. Por ser um cooler com duas ventoinhas compatíveis com ARGB e custando esse preço aí, dá pra saber que serão ventoinhas ruins. Um cooler decente com uma só ventoinha ARGB costuma custar mais caro.

A Rise Mode é uma marca da Kabum que importa produtos da China e vende no Brasil. Você pode até olhar em uma das fotos aí do anúncio, onde mostra a base do cooler que vai em contato com o processador, o adesivo de proteção idêntico a qualquer outro cooler que você compra no Aliexpress.

Ok, acredito que vou com o AG400  mesmo então, e referente a pasta térmica, tem marca ou algo que preciso cuidar?

Edit: Eu n me importo com LEDS, então caso tenham modelos sem pode ser

Postado

@Justin farias os modelos indicados acima pelo outro colega são muito bons também, e está mais baratos. Um AG400 sem LED costuma custar normalmente por volta de R$120-130, mas ultimamente eles adam meio sumidos nas lojas.

Com relação a pasta térmica, o cooler geralmente vem com ela pré-aplicada. Eu tenho o Gammaxx 400 V2 (versão anterior do AG400) e veio com pasta térmica.

A qualidade da pasta térmica impacta mais na durabilidade e na facilidade/dificuldade da aplicação. Em CPUs high-end pode chegar a fazer uma diferença de 2-5ºC entre um modelo mais baratinho vs um modelo caro, mas pra CPUs mais comuns essa diferença é ainda menor. Se um dia você precisar, compre uma pasta térmica mediana e você não terá problemas.

Postado

5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Justin farias os modelos indicados acima pelo outro colega são muito bons também, e está mais baratos. Um AG400 sem LED costuma custar normalmente por volta de R$120-130, mas ultimamente eles adam meio sumidos nas lojas.

Com relação a pasta térmica, o cooler geralmente vem com ela pré-aplicada. Eu tenho o Gammaxx 400 V2 (versão anterior do AG400) e veio com pasta térmica.

A qualidade da pasta térmica impacta mais na durabilidade e na facilidade/dificuldade da aplicação. Em CPUs high-end pode chegar a fazer uma diferença de 2-5ºC entre um modelo mais baratinho vs um modelo caro, mas pra CPUs mais comuns essa diferença é ainda menor. Se um dia você precisar, compre uma pasta térmica mediana e você não terá problemas.

Ahhh ok, bom saber disso, encontrei o  Cooler Master Hyper 212 Spectrum,os modelos que o @1lokos não encontrei na kabum, e gostaria de pegar tudo de lá para aproveitar frete

Edit.: encontrei thermalright-assassin-x-120,pelo mesmo valor do da cooler master

• Solução
Postado

Então pega o Assassin X 120 porque é com LED ARGB (5V, 3 pinos) o Hyper 212 é com o obsoleto LED RGB (12V, 4 pinos), e é um projeto antigo, em teste do GN teve performance inferior ao AK400, que por sua vez é inferior ao AG400 com o qual o Assassin X 120 é equivalente. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...