Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, eu to querendo montar um pc de 6mil com uma 4060ti e um Ryzen 7 5700x, é para jogos, trabalhar e estudar, mas nn sei como escolher o resto como placa-mãe, gabinete...?

Postado

Fiz essa config, ela não ta completa pois estou tão perdido quanto você, mas já comprei ontem a placa-mãe.

tá dando coisa de 7k.

image.thumb.png.b60910efe8bbb7b2933e01f47dba7757.png

Postado

@JoaoGeraldoSegue minha sugestão abaixo:

Build no MEUPC.NET: https://meupc.net/build/f3i5wj

Placa de vídeo: XFX Radeon RX 6750 XT 12 GB RDNA 2 (R$ 2.470,50 / R$ 2.099,99 em Kabum)
Processador: AMD Ryzen 5 7600 3.8 GHz 6-Core (R$ 1.458,72 / R$ 1.239,90 em Terabyte)
Memória: TeamGroup T-Force Vulcan (Preto) 32 GB (2x16 GB) DDR5-5600 (R$ 1.082,34 / R$ 919,99 em Pichau)
Armazenamento: Kingston SSD NV2 1 TB M.2-2280  (R$ 435,24 / R$ 369,90 em Terabyte)
Gabinete: Montech Air 903 Base (Branco) ATX Mid Tower (R$ 352,80 / R$ 299,90 em Terabyte)
Fonte: MSI MAG A650BN 650 W Certificado 80+ Bronze  ATX12V (R$ 306,80 / R$ 269,99 em Kabum)
Placa-mãe: Gigabyte B650 GAMING WIFI Micro ATX AM5 (R$ 1.057,68 / R$ 899,00 em Terabyte)
Total: R$ 7.164,08
Total no boleto: R$ 6.098,67

Notas: 
Placa de vídeo:
 não recomendo a 4060 TI, pois perde em desempenho para a 6750 (salvo em ray tracing) e tem 8 GB, já o modelo de 16 GB custa uma fortuna e o seu custo-benefício vai todo embora, além do que fica impossível de encaixar qualquer uma das duas 4060 disponíveis com esse orçamento sem sacrificar sua plataforma e ir para um AM4 com um R7 5700x3d por exemplo. A 6750 do modelo que recomendei esquenta mais que o comum, tem outro modelo a venda por 100-200 reais a mais que esquenta menos, mas se mantiver uma boa ventilação no seu gabinete imagino que não seja problemas, assim como não está sendo para mim, mas se usar uma refrigeração ruim ela irá atingir uns 95-100 graus com facilidade.
Processador: É o mais recomendado em builds modernas se o assunto é custo-benefício, já está no socket AM5 o que vai te garantir uma longevidade caso queira trocar de processador daqui alguns anos e entrega um desempenho ligeiramente superior ao R7 5700x3d que é o campeão do socket AM4. Ademais, o 7600 está com um bom preço.
Memória: Hoje em dia estão bem caras, mas esse modelo da Pichau com 5600mhz e CL 32 está com um bom preço se comparado à outras opções no mercado.
Armazenamento: NVMe básico de 1TB, te trará uma boa velocidade e está com um preço bom.
Gabinete: As opções hoje em dia estão bem ruins, cabe ficar de olho para ver se um modelo preto está disponível caso não queira branco, mas se não houverem outras cores e não gostar do branco, opte por modelos bem ventilados e com espaço para sua placa de vídeo.
Fonte: Outro ponto em que as opções dentro do orçamento não estão tão interessantes, aqui cabe dar uma olhada nas fontes de mais ou menos 500 reais, podem te dar uma confiabilidade maior, mas dentro do proposto, acredito que seja um modelo interessante (Houve troca de componentes referentes à qualidade da fonte em longas cargas de trabalho), mas se o seu uso for o de um usuário comum jogando ou trabalhando e nada que seja um 24/7 como um servidor, não deve ter problema algum, pois no geral é uma boa fonte. Outros modelos relevantes no mercado ou não tem potência de sobra como uma fonte de 550W(Eu particularmente uso uma, pois o consumo do meu setup não chega à tudo isso, mas há muitos usuários que não se sentem confortáveis trabalhando nos 80% até 90% de carga e preferem fontes com mais potência) ou fontes que tem relatos de mal funcionamentos envolvidos como a Gamdias Cyclops 650w.
Placa-mãe: É uma boa placa no geral, já conta com WI-FI/Bluetooth, possui um VRM OK e está num preço legal, recomendaria uma ASUS TUF A620 ou B650, porém os preços estão altos e não valeriam a pena por isso, se quiser estudar sobre um modelo da MAXSUN que apareceu no mercado pode ser uma pedida interessante, mas não vi tanto sobre ainda para recomendar.

O orçamento estourou 100 reais, mas isso aí pode ser resolvido pegando uma promoção ou outra, ou mesmo com cupons, sugiro acompanhar o Peperaio e o GuigaGames se quiser ficar antenado sobre valores e promoções além de obter mais informações e testes sobre esses hardwares.

@JoaoGeraldo Acho que fugi um pouco da sua pergunta, então estou respondendo novamente. Se quiser saber escolher sua placa-mãe eu recomendo ver uma reviews primeiro, o que me ajudou muito foi assistir umas do GuigaGames, se quiser se aprofundar tem outros canais na gringa como o Hardware Unboxed.
Já sobre Gabinetes é mais difícil achar reviews e coisas assim, então peguei muita informação do Fórum aqui mesmo, mas no geral é buscar por algo com espaço e com um bom fluxo de ar, percebi isso não só pelas recomendações, mas mexendo no meu pc mesmo, pois é terrível mexer em gabinete sem espaço e um gabinete mal ventilado é prejudicial para tudo quanto é componente, pois altas temperaturas(com altas, quero dizer temperaturas mais altas do que o esperado) querendo ou não afetam a longevidade dos componentes que você comprou.
Ferramentas úteis que uso: Lista com placas-mãe e suas especificações https://docs.google.com/spreadsheets/d/1NQHkDEcgDPm34Mns3C93K6SJoBnua-x9O-y_6hv8sPs/edit?gid=2064683589#gid=2064683589 
Sites como o do Adreline, Tom's Hardware, Hardware Unboxed e o TechSpot ajudam a pegar muita informação também, o reddit é outra boa opção também.

• Amei 1
Postado

@Ruann_7 Trocaria esse Water Cooler por um ag400, vai enxugar uns 300 reais nisso. Também trocaria esse 4060 de 8 gb pela 6750, o que já enxuga uns 550 reais. As memórias você encontra dois módulos de 16GB por 450 com frequências e latências boas, o que não vai enxugar valor aí, mas vai te entregar muito mais desempenho e capacidades. Para gabinete e fonte acho que as recomendações do outro comentário também são válidas, mas nesse setup eu gastaria no máximo uns 450 reais na gabinete e uns 500 na fonte, isso no máximo mesmo.

• Amei 1
  • J.Augusto F alterou o título para Montar PC até R$6000,00 baseado no Ryzen 7 5700X e GeForce RTX 4060Ti

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!