Ir ao conteúdo

Quanto tempo dura uma fonte? Corsair TX550M

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Olá bom dia, tudo bom? eu tenho uma fonte Corsair TX550M, se eu não me engano ela foi comprada em 2012, não tenho certeza.. desde então ela tem sido muito bem utilizada, pelas minhas contas meu PC nunca passou muito dos 400w, não faz barulho nenhum nem nada, mas, já ouvi dizer que fontes com mais de 10 anos devem ser trocadas.. o que pode acontecer? se a fonte queimar e não causar nenhum dano aos componentes do PC ta tudo bem, mas ela pode causar algum dano? é um risco grande? eu gostaria que ela durasse pelo menos uns 40 anos kkkkkkkk

• Solução
Postado

Mais cedo ou mais tarde, todo componente vai dar problema. Mas até que isso aconteça, você pode continuar usando, não precisa trocar.

A única diferença é que a partir dessa marca da década, é bom você já estar psicologicamente preparado para acordar todo dia e descobrir que ela pifou, precisando de troca a qualquer instante.

• Curtir 1
Postado

Eu sou um pouco mais cético quanto a isso, eu preferia já trocar, apesar da linha TX teoricamente ter uma durabilidade mais alta que uma fonte de entrada, por exemplo. De qualquer forma, como dito acima, todos os componentes vão envelhecendo com o tempo, perdendo suas características, os capacitores principalmente. Conforme os capacitores de filtragem vão envelhecendo, o ripple na saída de energia da fonte tente a piorar, não dá pra saber se está em níveis críticos ou não, a menos que você tenha equipamento de laboratório pra testar. Um ripple muito elevado pode reduzir a vida útil do hardware do seu PC que recebe alimentação dessa fonte. Os mecanismos de proteção da fonte (quando funcionam) só agem em casos de sobretensão, subtensão ou sobrecarga, por exemplo, até onde eu sei, não tem proteção contra ripple alto.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Aaaaahhh simm faz sentido mesmo, o pessoal do TecLab poderiam testar fontes com mais de 10 anos de uso né, se é que já não fizeram isso.. para a gente ter uma noção de como fica a entrega de energia da fonte após décadas de uso 🙂
Em outro PC que está parado tem uma fonte Corsair CX500, essa deve ter uns 5 anos de uso eu acho, qual delas vocês colocariam no PC principal? uma TX550 com 12 anos ou essa CX500?

Postado
14 minutos atrás, CaioLCamargo disse:

Aaaaahhh simm faz sentido mesmo, o pessoal do TecLab poderiam testar fontes com mais de 10 anos de uso né, se é que já não fizeram isso.. para a gente ter uma noção de como fica a entrega de energia da fonte após décadas de uso 🙂

Pior que isso vai depender muito do tipo de uso e também da qualidade dos capacitores usados na fonte. Por isso mesmo o TecLab tem uma linha de corte de 30mV para o ripple na linha +12V, metade do que é estabelecido pelo padrão ATX, já considerando que ele vai piorar com o tempo.

14 minutos atrás, CaioLCamargo disse:

Em outro PC que está parado tem uma fonte Corsair CX500, essa deve ter uns 5 anos de uso eu acho, qual delas vocês colocariam no PC principal? uma TX550 com 12 anos ou essa CX500?

Eu confio bem menos nessa CX500 do que confio na TX550.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...