Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Uso meu PC há mais de 3 anos na mesma tomada, com um iClamper com DPS de 8 tomadas. Sempre tomei choques e achava que isso era causado pela falta de aterramento na tomada. Recentemente, comprei cabos novos para o meu teclado e para o meu fone de ouvido, e agora estou tomando choques na orelha e, às vezes, ao tocar nas teclas enquanto digito. Vale destacar que esses cabos têm partes metálicas.

Sempre que vou desligar o iClamper, faço isso pelo disjuntor, mas mesmo assim continuo tomando choques. Pesquisando, descobri que isso pode ser causado pelas tomadas com a polaridade invertida. Gostaria de saber como posso testar a polaridade da tomada e, se possível, existe alguma forma de resolver esse problema e evitar os choques sem a necessidade de aterramento?

Atualmente estou desempregado e, por isso, não tenho condições de contratar um eletricista para instalar o aterramento.

Postado

Posição dos condutores fase e neutor invertida causa esse problema, é menos provável que ocorra com a posição correta, mas pra garantir que não vai acontecer mesmo só com aterramento.

O posicionamento correto seria esse:

posicao-correta-tomada.jpg

Existem detectores que você pode usar pra descobrir qual é fase e qual é o neutro na sua tomada. Por exemplo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3375450228-detector-de-tenso-fase-caneta-teste-tensão-bip-sonoro-fio-_JM

Mas talvez seja mais fácil você experimentar inverter a posição dos fios na tomada e ver se o problema será resolvido. Lembre-se de desligar o disjuntor do circuito da tomada por segurança. Por via das dúvidas, se não souber qual é o disjuntor correto, desligue o disjuntor geral do quadro elétrico. A conexão da tomada com os fios deve ficar bem firme para evitar mau contato.

• Curtir 1
Postado

@bzin943 Você pode usar um testador de tomada para verificar se a polaridade está invertida. Outra opção é usar um multímetro.

Se a polaridade estiver invertida, a solução é trocar os fios na tomada (fase e neutro). Desligue a energia antes de mexer com a fiação. Se não se sentir seguro, peça ajuda de alguém com experiência.

Adaptador de 3 pinos para 2 pinos com aterramento: Pode ser uma solução temporária, se você tiver aterramento disponível no prédio.

Filtro de linha: Ajuda a reduzir choques, protegendo seus aparelhos.

Evite cabos metálicos: Cabos com partes metálicas podem conduzir eletricidade estática, aumentando o risco de choques.

Caso o problema persista, considere instalar aterramento no futuro, pois ele é fundamental para segurança.

Postado
agora, Pedro Medeiros da Silva disse:

Filtro de linha: Ajuda a reduzir choques, protegendo seus aparelhos.

O iClamper que ele está usando é filtro de linha com DPS, mas eu desconheço se ele ajudaria a reduzir choques, já que a função do filtro de linha é filtrar ruídos e outros sinais de alta frequência na rede. Na prática ele só entrega uma energia mais limpa para os equipamentos.

O problema do "choque" ocorre depois do filtro de linha e está nos resíduos de corrente produzidos pela fonte e que deveriam ser escoados pelo neutro/aterramento. Em vez disso a carcaça do PC fica energizada (junto com tudo que é metálico ligado a ele) e é o usuário que está servindo de condutor quando encosta.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...