Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, estou montando meu primeiro computador e to precisando de umas dicas, já vou avisando que não entendo muito bem kkk

minha dúvida real é sobre essa junção (processador X placa-mãe x memória RAM)

por hora, minha intenção é montar o Pc com um AMD com vídeo integrado, estou estudando opções entre Ryzen 5 5600g - Ryzen 5 8500g e similares, estou em dúvida de qual placa-mãe comprar (B550mh - B450m), mas o ponto real é o seguinte, minha intenção é ficar com 32gb de RAM DDR4

sei que o ideal é comprar mesmo modelo/marca e mesmo lote, por conta dos problemas que podem ocorrer com lotes diferentes, chip etc 

vocês me indicam 4x8gb ou 2x16gb ?

estou em dúvida por conta dos slotes da placa-mãe… 

o que eu já comprei:

fonte 700w 80 plus bronze 

gabinete ATX com 4 fan

1tb de SSD M.2

monitor 27

(quando eu conseguir mais orçamento, o único upgrade que farei é uma placa de vídeo dedicada, por isso já queria garantir um bom conjunto (processador X placa-mãe x RAM) Que possam suportar essa placa de vídeo tb

desde já agradeço 🙏🏻

• Membro VIP
Postado

Olá @Henriquealex, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

Primeiramente, você tem que decidir qual processador deseja obter, pois, ambos citados necessitam de RAMs diferentes, um é DDR4, e o outro é DDR5, fica difícil te recomendar modelos tão distintos, e a RAM comprada de forma errônea, não irá servir em seu setup se for de tecnologia DDR diferente, além disso, ambas as placas-mãe citadas por você, são DDR4 e AM4, e não comportariam o processador citado que é Ryzen 5 8500G que é de tecnologia AM5 e DDR5, você deseja ir para uma configuração AM4 (com DDR4) ou AM5 (com DDR5)?

Precisamos de uma informação mais exata para que as recomendações possam ser mais eficientes e sem margem para erros.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Henriquealex disse:

estou estudando opções entre Ryzen 5 5600g - Ryzen 5 8500g

Acho que você está fazendo uma pequena confusão, esses dois CPUs pertencem a plataformas totalmente diferentes, um é AM4 e outro AM5, cada um precisará de peças diferentes pra funcionar.

7 minutos atrás, Henriquealex disse:

minha intenção é ficar com 32gb de RAM DDR4

Processadores AM5 (como o 8500G) só funcionam com RAM DDR5.

15 minutos atrás, Henriquealex disse:

2x16GB sem dúvidas, evite usar mais do que 2 módulos de RAM no PC, assim você também evita dor de cabeça.

16 minutos atrás, Henriquealex disse:

o que eu já comprei:

gabinete ATX com 4 fan

1tb de SSD M.2

monitor 27

Favor detalhar os modelos exatos dessas peças, principalmente a marca e modelo da fonte. As descrições que você deu são muito genéricas e não podemos avaliar se você escolheu boas opções. Dependendo do que você escolheu, pode acabar tendo problemas no futuro.

Postado

perdão pela confusão pessoal...
o foco seria DDR4 mesmo, no caso do processador seria então o Ryzen 5600GT ou Ryzen 4600g

vou detalhar os itens que ja comprei abaixo:
- gabinete gamer Montech FIGHTER 500 mid tower black - ATX - 4 fans de 120mm - vidro temperado (comprado Terabyte)

- SSD Kingston NV2, 1TB, M.2 NVMe, 2280, Leitura 3500MBs e Gravação 2100MBs, SNV2S/1000G (comprado Terabyte)

- Fonte Taicon TA-S700 - 700w 80 plus bronze - frequência 60hz - ventilador 120mm (comprei no ML)

- Monitor AOC 27G2E1 Full HD - ips 100hz 1ms (comprado Aliexpress)

• Solução
Postado
1 minuto atrás, Henriquealex disse:

- Fonte Taicon TA-S700 - 700w 80 plus bronze - frequência 60hz - ventilador 120mm (comprei no ML)

Infelizmente você foi enganado, essa fonte é ruim e você pagou muito caro. Um PC com APU já rodaria com muita folga numa fonte de 450W, 700W é exagero, mas nenhuma fonte de 700W de verdade custa o valor que essa fonte custa. O problema nem é a potência, é a falta de segurança que essa fonte vai proporcionar para sua máquina. Recomendo que você faça a devolução antes que seja tarde. Pegue essa outra aqui no lugar:

https://www.kabum.com.br/produto/525053/fonte-gamer-rise-mode-zeus-550w-80-plus-bronze-modular-pfc-ativo-preto-rm-psu-01-bz-550

3 minutos atrás, Henriquealex disse:

o foco seria DDR4 mesmo, no caso do processador seria então o Ryzen 5600GT ou Ryzen 4600g

Se você quiser ajuda para decidir as peças, precisará nos dizer qual é seu orçamento total.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Acho que você está fazendo uma pequena confusão, esses dois CPUs pertencem a plataformas totalmente diferentes, um é AM4 e outro AM5, cada um precisará de peças diferentes pra funcionar.

Processadores AM5 (como o 8500G) só funcionam com RAM DDR5.

2x16GB sem dúvidas, evite usar mais do que 2 módulos de RAM no PC, assim você também evita dor de cabeça.

Favor detalhar os modelos exatos dessas peças, principalmente a marca e modelo da fonte. As descrições que você deu são muito genéricas e não podemos avaliar se você escolheu boas opções. Dependendo do que você escolheu, pode acabar tendo problemas no futuro.

vou providenciar a devolução da que comprei e pegar essa então, obrigado pela dica 

quanto ao orçamento, ainda resta comprar um processador Ryzen integrado, a placa-mãe e 2 pentes de 16gb de RAM, tenho aproximadamente 1.800,00 pra esses 3 itens  

2 horas atrás, Henriquealex disse:

Olá amigos, estou montando meu primeiro computador e to precisando de umas dicas, já vou avisando que não entendo muito bem kkk

minha dúvida real é sobre essa junção (processador X placa-mãe x memória RAM)

por hora, minha intenção é montar o Pc com um AMD com vídeo integrado, estou estudando opções entre Ryzen 5 5600g - Ryzen 5 8500g e similares, estou em dúvida de qual placa-mãe comprar (B550mh - B450m), mas o ponto real é o seguinte, minha intenção é ficar com 32gb de RAM DDR4

sei que o ideal é comprar mesmo modelo/marca e mesmo lote, por conta dos problemas que podem ocorrer com lotes diferentes, chip etc 

estou em dúvida por conta dos slotes da placa-mãe… 

o que eu já comprei:

gabinete ATX com 4 fan

1tb de SSD M.2

monitor 27

(quando eu conseguir mais orçamento, o único upgrade que farei é uma placa de vídeo dedicada, por isso já queria garantir um bom conjunto (processador X placa-mãe x RAM) Que possam suportar essa placa de vídeo tb

desde já agradeço 🙏🏻

• Vitoria Gabriela alterou o título para Recomendação de processador, placa-mãe e RAM até R$1.800
Postado

@Henriquealex o preço do 4600G e 5600GT deram uma boa subida nas últimas semanas, talvez em preparativo para a BF, pra vender pela metade do dobro. Eu também iria te recomendar a placa-mãe MSI B550M PRO-VDH que até ontem a noite estava saindo R$670 na Pichau, mas hoje já subiram ela para R$800. Está complicado! Não seria necessário uma placa desse nível, mas você já estaria com uma boa placa para passar os próximos anos, principalmente se for pegar um Ryzen 7 5700X3D no futuro, tendo acesso ao PCI-Express 4.0.

Em vez disso eu vou te sugerir a placa-mãe Gigabyte A520M S2H, que é um modelo bem decente pelo preço. Como o 5600GT é um CPU que saiu no começo do ano, você precisará de uma BIOS um pouco mais atualizada, e essa placa-mãe é compatível com Q-Flash Plus, que permitirá você atualizar sozinho sem grandes dificuldades. Ela também não teria problema para lidar com o 5700X3D futuramente, você só acaba ficando limitado no PCI-Express 3.0.

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-a520m-s2h-DDR4-socket-am4-chipset-amd-a520-a520m-s2h

Quanto a memória RAM, se for pra pegar o 5600GT e essa placa-mãe, só os dois juntos está beirando os R$1.450, com 32GB vai chegar nos R$1.900, não sei se você conseguiria esticar o orçamento. Esse kit de RAM 3600MHz CL18 está com um preço muito bom, não sei até quando vai estar disponível:

https://www.kabum.com.br/produto/110827/memória-ram-corsair-vengeance-lpx-32gb-2x16gb-3600mhz-DDR4-cl18-preto-cmk32gx4m2d3600c18

3600MHz pra você é bom por causa do gráfico integrado, ele se beneficia de frequências de RAM maiores.

Postado

@GuilhermeGB vou aproveitar a indicação da memória RAM, realmente está num preço muito bom levando em consideração ser 3.600mhz e sendo 32gb dual channel, vou pegar nesse link

ai vai faltar somente a placa-mãe e o processador, que seria basicamente a alma do PC

Baseado no meu orçamento, acha que tem alguma outra opção mais custo-benefício? 
Ou alguma opção em que eu teria mais rendimento investindo um valor a mais, porém não muito alto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!