Ir ao conteúdo

Driver congelando após placa de vídeo atingir 30GB de VRAM - Radeon RX 7800XT

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá, bom dia.

Estou com um probleminha um tanto chato, sempre que minha placa de vídeo atinge 30 GB de VRAM utilizado, o driver trava. Seria possível eu compartilhar mais memória com a placa de vídeo? Atualmente ela parece estar usando meu SSD em vez da memória RAM livre. (Por mais que tenha memória RAM livre, tudo que está sendo executado no momento está entupindo meu disco de arquivos temporários). 

Teria algum jeito de eu alocar memória RAM para usar na placa de vídeo? Alguns aplicativos que utilizo, usam facilmente 40 GB de ram e 25 GB de VRAM.

Postado

Bom dia.

Isso aí parece algo relacionado com driver, a forma com que ele aloca/gerencia memória do sistema. Talvez uma solução por fora seria desativar os arquivos de paginação do Windows, já que você aparentemente tem RAM sobrando.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

O que você está usando que puxa tanta VRAM?

Sua placa tem 16GB de VRAM, o que já é muito. Paginação tem limite, não é infinita. Qualquer sistema vai travar em determinado momento. É até impressionante que tenha conseguido chegar a 30 GB sem travar antes.

A solução é buscar entender o que está puxando tanta VRAM e corrigir. Ou então trocar a placa de vídeo por algo com muito mais VRAM, gastando algumas dezenas de milhares de Reais. Talvez uma Quadro RTX 5000 (que é justificada para uso profissional extremamente intenso).

• Curtir 1
Postado

@KairanD parece que ele trabalha com renderização de animações em 8K. Concordo que o ideal seria uma nova placa com bastante VRAM, mas o investimento será bem alto. Acho que seria mais barato esperar uma possível RTX 5090 com 32GB (que deve custar seus R$15.000-20.000) do que pegar essa Quadro 5000.

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado

A pergunta que fica é: esse trabalho realmente dá retorno financeiro que justifique isso? Não seria possível reduzir a resolução dessas animações, já que 8K é algo insanamente alto (e, ao meu ver, com benefício completamente questionável)? 

Se for para trabalhar profissionalmente com isso, não tem penduricalho de software que resolva. A solução é investir em hardware. De fato o investimento será muito alto, e por isso é importante tomar cuidado com o retorno financeiro.

Toda e qualquer paginação excessiva chega a um ponto crítico de lentidão lógica que irá provocar um crash. Estou até impressionado que tenha chegado aos 30 GB de VRAM sem travar antes. A otimização está excelente!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, KairanD disse:

A solução é buscar entender o que está puxando tanta VRAM e corrigir.

Tenho um consumo normal de 35 GB a 40 GB de ram normalmente. 

2 minutos atrás, KairanD disse:

já que 8K é algo insanamente alto (e, ao meu ver, com benefício completamente questionável)? 

Está em 1080p
image.png

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Se está em 1080p, recomendo buscar a solução de problemas para o software em questão para encontrar o que está ocorrendo de errado, porque esse consumo não é normal. 😉

Postado

Achei essa informação aqui sobre uso de VRAM para renderização, mas não vi nada falando sobre a resolução.

Citação

In summary, for passive 3D workloads such as GPU rendering, the VRAM requirements are:

Baseline: 8 GB of VRAM

Moderately complex scenes: 10-16GB of VRAM (RTX 3080/RTX 4080)

Highly complex scenes: 24+GB of VRAM (RTX 3090/RTX 4090 or A6000/A7000) or multiple GPUs

Fonte: https://irendering.net/how-much-vram-do-you-need-for-3d-rendering/

• Curtir 1
  • Coordenador
  • Solução
Postado

É aquilo que eu disse mesmo: toda paginação tem um limite. Não é porque está escrito que pode compartilhar um valor "x" que determinada atividade será executada sem travar. Chega a um ponto em que é impossível para o sistema manter o fluxo de paginação.

Com 35 GB de VRAM em uso, você está usando 19 GB além dos 16 GB fisicamente instalados na placa. Me parece até milagre que tenha chegado a tanto...

O ideal seria analisar o seu projeto para tentar corrigir essa questão dos polígonos. De resto, creio que apenas trocando o hardware mesmo. E aí precisa analisar se o retorno financeiro do trabalho justifica o investimento. 😉

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
40 minutos atrás, KairanD disse:

É aquilo que eu disse mesmo: toda paginação tem um limite. Não é porque está escrito que pode compartilhar um valor "x" que determinada atividade será executada sem travar. Chega a um ponto em que é impossível para o sistema manter o fluxo de paginação.

Com 35 GB de VRAM em uso, você está usando 19 GB além dos 16 GB fisicamente instalados na placa. Me parece até milagre que tenha chegado a tanto...

O ideal seria analisar o seu projeto para tentar corrigir essa questão dos polígonos. De resto, creio que apenas trocando o hardware mesmo. E aí precisa analisar se o retorno financeiro do trabalho justifica o investimento. 😉

Vou ver se arrumo os poligonos, por incrivel que pareça o aplicativo travou após eu ficar com 2mb de ram disponível no sistema e o driver ficar 40 minutos travado ksksksks, mas obigaudo :3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...