Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal!
Gostaria de compartilhar um problema que estou enfrentando para saber se alguém que também passou por isso consegue me auxiliar. Há 1 ano montei um computador, mas somente agora ele começou a apresentar problema de congelamento e tela azul. Vale salientar que nenhum hardware foi alterado nesse período.


SETUP:

  • Placa-Mãe: ASUS ROG Crosshair X670E Hero Wi-Fi 6E - RGB
  • Cooler: NZXT Kraken Elite 360mm - RGB
  • CPU: AMD Ryzen 7 7700X (8 Núcleos / 16 Threads - 5.4 GHz)
  • memória RAM: XPG Lancer DDR5 - 2x 16GB - 6000 MHz - CL40 - RGB
  • Armazenamento: XPG S70 Blade 1TB - Leitura: 7400 MB/s e Gravação: 5500 MB/s
  • Fonte: Gamemax GX850 850W - 80 Plus - Gold
  • Sistema Operacional: Windows 11 Pro

 

TESTES REALIZADOS:

  1. Formatação;
  2. Limpeza do gabinete e demais componentes;
  3. Troca da Pasta Térmica;
  4. Desinstalação do último programa instalado (Microsoft Teams);
  5. Teste de Slot A2, testei a primeira memória RAM em sigle channel e o sistema operacional normalmente;
    4.1 Executei 2x o Diagnóstico de Memória do Windows e o sistema não notificou erro de hardware;
    4.2. Teste de Slot B2, testei a 1o memória RAM em Sigle Channel no outro slot e o sistema operacional normalmente;
    4.3. Em seguida, realizei os mesmos testes com a 2o memória RAM em Sigle Channel em ambos slots, e novamente o sistema operacional normalmente Além disso, executei o Diagnóstico de Memória do Windows e não identificou falha;
  6. Teste de memória RAM em dual channel (Slot A2 e B2), o sistema operacional inicia e após 15 a 30 minutos, ocorre congelamento ou tela azul;
  7. Executei o Diagnóstico de Memória do Windows com as 2 Memórias Ram instaladas e o sistema notificou: "O computador tem um problema de memória
    Problemas de memória podem fazer o computador perder informações ou parar de funcionar. Para identificar e resolver o problema, contate o fabricante do computador."
  8. Teste de Resetar a BIOS (Recomendado pela ASUS), após realizar esse teste não houve mais problema de congelamento e/ou tela azul. Rodei 2x o Diagnóstico de Memória do Windows em Dual Channel e não foi identificado erro de hardware novamente.
    8.1. No entanto, após 24 horas, rodei novamente o Diagnóstico de Memória do Windows em Dual Channel e o sistema notificou "O computador tem um problema de memória
    Problemas de memória podem fazer o computador perder informações ou parar de funcionar. Para identificar e resolver o problema, contate o fabricante do computador",
    porém, o computador não apresentou problema de Congelamento ou de Tela Azul até o momento. Já testei em jogos, Microsoft Teams, etc.

    EM RESUMO:
    Gostaria de saber se alguém já passou por isso e se isso identifica problema nos slots da Placa-Mãe ou o problema está vindo das XPG Lancer DDR5 - 16GB - 6000 MHz - CL40, após 1 ANO DE UTILIZAÇÃO?
    Ressalto que nunca utilizei XMP Memory!

 

 

DIAGNOSTICO_DE_MEMORIA_RAM.png

Postado

@GabrielLV  Não, nunca fiz overclock de memória RAM.
O que me fez levantar muitas dúvidas é o fato da Placa-Mãe e o Sistema Operacional reconhecer ambas memórias e iniciar normalmente, mas somente congelar e/ou apresentar tela azul, após 15 a 30 minutos de utilização. Faz 1 semana que esse problema começou.

Até pensei em fazer mais alguns testes, principlamente alguns que a ASUS recomendou - além do Reset da BIOS (o que solucionou o problema de Congelamento e/ou Tela Azul, mas o sistema ainda notifica problema de hardware), mas optei por acionar a garantia da Placa-Mãe (faltava 3 dias para expirar a garantia), visto que é o equipamento mais caro do meu setup.

  • Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Robert Macedo Realmente, esse problema é bem específico. Da até pra levantar algumas possibilidades, mas eu prefiro testar tudo e ter certeza de qual é o causador do erro, do que só ficar mencionando probabilidades haha

 

Quando você receber a sua placa-mãe nova, por favor, nos avise aqui se os problemas foram resolvidos 👍

  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!