Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, decidir criar esse tópico para conseguir ajuda sobre um problema que estou enfrentando na minha maquina, antes de tudo vamos as configs do pc :

Processador Ryzen 5 1600AF
placa-mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR
Placa de Vídeo ASUS RX580 8G
2x8GB RAM (1x HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz e 1x Geil Evo Potenza, 8GB, 3000Mhz)
SSD WD Green, 120GB, M.2, Leitura 545MB/s - WDS120G2G0B (Onde está instalado o Windows 10)
HD WD Blue, 1TB, 3.5´, SATA - WD10EZEX
Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze

O que acontece é que, durante o uso, notei uns pequenos travamentos. Às vezes, quando estou assistindo algo, o áudio trava, e de vez em quando dá tela azul. Rodei o sfc /scannow pra verificar se tinha arquivos corrompidos, usei o chkdsk /f /r pra reparar, mas o problema continuou.

Formatei a máquina e fiz uma instalação limpa. Aproveitei pra fazer uma limpeza geral no PC: tirei toda a poeira e troquei a pasta térmica do processador, mas ainda assim continuou com problema.

Então decidi limpar as memórias e o SSD, passando uma borracha neles, e ate agora não deu tela azul novamente e nem percebi nenhum travamento.

Utilizando o Visualizador de Eventos, notei vários alertas de erro relacionados ao disk. Vou deixar um print da tela para referência. O disco 2 é o meu SSD, onde está instalado o Windows 10.Anotao2024-11-28191934.thumb.png.ca78dfb3d7301d20e1bac0a586e2de0f.png

Também usei o CrystalDiskInfo para verificar a saúde do SSD. Segue print:
Anotao2024-11-28185312.png.752c7e1e2a5d66b840e079354750aefa.png

Será que meu SSD tá indo de ralo?

Sobre a tela azul com o erro MEMORY_MANAGER, acredito que foi porque tentei rodar um jogo que consumiu muita RAM. Enquanto o jogo estava rodando, verifiquei o Gerenciador de Tarefas e percebi que o consumo de memória estava quase no limite. A dúvida é: quando atinge o máximo disponível, pode dar tela azul?. Eu utilizei o Diagnóstico de Memória do Windows e não acusou nenhum problema nelas..

Mais uma coisa que esqueci de falar é que, recentemente, ativei o XML (D.O.C.P) na BIOS para utilizar as memórias em 3000MHz. Estou pensando em desativar para verificar se problema pode ser isso.

Agradeço a todos que puderem dar uma ajuda ^^

Postado

@Hugo Leal

2 alternativas

SSD parece que a vida dele já não está tão boa

e

Não é recomendado usar mais de 3000mhz para Ryzen 1600AF, o suporte oficial é 2666mhz, talvez  limitar as memórias em 2666 resolva.

@Hugo Leal Rodar um MemTest86 é uma boa opção

• Curtir 1
Postado

@BanuninDesativei o D.O.C.P na BIOS e deixei o padrão em 2133 MHz. Vou deixar assim até ver se aparece algum problema, depois coloco pra 2666 MHz. O que tá me preocupando mesmo é o relatório do Gerenciador de Eventos e o do CrystalDiskInfo sobre o SSD.

Já deu tela azul novamente.CRITICAL_PROCESS_DIED

Postado
  Em 28/11/2024 às 22:57, Banunin disse:

@Hugo Leal pode culpar o SSD, compra um novo e reinstala seu windows

Expandir  

Reinstalei o Windows no HD e tá rodando de boa, sem travar nem dar tela azul. Mas quando rodo os jogos no SSD, eles fecham do nada. Realmente, o problema é o SSD, mas nenhum programa de teste apontou nada de errado, só o CrystalDiskInfo, que mostrou a saúde dele em 52%. 

Postado

@Hugo Leal Fabricante sabe nem fazer SSD, imagine um programa eu não confio em programas que prometem isso a maioria só joga um numero e promete que é aquele.

Agora que percebi, é um sata M.2 esses são piores, porque não deram certo igual os M.2 NVMe, então muitas vezes é qualidade é baixa e difícil de achar, escolha SSD 2.5 SATA de modelo confiável 

Postado

@Banunin Acabei de perceber mais uma coisa: O SSD a fica desconectando e conectando quando eu começo a jogar, a temperatura dele ainda ta normal e nem esta sendo usado pois está vazio. Quando ele reconecta abre a pasta dele, semelhante ao que acontece quando conecta um pendrive. O medo é que o problema seja na placa-mãe e não no SSD.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...