Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal

Decidi migrar para am5, seria para jogar em 1080p/1440p, tambem edição de videos ..Sobre processador, me resta uma dúvida, para jogos e edição de Vídeo e jogos, o ideal seria uns 8 núcleos e 16 threads ne? 

Achei um 7700x(8 núcleos e 16 threads e 4.5 GHz*) por R$2000 e um R5 7600x(6 núcleos e 12 threads) R$1.300 10x sem juros*

Tem tambem o 7700 sem o "x", mesma quantidade de núcleos, threads, porém 3.8ghz. Achei por R$1.600.

Qual vocês iriam? Atualmente minha placa de Vídeo é RTX 2060 super, mas planejo upgrade futuro.

E tambem sobre a ram que vou ter migrar para DDR5, eu iria pegar 6000mhz cl 30, porém no site amd diz que o processador é para memórias de ate 5200. Por que? Vejo pessoas indicando 6000mgz para esses Ryzen??? Eu vi que existe algo chamado cmpo alguma coisa assim, que é um overclock, mas isso não tem riscos, igual do processador ne? Diminui o tempo de vida? 

Meu setup atual.

Processador: i5 9400f

placa-mãe: ASRock h410m

Placa de Vídeo: RTX 2060 super

Fonte: xpg 650w

memória RAM: team force 2x8 DDR 4 

Postado

Bom dia!

Até 6000Mhz nas memórias é o que recomendam usar.

É um overclock mas não é agressivo a ponto de estragar o processador.

16 minutos atrás, Voltzinhu disse:

6000mhz cl 30,

Deve ficar ótimo com essas memórias.

Postado

Primeiramente, você não deve analisar CPUs somente pelo clock, muito menos clock base, porque nenhum CPU opera no clock base. A única forma de você saber o desempenho real de cada CPU é através de testes práticos em reviews. No review feito pelo TechPowerUp, o Ryzen 7 7700 ficou marginalmente abaixo do 7700X no desempenho multi-core final em uma renderização 3D do Cinebench, isso é bem mais pesado que edição de vídeo.

cinebench-multi.png

E não apenas isso, o Ryzen 7 7700 é muito mais frio que o 7700X.

cpu-temperature-blender.png

18 minutos atrás, Voltzinhu disse:

eu iria pegar 6000mhz cl 30, porém no site amd diz que o processador é para memórias de ate 5200. Por que?

São especificações oficiais de acordo com o padrão JEDEC, mas as memórias que trabalham com alta frequência são através do EXPO. A própria AMD recomenda o uso de memórias EXPO 6000MHz CL30 para os CPUs Ryzen 7000.

18 minutos atrás, Voltzinhu disse:

Eu vi que existe algo chamado cmpo alguma coisa assim, que é um overclock, mas isso não tem riscos, igual do processador ne? Diminui o tempo de vida? 

Você está se referindo ao que, exatamente? XMP, EXPO, PBO? XPM e EXPO são quase a mesma coisa, só que XMP a tecnologia criada pela Intel, até os Ryzen 5000 a gente ainda usava o nome XMP para os processadores AMD também. Mas a partir dos Ryzen 7000 a AMD lançou o EXPO que seria algo otimizado para os CPUs AMD. O PBO é uma opção na BIOS onde você pode liberar mais energia pro CPU, forçar clocks maiores ou até reduzir a tensão (undervolting) com o objetivo de aumentar o desempenho ou apenas melhorar a eficiência.

XMP e EXPO são formas de overclock de memória, mas são perfis de overclock que já vem gravados nos chips da memória pelo próprio fabricante. São perfils de overclock testados e dentro de limites seguros para utilização a longo prazo.

• Curtir 3
Postado

Bom dia @Voltzinhu!

23 minutos atrás, Voltzinhu disse:

Decidi migrar para am5, seria para jogar em 1080p/1440p, tambem edição de videos

Já comprastes alguma coisa?

Antes de tudo, precisamos saber do quanto poderá gastar no momento, talvez AM5 não seja viável ou compense com certos orçamentos.

Sobre processador, me resta uma dúvida, para jogos e edição de Vídeo e jogos, o ideal seria uns 8 núcleos e 16 threads ne? 

Para jogos mais que 6 núcleo e 12 threads é excessivo, raramente trará ganhos até mesmo em títulos que dependem mais do processador para atingir taxas de quadro mais altas. Não tenho 100% de certeza, mas, pelo que sei, a CPU não é tão exigida no cenário de edição de vídeo, acaba que o peso fica nas costas da placa de vídeo mesmo.

Meu setup atual.

Processador: i5 9400f

placa-mãe: ASRock h410m

Placa de Vídeo: RTX 2060 super

Fonte: xpg 650w

memória RAM: team force 2x8 DDR 4 

Precisa de mais armazenamento ou o que têm está bom no momento? Recomendo tentar a venda do processador, placa-mãe e GPU, dependendo da verba talvez as memórias.

Possibilitará a compra de peças melhores, ou simplesmente irá abater uma parcela significativa do upgrade 

• Curtir 1
Postado
54 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Já comprastes alguma coisa?

Antes de tudo, precisamos saber do quanto poderá gastar no momento, talvez AM5 não seja viável ou compense com certos orçamentos.

Até uns R$3.500,00, pois planejo vender kit processador, placa-mãe e memórias ram

54 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Precisa de mais armazenamento ou o que têm está bom no momento? Recomendo tentar a venda do processador, placa-mãe e GPU, dependendo da verba talvez as memórias.

Possibilitará a compra de peças melhores, ou simplesmente irá abater uma parcela significativa do upgrade 

Armazenamento tenho HD de 1tb e 240 de SSD, ta ok. 

voce recomenda vender a placa de Vídeo? A principio, eu iriia vender so processador, placa-mãe e memórias ram

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

E não apenas isso, o Ryzen 7 7700 é muito mais frio que o 7700X.

Esses testes são feitos com water cooler? Pois ficou bem alta essa temperatura. Deu uma grande diferença, uma temperatura dessa diminui o tempo devida do processador ne? O desempenho levemente maior do 7700x, tem como consequência, essa alta temperatura. Sera que vale a pena? Se fosse você, qual você iria? 

Você está se referindo ao que, exatamente? XMP, EXPO, PBO? XPM e EXPO são quase a mesma coisa, só que XMP a tecnologia criada pela Intel, até os Ryzen 5000 a gente ainda usava o nome XMP para os processadores AMD também. Mas a partir dos Ryzen 7000 a AMD lançou o EXPO que seria algo otimizado para os CPUs AMD. O PBO é uma opção na BIOS onde você pode liberar mais energia pro CPU, forçar clocks maiores ou até reduzir a tensão (undervolting) com o objetivo de aumentar o desempenho ou apenas melhorar a eficiência.

Isso, esse EXPO. Eu configuro isso então na BIOS da placa-mãe, isso? E alias, a placa-mãe Gigabyte B650 Aorus Elite AX, o que voce acha? Visando um upgrade futuro para 7800x3d..

Postado
1 hora atrás, Voltzinhu disse:

Esses testes são feitos com water cooler? Pois ficou bem alta essa temperatura.

Cooler Noctua NH-U14S, é um air cooler premium que performa no nível de muitos water coolers. O problema é que todos os processadores Ryzen 7000X esquentam mesmo, isso é um assunto polêmico desde o lançamento. O problema pode ser corrigido com undervolting manual, mas os próprios modelos sem "X" que sairam depois vieram mais eficientes.

O desempenho levemente maior do 7700x, tem como consequência, essa alta temperatura. Sera que vale a pena? Se fosse você, qual você iria?

Ele esquenta mais porque força tensões muito mais elevadas para alcançar alguns MHz a mais, mas no fim o ganho na prática é mínimo ao custo de grande aumento na temperatura. Na teoria, um processador que trabalha com tensões mais elevadas tem tendência a durar menos. Eu não vejo motivo para pagar mais caro por um 7700X.

Isso, esse EXPO. Eu configuro isso então na BIOS da placa-mãe, isso? E alias, a placa-mãe Gigabyte B650 Aorus Elite AX, o que voce acha? Visando um upgrade futuro para 7800x3d..

EXPO é só ativar na BIOS quando você ligar o PC pela primeira vez.

Com relação a placa, eu não compraria. Tem placas de R$900 que são boas o suficiente para usuários comuns e aguentam qualquer CPU AM5, incluindo os Ryzen 9. Exemplo: TUF Gaming A620M-Plus e MSI PRO B650M-P. A menos que você precise de algo muito específico que essas placas não tenham.

Postado
15 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Ele esquenta mais porque força tensões muito mais elevadas para alcançar alguns MHz a mais, mas no fim o ganho na prática é mínimo ao custo de grande aumento na temperatura. Na teoria, um processador que trabalha com tensões mais elevadas tem tendência a durar menos. Eu não vejo motivo para pagar mais caro por um 7700X.

A minha RTX 2060 super daria conta? Ou pode ter gargalo? 

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Com relação a placa, eu não compraria. Tem placas de R$900 que são boas o suficiente para usuários comuns e aguentam qualquer CPU AM5, incluindo os Ryzen 9. Exemplo: TUF Gaming A620M-Plus e MSI PRO B650M-P. A menos que você precise de algo muito específico que essas placas não tenham.

O  que diferencia uma placa-mãe de outra? Eu vi um post falando que placas maes mais baratas não terao PBO, Cuver Optimizer.. Essas siglas seriam relacionados a um overclock? Seria isso, ou tem mais recursos que posso perder? 

E por ultimo, consegues me indicar memórias ram 6000mhz cl30 pra amd? Vi que tem a Vengeance, mas ela é meio cara, tem opções de qualidade mais em conta? 

Postado
43 minutos atrás, Voltzinhu disse:

A minha RTX 2060 super daria conta? Ou pode ter gargalo? 

Sua placa é relativamente fraca para a configuração que você está montando, mas não tem problema.

O  que diferencia uma placa-mãe de outra? Eu vi um post falando que placas maes mais baratas não terao PBO, Cuver Optimizer.. Essas siglas seriam relacionados a um overclock? Seria isso, ou tem mais recursos que posso perder? 

Construção, conectividade e suporte BIOS, por exemplo. Desde que você não compre uma placa ruim demais, você não terá problema. As duas placas que indiquei tem suporte para PBO. O PBO não é necessariamente um overclock, mas pode funcionar como se fosse. Overclock de CPU mesmo só é suportado no chipset B650 pra cima, mas não é algo muito interessante para usuários comuns, principalmente pra uso profissionais que requer máxima estabilidade.

Todas as duas placas tem o que considero essencial: bom circuito VRM, suporte para PCI-Express 4.0 completo (placa de vídeo e SSD), dois slots para SSD e BIOS confiável.

E por ultimo, consegues me indicar memórias ram 6000mhz cl30 pra amd? Vi que tem a Vengeance, mas ela é meio cara, tem opções de qualidade mais em conta? 

Esse tipo de RAM não é barato mesmo, custa por volta de R$1.000-1.100 um kit 2x16GB 6000MHz CL30. Mas se você vacilar você paga quase isso num kit bem mais fraco, seja 6000MHz CL40 ou até de frequências mais baixas e timings altos.

Mas tem um kit 2x16GB 6000MHz CL32 que está com um preço bem interessante. CL32 é um pouco acima do recomendado, mas a diferença de preço está compensando, está por R$877:

https://www.kabum.com.br/produto/548616/memória-ram-lexar-32gb-2x16gb-6000mhz-DDR5-cl32-preto-ld5u16g60c32lg-rud

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, Voltzinhu disse:

Até uns R$3.500,00, pois planejo vender kit processador, placa-mãe e memórias ram

Isso se vender os três itens?

Caso não faça isso, quanto teria para gastar no momento?

3 horas atrás, Voltzinhu disse:

voce recomenda vender a placa de Vídeo? A principio, eu iriia vender so processador, placa-mãe e memórias ram

O quê pretende jogar?

Pergunto isso porquê em alguns títulos o upgrade do processador trará maiores ganhos e noutros a troca da placa de vídeo será mais benéfica. A 2060 S ainda é uma placa bastante capaz, mas posso dizer o mesmo do restante da sua configuração.

Então acaba dependendo do seu uso, seu orçamento lhe possibilita comprar uma RX 7800 XT/RTX 4070 Super ou um kit AM5.

Mas tem um kit 2x16GB 6000MHz CL32 que está com um preço bem interessante. CL32 é um pouco acima do recomendado, mas a diferença de preço está compensando, está por R$877:

https://www.kabum.com.br/produto/548616/memória-ram-lexar-32gb-2x16gb-6000mhz-DDR5-cl32-preto-ld5u16g60c32lg-rud

Recentemente o Lucas Peperaio criou uma tabela que demonstra a latência ideal para X frequência, numa relação CL V.S MT/s.

LINK

Note que nela está descrito que a combinação de 6000 MT/s com C32 está dentro do que seria considerado ideal, adicionado da notoriedade da Lexar e o preço camarada realmente acho mais difícil não as recomendar. 😁

E, no melhor dos casos, dá para tentar com a sorte e manualmente alterar os perfis de latência pelo BIOS, vai que é o sorteado na loteria dos chips?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Isso se vender os três itens?

Caso não faça isso, quanto teria para gastar no momento?

Se eu conseguir vender pro 800/1000 reais, consigo esticar pra R$4.000,00 

O quê pretende jogar?

Cs2 (competitivo) , cod, alan wake 2, silent hill 2, hellblade 2...

Então acaba dependendo do seu uso, seu orçamento lhe possibilita comprar uma RX 7800 XT/RTX 4070 Super ou um kit AM5.

Então, o que voce me recomendaria com base nos jogos que pretendo?

, adicionado da notoriedade da Lexar e o preço camarada realmente acho mais difícil não as recomendar. 😁

É boa essa marca ? Nunca ouvi falar 

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Opa, obrigado pela recomendação, não conhecia essa marca, vou pesquisar sobre

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...