Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, amigos do hardware.

Bom, estou montando meu pc e a única peça que falta são as fans. Minha placa-mãe é uma b550 aorus elite, tenho um water cooler de 360mm e pretendo colocar 6 fans, minha dúvida é, vou precisar de uma controladora para ligar tudo isso?

Tenho medo de ligar o wc e as fans tudo na placa-mãe e acabar dando algum problema.

Minhas fans são as Jungle Leopard XH.

Postado

A B550M(e engana que eu gosto) Aorus Elite tem:

• - 1 x conector de ventoinha da CPU (CPU_FAN) <<< vai usar para o conector de alimentação dos fans do WC
  • - 2 x conectores de ventilador do sistema (SYS_FAN) <<< um vai usar para o conector da bomba do WC (1)
  • - 2 x cabeçalhos de tira de LED endereçáveis (ARGB 5V, 3 pinos)

• - 2 x cabeçalhos de tira de LED RGB   <<< 12V obsoleto, ignore
  • - 1 x tira de LED do cooler da CPU/cabeçalho de tira de LED RGB <<< 12V obsoleto, ignore

Em resumo tem 1 conector PWM para ligar a alimentação de 6 fans e 2 conectores ARGB (5V, 3 pinos) para ligar os cabos de LED "frufru" de 7 fans (supondo que os cabos de LED dos fans do radiador também esteja ligados num cabo splitter) e do bloco da bomba. Também supondo que o WC tenha LED ARGB (5V, 3 pinos) e não no obsoleto RGB (12V, 4 pinos).

Então sim, precisará de uma controladora com HUB PWM integrado para expandir os dois tipos de conectores.

Com a controladora a alimentação dos fans e dos LED é feita pela fonte e não pela placa-mãe, os cabos ligados na placa-mãe são apenas para sinal digital (sinal PWM dos fans e Data dos LED)

Controladora ARGB e HUB PWM - R$ 28,99

• Conectores PWM e ARGB individuais para até 10 fans, no mesmo padrão dos conectores dos fans Jungle Leopard XH.

Antes de mais nada remova a pilha do controle remoto e esconda ele, pois vai usar a controladora só como HUB PWM e ARGB, se mexer no controle remoto poderá causar conflito com a curva de fan do BIOS e software de LED da placa-mãe  - tem casos de controladora que o conflito com o controle remoto IR levou a queima do PWM dos fans.

(1) No BIOS configure o conector SYS_FAN que ligou a bomba deste jeito:

https://i.postimg.cc/dQbHYXZ9/Sys-Fan2-WC-Gigabyte.webp

• mick 07 alterou o título para Precisa de controladora para ligar fans e water cooler numa b550 aorus elite?
Postado

@1lokos certo, muito obrigado!

Outra pergunta, eu gostaria de deixar o RGB do water cooler desligado. Com ele e as fans ligados na controladora, eu consigo controlar o RGB através do software? Tanto o wc quanto as fans.

Postado

A única coisa do WC que pode ligar na controladora são o cabo dos LEDs - que se quiser usar basta deixar desligado, pois não interferem no funcionamento das ventoinhas (mover ar).

A alimentação dos fans e da bomba deve ser feita diretamente na aplaca mãe, conforme falei acima:

Citação

- 1 x conector de ventoinha da CPU (CPU_FAN) <<< vai usar para o conector de alimentação dos fans do WC

- 2 x conectores de ventilador do sistema (SYS_FAN) <<< um vai usar para o conector da bomba do WC (1)

Mas porque não ligar os LED do WC?

Ligando os cabo dos LED do WC na controladora terá neles o mesmo "frufru" mostrado nos LED dos fans do gabinete, o que é o que todo consumidor de "frufru" quer. 😜 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!