Ir ao conteúdo

Upgrade até R$2000,00 no H110M, Core i7 6700K, 16GB e RTX 4060

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde meu povo

Estou planejando urgentemente trocar algumas peças do meu computador para melhorar o desempenho e diminuir o gargalo.

Meu computador atual é:

• Processador: I7 6700k
  • placa-mãe: H110M-CS/BR
  • Placa de vídeo: RTX 4060 8GB
  • Memória: 16GB RAM (2x8GB)
  • Fonte: TR2 600W

O que eu pensei (pesquisando como pude) foi:

• Processador: I5 12600k
  • placa-mãe: Gigabyte H610M 
  • Placa de vídeo: RTX 4060 8GB (mantém)
  • Memória: 32GB RAM (2x16GB)
  • Fonte: TR2 600W

Não estou pedindo para vocês me indicarem lojas nem nada do tipo. Só gostaria de um norte para saber qual peça comprar

Vejo muitos falando que a AMD seria uma escolha melhor, mas realmente não entendo essas coisas.

Conseguem me dar esse norte? kkkkk

Sobre valores, consigo bancar até uns R$2.000,00 kkkkk

Desde já agradeço pelo tempo de vocês, meus amigos

Postado
15 minutos atrás, Bereso Merengue disse:
  • Processador: I5 12600k
  • placa-mãe: Gigabyte H610M

Vai dar muito ruim isso aqui. Essa placa-mãe não é apropriada para esse CPU. Esse tipo de CPU exige placa-mãe muito mais forte para funcionar de forma adequada, e você também precisará de um bom cooler para refrigera-lo.

Vejo muitos falando que a AMD seria uma escolha melhor, mas realmente não entendo essas coisas.

Só precisa saber que no cenário atual de CPUs, a AMD está a frente da Intel em relação a eficiência energética e custo-benefício quando falamos de CPUs mais caros. Esperamos que Intel possa melhorar no futuro para que possamos ter uma concorrência mais apertada entre as marcas, o que é melhor para nós consumidores.

Sobre valores, consigo bancar até uns R$2.000,00 kkkkk

Fiquei curioso pra saber como você encaixou um 12600K (R$1.250), uma placa H610 (R$590) e 2x16GB de RAM (R$470+) em apenas R$2.000 de orçamento.

Se sua intenção for se manter na Intel, fique com o Core i5 12400F, ele funcionará sem problemas em placas mais básicas como a que você escolheu. O Core i5 12400F ainda é um CPU decente da Intel, não sofre tanto com os problemas de eficiência dos irmãos mais velhos, como o 12600K. O problema é que investimento em Intel é uma vez só, fazer upgrade dentro da plataforma depois não é viável, vai ter que trocar tudo de novo.

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Vai dar muito ruim isso aqui. Essa placa-mãe não é apropriada para esse CPU. Esse tipo de CPU exige placa-mãe muito mais forte para funcionar de forma adequada, e você também precisará de um bom cooler para refrigera-lo.

Só precisa saber que no cenário atual de CPUs, a AMD está a frente da Intel em relação a eficiência energética e custo-benefício quando falamos de CPUs mais caros. Esperamos que Intel possa melhorar no futuro para que possamos ter uma concorrência mais apertada entre as marcas, o que é melhor para nós consumidores.

Fiquei curioso pra saber como você encaixou um 12600K (R$1.250), uma placa H610 (R$590) e 2x16GB de RAM (R$470+) em apenas R$2.000 de orçamento.

Se sua intenção for se manter na Intel, fique com o Core i5 12400F, ele funcionará sem problemas em placas mais básicas como a que você escolheu. O Core i5 12400F ainda é um CPU decente da Intel, não sofre tanto com os problemas de eficiência dos irmãos mais velhos, como o 12600K. O problema é que investimento em Intel é uma vez só, fazer upgrade dentro da plataforma depois não é viável, vai ter que trocar tudo de novo.

Tarde

E tem o fato que nem um processador intel final K vem com cooler e não é qualquer cooler que da conta do recado.

Processador intel final K e cooler básico não combinam.

Também sou a favor do 12400F ou vá de AMD.

Postado

@GuilhermeGB Entendi os pontos que citou: 

38 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Sobre isso, o que me sugere pra não explodir os componentes? kkkkk

Escolhi essa placa-mãe porque vi que era "compatível" com o processador, mas vejo que estava errado kkkk

39 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Sobre isso, realmente me precipitei, não sei porque coloquei o orçamento. Parando pra analisar, esse seria o máximo no caso pra cada peça individual kkk

41 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se sua intenção for se manter na Intel, fique com o Core i5 12400F, ele funcionará sem problemas em placas mais básicas como a que você escolheu. O Core i5 12400F ainda é um CPU decente da Intel, não sofre tanto com os problemas de eficiência dos irmãos mais velhos, como o 12600K.

Eu não tenho uma fidelidade, eu só escolhi esse processador da Intel porque minha vida toda usei Intel, mas tô aberto a mudanças haha, por isso citei a amd também. Nesse caso, vocês me recomendam seguir por qual caminho?

@Edvaldo J. Frederico , eu realmente não sabia disso de precisar de um cooler brabo.

34 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

E tem o fato que nem um processador intel final K vem com cooler e não é qualquer cooler que da conta do recado.

Processador intel final K e cooler básico não combinam.

Também sou a favor do 12400F ou vá de AMD.

De acordo com o que vocês falaram, tenho dois caminhos na minha cabeça:

1- Seguir com essa placa-mãe e um I5 12400f, mas perder um pouco de desempenho

2- Investir mais em componentes melhores. Nesse caso ainda não sei (Minhas pesquisas foram por agua a baixo com essas informações kkkkk)

Desde já agradeço muito esse feedback de vocês. 

• Solução
Postado

@Bereso Merengue sem um valor limite no orçamento total fica meio difícil sugerir, mas vou recomendar um tipo de processador que vai ser suficiente pra você jogar tranquilamente pelos próximos anos sem gastar muito, que é o Ryzen 7 5700X3D. O nível de desempenho dele em jogos seria comparável ao Core i5 12600K, mas o 12600K equipado com memória RAM DDR5 (em DDR4 ele seria mais lento), o que significaria um investimento bem mais alto em relação ao mesmo kit com RAM DDR4. Fora o custo com cooler para o 12600K também, o 5700X3D ainda ficaria frio com um cooler relativamente barato.

Ryzen 7 5700X3D - R$1.300

ASRock B550M Phantom Gaming 4 - R$600

RAM XPG Gammix D35 16GB 3200MHz (x2) - R$520

Cooler DeepCool AG400 - R$130

Total: R$2.550

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado, de verdade. Vocês clarearam minha mente. vou seguir assim. Até a próxima meus amigos!

15 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Bereso Merengue sem um valor limite no orçamento total fica meio difícil sugerir, mas vou recomendar um tipo de processador que vai ser suficiente pra você jogar tranquilamente pelos próximos anos sem gastar muito, que é o Ryzen 7 5700X3D. O nível de desempenho dele em jogos seria comparável ao Core i5 12600K, mas o 12600K equipado com memória RAM DDR5 (em DDR4 ele seria mais lento), o que significaria um investimento bem mais alto em relação ao mesmo kit com RAM DDR4. Fora o custo com cooler para o 12600K também, o 5700X3D ainda ficaria frio com um cooler relativamente barato.

Ryzen 7 5700X3D - R$1.300

ASRock B550M Phantom Gaming 4 - R$600

RAM XPG Gammix D35 16GB 3200MHz (x2) - R$520

Cooler DeepCool AG400 - R$130

Total: R$2.550

• Curtir 1
Postado

@Bereso Merengue acho que eu te passei uma "call" errada da placa-mãe. Eu recomendei ela devido ao preço relativamente baixo e ter dissipador no VRM, mas eu pesquisei melhor e vi que ela tem apenas 3 fases. 

Placa boa de verdade vai ser essa MSI B550M PRO-VDH, não tinha visto ela por R$700, está num ótimo preço.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18645/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Upgrade até R$2000,00 no H110M, Core i7 6700K, 16GB e RTX 4060

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...