Ir ao conteúdo

I7 4790k com GTX 1650 SUPER apresentando gargalo?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Então.. 
estou tendo problemas de desempenho em vários jogos e todos os meus amigos apontam o erro ao processador q é um velho guerreiro (I7 4790k)
ele já aguentou muita coisa, quando comprei eu usava o mesmo processador com uma R9 270x então optei por uma placa melhor no caso uma 1650 super da EVGA q um amigo me vendeu por 700 reais (ele comprou outra placa) desde então eu obtive resultados positivos em desempenho más sinto um gargalo enorme no meu I7 com a placa nova, eu pensei q poderia ser a baixa taxa de frames e acabei comprando um AOC Legend de 244hz (foi a pior decisão q tomei) monitor muito bom pra mim, más tem um porém.. o pc não consegue chegar nem a 160 fps sem gargalo independente do jogo ele não consegue suprir com as necessidades da placa de vídeo (limitando o uso dela e do monitor) então eu queria saber qual seria o melhor processador e placa-mãe para conseguir usar 100% da minha 1650 super ?

Jogos q eu jogo: Phantom Forces (no roblox e mesmo assim o fps é muito instável, então eu queria um processador ideal pra rodar essa bomba kkk)
Cod warzone
rdr 2

war thunder 

e resident evil 4 (remake) 

(OBS: eu sofro mais no roblox doq qualquer outro jogo listado ai por conta do processador)

• Solução
Postado

Pode-se dizer que seu CPU será um certo gargalo para a GTX 1650 Super sim, em alguns jogos. Porém a GTX 1650 Super não é uma placa de vídeo tão potente também, você quase não terá jogos onde conseguirá aproveitar seu monitor de 240Hz ao máximo com essa combinação de CPU + GPU que você tem agora. 

Roblox é um jogo que é feito para ser leve e conseguir rodar bem em PCs fracos, e por isso é baseado num tipo de engine simples que não consegue tirar proveito de CPUs modernos com muitos núcleos/threads, esse jogo mal deve usar 2 núcleos do processador. Então mesmo após a troca de CPU você não deve conseguir os sonhados 240 FPS, mas vai conseguir um framerate entre 150-200 FPS dependendo do processador, simplesmente porque um CPU moderno terá núcleos individualmente mais fortes do que o 4790K.

• Curtir 1
Postado

O processador e a GPU já são relativamente equilibrados, não tem nenhum gargalo muito significativo aí. E pra melhorar o processador, também teria que trocar placa-mãe e memórias, sendo que no final o ganho de desempenho tende a ser bem pequeno por limitação da placa de vídeo mesmo.

Postado

entendo, então pra um resultado melhor eu teria q trocar praticamente o pc por inteiro, pois esse i7 é o melhor processador possível pra essa placa-mãe, acho q vou ir atrás de um Ryzen 5 ou 7 e alguma RTX q dê conta dos 244 Hz 
então o meu veredito é:
Vende e compra outro porque esse está no limite..

@GuilhermeGB más eu também cogitei por ser pelo tempo q eu tenho esse processador, uso ele desde 2016 talvez com o tempo ele foi se desgastando muito, más sempre troco a pasta térmica dele, faço a limpeza mensal etc..

então eu n sei o que pode ser, pois não é normal o RE4 Remake rodar melhor doq roblox kkkkk

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, MrJackz disse:

Então.. 
estou tendo problemas de desempenho em vários jogos e todos os meus amigos apontam o erro ao processador q é um velho guerreiro (I7 4790k)
ele já aguentou muita coisa, quando comprei eu usava o mesmo processador com uma R9 270x então optei por uma placa melhor no caso uma 1650 super da EVGA q um amigo me vendeu por 700 reais (ele comprou outra placa) desde então eu obtive resultados positivos em desempenho más sinto um gargalo enorme no meu I7 com a placa nova, eu pensei q poderia ser a baixa taxa de frames e acabei comprando um AOC Legend de 244hz (foi a pior decisão q tomei) monitor muito bom pra mim, más tem um porém.. o pc não consegue chegar nem a 160 fps sem gargalo independente do jogo ele não consegue suprir com as necessidades da placa de vídeo (limitando o uso dela e do monitor) então eu queria saber qual seria o melhor processador e placa-mãe para conseguir usar 100% da minha 1650 super ?

Jogos q eu jogo: Phantom Forces (no roblox e mesmo assim o fps é muito instável, então eu queria um processador ideal pra rodar essa bomba kkk)
Cod warzone
rdr 2

war thunder 

e resident evil 4 (remake)

(OBS: eu sofro mais no roblox doq qualquer outro jogo listado ai por conta do processador)

A descrição do cenário, pelo menos pra mim, ainda não é o suficiente para determinar se o gargalo principal está na GPU ou no processador. Isso porque o monitor possibilita ajustes gráficos mais altos, o que, em teoria, melhoraria o equilíbrio colocando um pouco mais de esforço na placa gráfica, e balancearia mais a performance em um jogo que já não faz um uso muito bom de processador, como o colega disse.

Alguns cenários de teste que eu proporia para analisar melhor a situação:
1. Travar o jogo a 120fps. Depois, verificar com MSI Afterburner o nível de uso da GPU e da CPU. Quem estiver com uso mais alto é o gargalo nas configurações atuais.

2. Ainda com FPS travados, colocar o jogo no maior ajuste gráfico possível. Isso estressa a GPU e tira o peso do gargalo do processador. Depois, testar com os FPS desbloqueados.

3. Fazer o contrário do ajuste 2, e desbloquear os FPS só depois também.

• DiF alterou o título para I7 4790k com GTX 1650 SUPER apresentando gargalo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...