Ir ao conteúdo

Recomendação de placa de vídeo para emuladores: GeForce 9800 GTX+ ou GTX 550 Ti

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Opa bom dia, tudo bom?

Estou querendo montar um PCzinho para jogar uns emulares antigos, pretendo montar num gabiente de IBM PC-XT ou algo parecido.. acho será um kit Xeon e a placa de vídeo me surgiu algumas opções:

9800 GTX = 80 pilas
9800 GTX+ = 100 pilas
GTX 550 ti = 100 pilas

Todas com 1gb, qual delas dará mais fps ou melhor estabilidade para emulares de Nintendo 64, PS1, PS2 etc. 

• Solução
Postado

GTX 550 Ti é a melhor das 3 sem dúvidas. Mas não espere que ela consiga muita coisa no emulador de PS2, porque apesar de ser um console já bastante antigo, sua arquitetura é bastante complexa e existem jogos específicos que dão trabalho para serem emulados até em hardwares modernos.

O emulador PCSX2 continua em ativo desenvolvimento até nos dias de hoje, e os desenvolvedores procuram sempre tirar proveito de tecnologias modernas para melhor o desempenho do emulador. Atualmente as melhores APIs para o emulador de PS2 são DirectX 12 e Vulkan, mas isso só se você tiver uma placa de vídeo recente que tenha um suporte mais completo para essas APIs, se não o desempenho pode ficar prejudicado. Na emulação, o tipo de API e o nível de suporte da placa de vídeo para essa API pode interferir até na forma com que o emulador usa o processador, podendo até forçar gargalo de CPU. Existem jogos de PS2 com quantidades de draw calls bem acima da média em relação a jogos mais comuns do mesmo console onde é necessário utilizar DirectX 12 ou Vulkan para aliviar o uso de CPU.

• Obrigado 1
  • KairanD alterou o título para Recomendação de placa de vídeo para emuladores: GeForce 9800 GTX+ ou GTX 550 Ti
Postado

@GuilhermeGB Muitíssimo obrigado pelas informações, eu realmente estava na dúvida entre a 9800gtx+ e a 550ti, pois não achei comparativos entre elas na internet, somente entre a 9800gtx normal.. como a serie 9000 é mais antiga e não tem suporte ao directx 12, realmente dá uma boa vantagem para a 550ti, também achei no olx uma GTX 460 por 120 reais, parece ser um pouco melhor que a 550ti, mas eu acho que se eu continuar procurando dá pra achar placas melhores por 100 pilas.. uma vez achei uma GTX 650ti boost por 100, só que é beem raro de achar nesse preço mesmo.

@abertossi Opa, então cara, tenho um kit x79 Xeon aqui que tá parado, 16gb ram, Xeon 2640, a fonte eu to pensando em comprar uma OCZ 500w por 100 pila, SSD tenho um de 120gb parado aqui, HD de 500gb... O orçamento é tipo uns 200 reais (tirando o gabinete, que ainda não achei o que eu quero) aí seria 100 pra fonte e 100 pra placa de vídeo.. esse PC eu queria montar só com peças velhas mesmo, minha ideia inicial era a seguinte (só faltaria a grana kkkk): Phenom II X6 1090t com uns 4ghz, ASUS Crosshair III Formula, 16gb ram 2000mhz, Noctua NH-L9x65,  Crossfire HIS HD 6970 fan 2gb, Fonte OCZ Z 1000w, RAID 0 de 6 HDs 1tb 7200rpm, Gabinete IBM PC-XT, e para finalizar, três monitores de tubo 🙂 kkkkk   infelizmente querer não é poder.. mas algum dia monto um projeto nesse nível

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, CaioLCamargo disse:

Muitíssimo obrigado pelas informações, eu realmente estava na dúvida entre a 9800gtx+ e a 550ti, pois não achei comparativos entre elas na internet, somente entre a 9800gtx normal.. como a serie 9000 é mais antiga e não tem suporte ao directx 12, realmente dá uma boa vantagem para a 550ti, também achei no olx uma GTX 460 por 120 reais, parece ser um pouco melhor que a 550ti, mas eu acho que se eu continuar procurando dá pra achar placas melhores por 100 pilas.. uma vez achei uma GTX 650ti boost por 100, só que é beem raro de achar nesse preço mesmo.

Com certeza ela se dará muito melhor na emulação do que uma 9000, tanto em poder bruto quanto em suporte. Mas o suporte dela a DirectX 12 não é DirectX 12, ele é feature level 11, ou seja, é um DirectX 11 mascarado de 12. A 550 Ti também não tem suporte a Vulkan, placas da serie 600 já tem Vulkan, apesar de ser um suporte básico. Por não ser um suporte completo, em algumas situações o desempenho não será tão bom quanto deveria, mas em alguns deverá ser melhor do que em APIs mais antigas como OpenGL/DirectX 11.

Pra resumir: você ainda conseguirá rodar boa parte dos jogos sem problemas, mas alguns infelizmente vão ficar injogáveis. A forma atual como o PCSX2 renderiza os gráficos dos jogos demanda bem mais GPU do que deveria, principalmente quando você faz upscale de resolução, então talvez em alguns jogos você só irá conseguir jogar na resolução nativa ou em 2x nativa.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Certissimooo 🙂 vou procurar alguma GTX da serie 600 mesmo, com suporte melhor ao DirectX e ao Vulkan, algum dia aparece por uns 100zão.. to esperando aparecer também uma GTX 660ti na casa dos 150, aí é só alegria kkkkk mas eu não iria precisar de uma placa muito melhor que isso mesmo, como será voltado para jogos antigos, pretendo usar um monitor de tubo kkkkk então rodando o jogo em 800x600 a 60 FPS será maravilhoso, além de que o monitor de tubo dá um visual único e nostálgico para os jogos.

• Curtir 1
Postado

@CaioLCamargo Meu antigo PC, que agora uso pra trabalho, com Core i5 3470 + GTX 660, roda Gran Tursimo 4 em resolução 3x nativa com modo Vulkan usando 30-50% da GPU, mas se eu rodar em DirectX 11 o uso da GPU sobe para 75-95%. Para efeito de comparação, a GTX 660 tem praticamente o dobro de desempenho de uma GTX 550 Ti.

Gran Turismo 4 é um exemplo de jogo que não é tão pesado de se emular, mas é ao mesmo tempo um dos que possui os melhores gráficos daquela geração. Se seu PC conseguir rodar bem o GT4, você conseguirá rodar bem a maior parte da biblioteca do PS2.

OBS: Eu sempre falo do PS2 porque os outros emuladores que você citou são bem mais tranquilos de rodar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!