Ir ao conteúdo

minhas fan não sai de 21% e o vrm 1000

Ir à solução Resolvido por Mengineer,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu estava reparando as minhas fans da placa de Vídeo sempre fica 21% e o vrm 1000 mesmo eu estando em 100% de uso, parece que algo da BIOS da placa ta limitando, e a única coisa que consigo mudar e a velocidade pelo msi afterburne, porém so quando abro ele, mas o vrm continua 1000 mesmo mudando la, ja olhei no amd adrenalin, e la ta desativado a opção de fans, e mesmo assim ainda ta apresentando problemas.

IMG_20241205_223411~2.jpg

IMG_20241205_223423~2.jpg

• Curtir 1
Postado

Adquiri um gestor de ventoinhas, conecta SATA (força) nele + cada ventoinha necessária nele com 4 knobs (espécies de botões rotatórios); talvez se a ventoinha da sua placa gráfica estiver ligada neste aparelho PCI (ele não conecta na PCI da placa-mãe, mas é para fixar na parte traseira do Pc, você pode tentar aumentar a rotação gradualmente, até chegar a onde você deseja. É uma ideia, não sei se para você vai funcionar, para mim, chegou hoje e funciona 100%, de novo, para mim funcionou, eu apenas comentei, mas não vou dizer: faça isso, seria na minha opinião não bacana, visto estes gestores serem algo que sei lá, vai que não dá para qualquer caso e pode até atrapalhar, enfim.. eu comprei e gostei, tudo silencioso e boas temperaturas no Pc, apenas mencionei como uma curiosidade, agora essa limitação é um tanto quanto estranha, você recebeu algum upgrade surpresa nessa placa? Caso sim, pode ser isso, mas não recomendo mexer nisto também não, necessariamente, porque BIOS é problema quando realmente dá problema.

Boa sorte.

• Curtir 1
Postado

opa 
qual seu setup ?

e como começou isso ?
funcionava de boa antes ?

trocou alguma peça do pc e não formatou ele ?

e não entendi o (vrm continua 1000)
seria vrm da placa-mãe em 100 graus isso ?

tentou reinstalar o adrenalin ?

Postado

@Mengineer @Mengineer e uma ideia boa ideia mano, mas daria muito trabalho kkk, eu queria mesmo era tentar resolver de maneira mais simples, tenho medo de uma hora ela superaquecer e queimar, ela chega a pegar, 93g jogando,e ela não teve nenhum upgrade supresa:(

• Curtir 1
Postado

@juhniu o setup é um, rx5700 triple fan ASUS, x470 Ryzen 5 5600x , 2 pente 8gb 3200mhz, e na verdade falei errado, e o rpm da fan, n vrm kkkkkk, e eu nunca tinha reparado isso das fans, fui ver isso hoje.

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, Kamito disse:

@Mengineer @Mengineer e uma ideia boa ideia mano, mas daria muito trabalho kkk, eu queria mesmo era tentar resolver de maneira mais simples, tenho medo de uma hora ela superaquecer e queimar, ela chega a pegar, 93g jogando,e ela não teve nenhum upgrade supresa:(

Eu comprei do Aliexpress, em até 2 semanas chegou; 4 knobs e uns 8 lugares 4-pinos para ligar fans. Mesmo os de 3-pinos funcionam. Então você vai girando os knobs e vai aumentando ou diminuindo... eu tentei no máximo por curiosidade e o que girava bastante girou bem mais, mas como eu trabalho on-line e em volumes baixíssimos com áudio professional e minha audição é muito aguçada, eu fico incomodado com certos barulhos. Logo, isto foi e é a solução ideal para mim. Porém, eu não estou recomendando, apenas mencionando. Pode ser que não funcione ou até te atrapalhe, mas no meu caso, deu muito certo.

Detalhe: existem tecnologias, pelo que sei, que auto regulam ventoinhas, seja em GPU, ou fonte, por exemplo... e no caso das fontes mesmo talvez nada possa ser feito, vai regular, querendo ou não, vai que é o caso. Eu li também que placas podem aguentar até 120 graus Celsius e na época que eu tive uma HD 4850 chegava fácil em 89 graus e eu ficava jogando normalmente. Porém, não sei se a sua placa aguenta até 120 graus ou se caso aguente é direto...

• Curtir 1
Postado

@Mengineer creio que 120 graus ela desliga, vou tentar fazer isso que você falou, tem o link onde você comprou no Aliexpress? Vou tentar, tenho medo de perde a placa por bobeira, vai que ocorre bem, igual a você kkk.

• Curtir 2
  • Solução
Postado
6 horas atrás, Kamito disse:

@Mengineer creio que 120 graus ela desliga, vou tentar fazer isso que você falou, tem o link onde você comprou no Aliexpress? Vou tentar, tenho medo de perde a placa por bobeira, vai que ocorre bem, igual a você kkk.

Antes apenas o cooler do processador ligado... agora liguei todas as fans existentes em velocidade reduzida, barulho menor, quase nulo & o CPU me dá a surpresa depois do teste do prime95 por 20 minutos num dia quente, 69 graus no pico em estresse extremo checando pelo Hwinfo; num outro dia mais frio 73.. ele aguenta até 105, mas eu fiz um ajuste no BIOS baixando a tolerância para uns 86, enfim... bem contente aqui. Posso até por mais fans se quiser e ajustar nos knobs sem barulheira, fica elegante na parte traseira do Pc, porém, não vai colocado em Pci, é apenas o formato para encaixe mesmo na parte de trás do Pc. Eu gostei muito do resultado. Só que se for ser de 3-pinos precisa por de acordo. Ele tem partes que são seções de 4-pinos, se for um conector 3 você precisa pular um dos dentinhos, encaixando perfeitamente, o que é 4 vai normal na seção, na próxima precisa ver qual dentinho pular se for 3-pinos, precisa do encaixe casar com a parte de plástico abaixo dos dentinhos. É bem bacana.

Mas como dito, é um comentário, eu não estou recomendando...

O link foi pedido, então estou mandando o nome dele, o link não estou conseguindo por: 

Botão do controlador de velocidade para o ventilador do chassi do computador, ajustar 3Pin, 4Pin Fan Hub, alta precisão, bom desempenho, tipo múltiplo - AliExpress 7

Produto: choice, tem de 1 knob só com conexão Sata, outro de 1 só com outra conexão, então 4 knobs Sata e outro com 4 knobs na outra conexão, eu comprei o com 4 knobs Sata.

Nome da loja: 

CC Surprise Digital Store

4-knobs-ali.png

• Obrigado 1
Postado

Os conectores dos cabos das fans da GPU são JST com espaçamento de 2 mm.

Os conectores nesse controladora de RPM de fans do AliEx ė padrão PWM com espaçamento de 2.5 mm.

Pense como vai ligar um no outro.

Além disso esse controlador de RPM do AliEx é uma "tecnologia" antiga, que foi moda a uns 10 anos, desnecessário para placas atuais 

Uma curva de fans no MSI Afterburner deixa os fans mais agressivos.

Em 05/12/2024 às 22:53, Kamito disse:

...chega a pegar, 93g jogando,e ela não teve nenhum upgrade supresa:(

Qual o gabinete usa? Se tem fans instaladas em qual orientação?

Em muitos casos temperaturas altas são culpa de gabinete ruim.

Postado
Em 07/12/2024 às 07:40, Kamito disse:

@Mengineer meu sonho ela ficar fria assim kkk, e as minhas são de 3 pinos, vou comprar e esperar chegar, muito obrigado pela ajuda, agradeço!.

para ver: cooler de 34 reais, parece uma 'nave', ela não é padrão que apenas encaixa, você devagarzinho encaixa certinho, coloca trava, aperta cada trava, dai igual nos AMD você fixa as abas e prensa... cooler que propicia os 69 graus em estresse do processador em dia quente. Não preciso de watercooling, apenas futuramente Xeon ou i7, decidindo aqui. Acho que i7-3770s.

Em 07/12/2024 às 10:51, 1lokos disse:

Os conectores dos cabos das fans da GPU são JST com espaçamento de 2 mm.

Os conectores nesse controladora de RPM de fans do AliEx ė padrão PWM com espaçamento de 2.5 mm.

Pense como vai ligar um no outro.

Além disso esse controlador de RPM do AliEx é uma "tecnologia" antiga, que foi moda a uns 10 anos, desnecessário para placas atuais 

Uma curva de fans no MSI Afterburner deixa os fans mais agressivos.

Qual o gabinete usa? Se tem fans instaladas em qual orientação?

Em muitos casos temperaturas altas são culpa de gabinete ruim.

Então, mas o Afterburner é software, isto é algo físico, eu prefiro físico do que software, é algo que você controle independente do sistema. Mas se a conexão não é a mesma, daí teria que ver se um adaptador existe mesmo, porém, ele pode usar para outras fans.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!