Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, comprei a placa de vídeo RX 7600 da gigabyte e chegou nessa terça-feira, desde então ainda não consegui utiliza-la nos jogos que eu gosto (fps) testei no Valorant e Overwatch, e bizarro o quanto o fps cai e trava. Troquei uma RX 580  8GB por ela, que só resolvi abandonar pois não está dando vídeo mais (apesar de ligar normalmente as ventoinhas e tudo mais). Enfim, a média de FPS no Valorant é 50.

Meu setup é o seguinte:

Processador: Intel® Xeon® E5-2666 v3 @ 2.9 GHz
Cooler: IWONGOU RGB 2 Heat Pipes 4PIN

Placa de vídeo: Gigabyte RX 7600 GAMING OC 8GB GDDR6 128BITS
Placa-mãe: Machinist X99 Pr9 
Memória: Kllisre DDR4 8GB 3200 (2x 16GB)
HDs: wdc wd10ezex-00bbha0
SSDs: -
Fonte: Pcyes ATX Electro V2 Series, 500W Real, 80 Plus White
Operacional: Windows 10

Alguém sabe se fiz burrada ou se a placa veio com defeito mesmo? Estou pensando em devolve-la e investir em alguma da NVIDIA, pois complicado AMD só me trouxe dores de cabeça desde da minha RX 580...

Postado

Cara existem fator de gargalo não sou muito fan dos Xeon porém acredito que seja seu processador não esta dando conta da placa em eu não sou fan de placas de Vídeo amd somente de processador porém essa placa de Vídeo ai e muito boa mesmo. Mais o processador acredito seja o vilao ai ta as memórias ram estão 100% te garanto que e o processador não esta conseguindo acompanhar sua placa de Vídeo

• Coordenador
Postado

@jubudinha Seja bem-vindo ao Clube do Hardware. 🙂

Primeiramente, você precisa ter em mente que o desempenho que obterá será inferior ao que observa em benchmarks. Em alguns jogos, bastante inferior. Primeiramente porque esse processador não consegue extrair todo o potencial da RX 7600. Ele tem muitos núcleos e threads, mas o desempenho de cada um é bastante baixo para os padrões atuais.

Além disso, porque você está usando uma placa de vídeo PCI-Express 4.0 x8 em um slot PCI-Express 3.0 x16, ou seja, a placa irá operar em PCI-Express 3.0 x8. Se a plataforma tivesse o recurso de Resizable BAR (ReBAR) / Smart Access Memory (S.A.M.), a perda seria pequena. Mas, como não tem, pode variar entre algo muito pequeno até uma pancada de quase metade do desempenho. Ou seja, a placa vai operar em condições bem limitantes na sua máquina. Inclusive, em jogos que estouram a VRAM (que não é o caso dos dois que você citou), a falta desse recurso poderá até mesmo causar stutters:

A RTX 4060 da Nvidia entraria exatamente no mesmo caso, já que também é PCI-Express 4.0 x8. A RX 580 8GB era x16 e não sofria desse problema. No mais, quais problemas você teve com a RX 580? Se for um modelo do AliExpress, esse tipo de coisa é até esperada, já que as placas chinesas vendidas por lá são construídas a partir de chips reciclados que foram surrados em mineração (e, portanto, não tendem a durar).

Você removeu os drivers de vídeo com o DDU e instalou a versão mais atual para a RX 7600 do site da AMD? Se não fez isso, esta pode ser a principal causa do problema.

E a máquina está sem SSD? Um HDD convencional, ainda mais se for antigo, pode certamente causar travadas tendo que suportar tanto o sistema rodando quanto os jogos.

Por fim, placas de vídeo da Gigabyte (tanto AMD quanto Nvidia) estão com problemas crônicos na iluminação ultimamente:

• Curtir 2
Postado

Primeiramente, gostaria de agradecer a resposta foi bem informativa cheia de quesitos que eu não fazia ideia.

Sim, minha RX 580 foi comprada no Alie, desde o primeiro uso nunca foi as mil maravilhas, mas quebrou o galho durante 2 anos. 

Fiz a instalação limpa do driver usando o DDU, até ativei a opção que não permite o Windows instalar algum driver e instalei a ultima versão do driver da AMD. Até cheguei a repetir o processo e instalei um driver de versão anterior pensando que talvez fosse problema de driver (uma vez que já tive esse problema com a RX 580 e a AMD é conhecida por isso).

Por último, estou sem SSD pois pretendia comprar um quando trocasse minha placa de vídeo, já que até o momento a minha RX 580 estava segurando a barra.

No meu caso, comprar um SSD e trocar apenas o processador resolveria o problema ou apenas melhoria um pouco? Ou se faz necessário comprar uma placa-mãe nova também?

• Coordenador
Postado

Eu tentaria a instalação do SSD sim. Eu apostaria que o HDD pode ser a causa das travadas (além de ser sofrido de usar para sistemas operacionais modernos).

Quanto ao processador, não faz sentido investir nessa plataforma. Nenhuma opção trará ganhos relevantes. O que falta aí é desempenho por núcleo, porque há uma combinação de fatores: 1) arquitetura antiga; 2) pouco cache para os padrões atuais; e 3) clock baixo. Outro Xeon dessa época terá os mesmos problemas. Em jogos que não são limitados por núcleos, o desempenho será inferior ao de um Core i5 de 4ª Geração, por exemplo.

Essas plataformas Xeon são viáveis para placas de vídeo mais simples. Querendo ou não, a RX 7600 já força a barra, ainda mais ao considerar a limitação no slot. Estamos falando de uma placa bem mais rápida que uma GTX 1080 Ti (por exemplo), em um sistema de 2014.

Em resumo, compensa trocar o SSD e testar. Se resolver as travadas, vai ajudar, por mais que seu sistema não consiga aproveitar todo o desempenho da placa (especialmente em jogos que dependem muito do desempenho single core, como Valorant). Mesmo com a limitação, a média de FPS também deveria ser bem maior que 50.

No futuro você pode considerar a troca do kit (placa-mãe, processador e RAM). Aqui no fórum não costumamos recomendar esses kits Xeon justamente por conta dos pontos apresentados. Núcleos e threads são importantes, mas não adianta ter vários e, ao mesmo tempo, não ter um bom desempenho por núcleo.

• Jasiel alterou o título para Valorante e Overwatch com desempenho ruim após instalação da AMD RX 7600

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...