Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu setup:
ASRock a320m-HD
Ryzen 3 2200g
rx 570 msi 4gb
2x 8gb DDR4 2667mhz
fonte 500w gamemax gm500

Tenho este computador a uns 3 anos ou mais, e queria dar uma melhorada nele, acontece bastante de eu não conseguir jogar alguma coisa por conta da cpu, queria algumas sugestões do que fazer, já que a placa-mãe é bem velhinha e não da pra colocar um processador muito bom nela.

Inicialmente tinha pensando em só trocar o processador por um Ryzen 7 5700, ou o 5700x que por mais que não conste na lista de cpu compatíveis no site da fabricante acabei achando um vídeo de um cara que colocou uma na mesma placa que a minha.
Porém fui aconselhado a não comprar esse processador por ele ser capado, queria mais algumas opiniões, e algumas sugestões de upgrade, placa-mãe + processador, gastando até uns 2000, mas com um equilíbrio pra não comprar um processador muito acima das capacidades da minha placa de vídeo, já que só vou continuar com esse pc por mais uns 5 anos antes de trocar por um de orçamento bem maior.

lista de CPUs compatíveis segundo o site da fabricante:
https://www.ASRock.com/mb/AMD/A320M-HD/index.br.asp#CPU

anexei também uma print sobre o vídeo que citei + preocupação sobre temperatura.

Screenshot_12.png

Screenshot_11.png

• Batata Defumada alterou o título para Sugestão de upgrade de CPU e placa-mãe até R$2.000,00
  • Moderador
  • Solução
Postado
46 minutos atrás, Guilherme Ribeiro74 disse:

Porém fui aconselhado a não comprar esse processador por ele ser capado

É isso mesmo, o 5700 não vale a pena, se eu fosse você eu focaria no 5700X ou 5700X3D, até porque seu orçamento permite.

Placa-mãe tem algumas boas opções, a MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi é bem competente, tem muitos recursos, VRM de qualidade e vem com Wi-Fi e Bluetooth, só que o preço tá meio salgado, R$800,00 à vista.

Pensando em uma B450M, que já é bom o suficiente, dá pra ir na MSI B450M Pro-VDH Max, por exemplo.

Nada impede de você também comprar o processador e testar na placa-mãe que você já tem, com a BIOS devidamente atualizada, e aí monitorar as temperaturas e a performance. Se for só pra jogos talvez o VRM não esquente tanto, quem sabe você pode até comprar um dissipador pro VRM.

Em relação ao cooler para o processador eu recomendo o DeepCool AG400, atualmente está com um bom preço (R$130,00).

46 minutos atrás, Guilherme Ribeiro74 disse:

mas com um equilíbrio pra não comprar um processador muito acima das capacidades da minha placa de vídeo, já que só vou continuar com esse pc por mais uns 5 anos antes de trocar por um de orçamento bem maior.

Então, tanto o 5700X quanto o 5700X3D são um tanto quanto desproporcionais em relação à sua GPU, mas isso pouco importa, sinceramente. Não vale a pena comprar um processador mais fraco só pra tentar "equilibrar" as coisas, até porque o processador tem a própria carga de trabalho que diz respeito somente a ele sem qualquer vínculo com a GPU, alguns jogos são mais exigentes em CPU, por exemplo. Processador não existe só pra empurrar frames, ter uma CPU com mais núcleos e threads, com mais cache e outras coisas, nunca vai ser um desperdício.

Além disso, talvez em um futuro não tão distante você resolva fazer um upgrade de GPU, antes de decidir fazer uma renovação completa no PC, e aí pode valer a pena ter escolhido um processador competente. Mas antes disso você precisa fazer o upgrade da fonte, porque essa Gamemax aí não é confiável e é de baixa qualidade.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...