Ir ao conteúdo

Upgrade até R$ 2.000: Ryzen 5 1400, 16GB e GeForce GTX 1050Ti, o que mudar?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

De forma breve, sempre tenho alguns problemas com jogos que requer maior configurações com o spec atual do meu PC. Exemplo: GTA V, Path of Exile, Diablo 4.

Buscando um FPS mais estável no Path of Exile 2, sem necessidade de gráfico elevados, resolvi fazer um upgrade.

Meu spec:

Processador: AMD Ryzen 5 1400
Medida de frequência do processador (core0): 2.79 GHz
Número de núcleos: 4 física(s), 8 lógica(s)
Socket do Processador: Socket AM4 (1331)

Placa-mãe: MAXSUN MS-TZZ A320M.2-VH

Memórias: 16 GB memória total tipo DDR4 para 2.4 GHz

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti

HD: 2x SSD SATA totalizando 400 GB

O que me indicam? Consigo trocar apenas o processador pra algo que valha a pena? Caso não, quanto ficaria com a placa-mãe?

Valendo a pena trocar a placa de vídeo, acho que já sai do meu orçamento. Não é mais meu foco principal em jogos hoje em dia

Agradecido desde já.

Postado

Trocar de CPU já vai ajudar a melhorar o desempenho no GTA V online, por exemplo, que pesa bem em processador. Mas no caso do Path of Exile 2, sua placa de vídeo está exatamente nos requisitos mínimos (GTX 960 = GTX 1050 Ti), então não sei se trocar de CPU sozinho vai fazer seu PC atingir taxas de FPS tão boas. Os requisitos mínimos dos jogos hoje em dia geralmente focam em 1080p mínimo a 30+ FPS.

Postado

@Tiobilly9106 você pode começar com processador e trocar a placa de vídeo depois. Mas como você tem RAM de 2400MHz, pode ser que o desempenho de CPUs mais novos fiquem um pouco abaixo da média, pois eles são pensados para serem usados com RAMs de 3200MHz. Você pode tentar fazer um overclock para 3000MHz ou algo próximo pra não precisar comprar novas RAMs.

Se sua placa-mãe fosse melhorzinha você poderia trocar o CPU e deixa-la de lado, porém eu não sei como ela se comportaria com um CPU um pouco mais potente, o VRM dela parece um pouco simples demais. Também nem sei se existe atualização de BIOS pra ela suportar CPUs mais novos, não achei na sobre ela no site da MAXSUN.

Pra você não gastar tanta grana nesse primeiro upgrade e sobrar mais para placa de vídeo, minha recomendação seria:

Ryzen 5 5500 - R$530

MSI A520M A PRO - R$439

A placa-mãe é simples, porém ela ainda aguentaria um futuro upgrade para o Ryzen 7 5700X3D, o "melhor" CPU para jogos do soquete AM4. Isso caso você queira pegar um mais pra frente, se não pode ir direto para AM5 quando os preços estiverem melhor.

Postado

Eu pensei em pegar um Ryzen 7 mesmo e pode ser que a placa-mãe também. Eu queria já fazer um upgrade um pouco maior no CPU e se necessário a placa-mãe.

Após isso, pensar na placa de vídeo, por que tá bem caro e imagino que pra dar o upgrade de valor seria  R$ 2.000,00 mais.

Estou com a codição pra dar um upgrade melhor no CPU no momento, acho que queria algo mais valioso que pela faixa de R$ 500.

Postado
4 minutos atrás, Tiobilly9106 disse:

Eu pensei em pegar um Ryzen 7 mesmo e pode ser que a placa-mãe também. Eu queria já fazer um upgrade um pouco maior no CPU e se necessário a placa-mãe.

O único Ryzen 7 que vale a pena comprar para jogos é o Ryzen 7 5700X3D. Atualmente ele custa por volta de R$1.400 (se for pra pega-lo agora), e não vem com cooler, e o cooler padrão da AMD não seria ideal pra ele. Você pagaria mais uns R$150 em um cooler decente pra ele, e mais R$450 numa placa-mãe mais simples com aquele acima, então ficaria justamente próximo dos R$2.000.

5 minutos atrás, Tiobilly9106 disse:

Após isso, pensar na placa de vídeo, por que tá bem caro e imagino que pra dar o upgrade de valor seria  R$ 2.000,00 mais.

Até uma RX 6600 de R$1.300 já seria um grande salto em relação a sua GTX 1050 Ti, mais ou menos o dobro de performance (em alguns casos até mais). Mas tem que analisar as opções na hora que você for comprar.

Postado

Pegar a placa-mãe MSI A520M A PRO, que é mais simples, pra por exemplo fazer esse upgrade Ryzen 7 5700X3D e RX 6600, com minhas memórias RAMs atuais, qual poderia ser meu suposto motivo pra ter pego outra melhor agora?

Provavelmente eu consiga manter esse cooler, né?

Imagem do WhatsApp de 2024-12-11 à(s) 18.30.51_de899a41.jpg

Postado

Eu tinha esse 1400, bixo limitava bastante em alguns jogos. Sua gpu + placa-mãe + fonte também não é aquelas coisas. Se você for melhorar só o cpu e nada no resto, até um 2600 já vai ter uma melhora mas eu iria de 3600 pelo menos. Agora se você for melhorar o restante (não estou considerando a placa-mãe neste caso), o próprio 3600 já aguentaria empurrar um RX 6600, porém claro que seria melhor um cpu mais novo mas há a questão de, sua placa-mãe suporta um Ryzen 5000? Olhar no site da placa-mãe pra ver se saiu atualização de BIOS para suportar os Ryzen 5000.

Resumindo minha enrolação:

1. Se for ficar com sua placa-mãe + gpu + fonte: pega um 2600 ou um 3600 (só ver se teu cooler aguenta. Se não, é trocar).

2. Se tiver disposto a um upgrade maior (o que pelo que tu falou não é muito o caso), seria legal mudar a fonte e a gpu, e de preferência manter a placa-mãe se aceitar Ryzen 5000. E mesmo que aceite, não pegue Ryzen 7, A320 não tem construção suficiente para manter um Ryzen de consumo alto, nem que seja um Ryzen 7 de segunda geração. Pegue um Ryzen 5 5500, 5600 no máximo e olhe lá. Se não suportar 5000, pega um 3600.

Postado

Então meus planos agora mudaram um pouco, estou achando que vou fazer um upgrade melhor de cpu + placa-mãe agora, perto de 2 mil, até um pouco mais e aguardar uns meses e pegar uma gpu + fonte e depois subir a RAM pra 32.

Já passei estresse por upgrade picado, pra aproveitar peça que tenho, como aconteceu com a 1400, mas isso a um bom tempo atrás.

Então espero outras recomendações, por pesquisar pela internet e com apoio de vocês pensei em:

1. Opção AM4:
Ryzen 7 5700X3D + MSI B550M Pro-VDH WiFi

ou

2. Opção AM5:
Ryzen 5 7600 (1500 na pichau) + MSI PRO B650M-P

Estou em um pensamento certo? O que me indicam?

Imagino que isso já vai estabilizar um pouco o FPS pra jogar por agora.

Obs.: Uso fonte corsair CX430.

Postado
19 minutos atrás, Tiobilly9106 disse:

Então meus planos agora mudaram um pouco, estou achando que vou fazer um upgrade melhor de cpu + placa-mãe agora, perto de 2 mil, até um pouco mais e aguardar uns meses e pegar uma gpu + fonte e depois subir a RAM pra 32.

Já passei estresse por upgrade picado, pra aproveitar peça que tenho, como aconteceu com a 1400, mas isso a um bom tempo atrás.

Então espero outras recomendações, por pesquisar pela internet e com apoio de vocês pensei em:

1. Opção AM4:
Ryzen 7 5700X3D + MSI B550M Pro-VDH WiFi

ou

2. Opção AM5:
Ryzen 5 7600 (1500 na pichau) + MSI PRO B650M-P

Estou em um pensamento certo? O que me indicam?

Imagino que isso já vai estabilizar um pouco o FPS pra jogar por agora.

Obs.: Uso fonte corsair CX430.

Olha, eu particularmente ficaria no AM4 por agora. Porém não sei como essa fonte sua vai se comportar com um Ryzen 7 5700x3d hipotetico. Como você disse que não tem mais tanto foco em jogos, pode pegar um 5600 + B550 (pode ser a b450, mas se não enganado elas não tem PCIE 4.0), depois uma fonte de uns 550w e uma gpu boa.

Mas igual eu comentei antes, dependendo de como estiver o suporte de CPUs da sua placa-mãe, poderia usar ela com um 5500 (ou se n tiver suporte, um 3600), também trocar a fonte e a gpu. Depende muito do quais jogos você quer jogar e quanta longevidade pra tais jogos. Vai querer jogar os triple A recentes e os futuros? Há essas questões também.

Postado

Não tenho foco pra jogos, mas volta e meia fico arrependido por não ter investido antes, como o Path of Exile 2.

Agora estou pensativo sobre não fazer isso de novo. como disse antes.

Visto que vou precisar trocar a fonte no futuro, posso pensar em trocar ela agora também.

Você acha que o Ryzen 5 5660 já é um bom avanço, com boa expectativa de usar por algum tempo? Eu não procuro gráfico altos, até por isso usei 1400 por muito tempo rsrs.

Então talvez eu esteja pensando na longevidade, só vou tentar ficar menos incomodado por não ter investido um pouco mais, coisa de 500 reais ou algo a mais nesse upgrande

Postado

@Tiobilly9106 devido a enorme diferença de preço entre o Ryzen 5 5500 e Ryzen 5 5600, eu acho que o 5500 vai acabar sendo mais negócio pra você, principalmente porque você é um jogador mais casual, jogo games mais específicos e tal. Já será um grande salto de desempenho sair do Ryzen 5 1400 para o Ryzen 5 5500.

Se sua placa-mãe possuísse suporte pelo fabricante para versão de BIOS, eu diria até pra você arriscar manter a mesma placa com o novo CPU, só atualizando a BIOS. Mas eu não encontrei nem sinal da sua placa no site da Maxsun. E fica a dica para futuras compras: não compre placas chinesas. Além da construção ser abaixo da média, o suporte também costuma ser precário. Se você pegar uma placa ASUS de 10 anos atrás, por exemplo, até hj você encontra os arquivos de BIOS no site do fabricante.

Postado

Acho que estou disposto a pagar por uma CPU de preço mais elevado, agora estou mais disposto a investir pra jogo, pra evitar risco de arrependimento. Tipo assim, coloquei em mente pagar até R$ 1.500 e agora voltar pro CPU de R$ 700, entende rsrs? Tirando o gasto com a placa-mãe e possivelmente fonte.

No caso então eu precisaria trocar a minha fonte, pegando um processador perto de R$ 1.500, né? Ou só depois de trocar a 1050 TI? Como exemplo o Ryzen 7 5700X3D ou algum outro, tinha pensado no Ryzen 5 7600, mas com orientação acima de não ser uma boa a se pensar agora.

Vou atualizar que:

Quero investir R$ 2.500 neste upgrade, sendo:

CPU + placa-mãe + Fonte (que imagino ser necessário né)

Fonte atual: Corsair CX430

Obs.: Daqui três a seis meses eu dou outro upgrade de GPU.

Postado

@Tiobilly9106 o Ryzen 5 7600 em jogos equivale a um Ryzen 7 5700X3D. O detalhe é que o Ryzen 7 5700X3D trabalha com memória DDR4, pra você pegar um Ryzen 5 7600 você será obrigado a comprar novas memórias DDR5, que estão custando o dobro das memórias DDR4 no momento. Se for pra investir em RAM DDR5, eu já indico pro usuário pegar logo um kit de 32GB, um bom kit dessa capacidade chega fácil nos R$1.000, só de memória. Mas fazendo esse tipo de investimento você teria possibilidade de pegar outros CPUs no futuro mantendo a placa-mãe AM5 e a RAM DDR5. A plataforma AM4 já está "morta", o 5700X3D é o melhor processador pra jogos que você vai conseguir nela.

A ideia de pegar um 5700X3D com placa MSI B550M PRO-VDH (com ou sem WiFi) é boa. Você pode manter suas RAMs, mesmo que sejam de 2400MHz, o CPU 5700X3D não é tão afetado pela velocidade de RAM mais lenta igual os CPUs Ryzen normais (sem "X3D").

A potência de 430W da sua fonte não é problema para a configuração que você tem no momento, nem mesmo com novos CPUs. Porém o modelo CX430 é uma fonte de entrada antiga, então você já deve ter essa fonte há muitos anos. Você poderia troca-la por questões de segurança, uma opção ideal seria a Rise Mode Zeus 550W, uma das melhores opções abaixo de R$300. Uma configuração de nível intermediário não necessita de mais do que 550W. Mesmo se você colocasse nesse PC uma RTX 4070, 550W ainda aguentaria.

https://www.kabum.com.br/produto/525053/fonte-gamer-rise-mode-zeus-550w-80-plus-bronze-modular-pfc-ativo-preto-rm-psu-01-bz-550

Postado
23 minutos atrás, Tiobilly9106 disse:

Acho que estou disposto a pagar por uma CPU de preço mais elevado, agora estou mais disposto a investir pra jogo, pra evitar risco de arrependimento. Tipo assim, coloquei em mente pagar até R$ 1.500 e agora voltar pro CPU de R$ 700, entende rsrs? Tirando o gasto com a placa-mãe e possivelmente fonte.

No caso então eu precisaria trocar a minha fonte, pegando um processador perto de R$ 1.500, né? Como exemplo o Ryzen 7 5700X3D ou algum outro, tinha pensado no Ryzen 5 7600, mas com orientação acima de não ser uma boa a se pensar agora.

Vou atualizar que:

Quero investir R$ 2.500 neste upgrade, sendo:

CPU + placa-mãe + Fonte (que imagino ser necessário né)

Fonte atual: Corsair CX430

Obs.: Daqui três a seis meses eu dou outro upgrade de GPU.

Do que o colega viu, tua placa-mãe não suporta nenhum Ryzen 5000. Então eu até falaria para manter ela e colocar um 3600, que já seria um avanço muito bom perto do 1400. Mas se quiser mais longevidade e possibilidades de upgrade, é melhor troca a placa-mãe por uma b450/b550 e pegar um Ryzen 5 5500/5600. Teoricamente uma b450 + 5500 + fonte 550w-600w da pra ser feito dentro dos R$1500.

Agora um 5700x3d + b450/b550 + fonte, vai passar dos R$1500, só 5700x3d Já vai ser pouco mais de mil, fora a placa-mãe que vai ser no mínimo R$450. Um 5500 varia de R$450-600 + os R$450-700 da placa-mãe + uns R$250-300 da fonte.

Sua fonte agora não é problema, questão é que quando colocar uma gpu, talvez ja fique no limite ou nem aguente (obviamente depende do modelo), então alguma de 550w-600w seria legal e já te daria uma sobra pra upgrades futuros. As da MSI são legais.

Postado

A ideia de pegar um Ryzen 5 3600 é legal se você achar um num bom preço. O nível de desempenho dele é próximo do Ryzen 5 5500 que eu havia indicado no começo. O problema é saber se sua placa-mãe já tem BIOS compatível mesmo com CPUs Ryzen 3ª geração. Como você tem um CPU de 1ª geração, não sei em que época você montou essa configuração. Se você montou ela antes mesmo de sair os CPUs Ryzen 3000, tem 99,99999% de chance de sua placa não estar atualizada para CPUs de 3ª geração também.

Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A ideia de pegar um Ryzen 5 3600 é legal se você achar um num bom preço. O nível de desempenho dele é próximo do Ryzen 5 5500 que eu havia indicado no começo. O problema é saber se sua placa-mãe já tem BIOS compatível mesmo com CPUs Ryzen 3ª geração. Como você tem um CPU de 1ª geração, não sei em que época você montou essa configuração. Se você montou ela antes mesmo de sair os CPUs Ryzen 3000, tem 99,99999% de chance de sua placa não estar atualizada para CPUs de 3ª geração também.

será que nem suporte para os 3000? Deve ter alguma atualização de BIOS pra eles. Realmente é algo a se verificar primeiro.

Postado

@Vinicius1332 certeza que deve ter atualização, o problema é que a Maxsun não tem nada sobre ela no site. Talvez eu esteja acessando errado, mas na lista de placas-mãe deles só costam B450, A520, B550 e B650, nada de A320. A solução seria achar essa versão de BIOS por fora, talvez alguém tenha upado ela em outro canto.

Postado

Tem esse negócio do soquete DDR5, realmente deveria trocar as RAMs, agora tudo faz sentido.

Minha placa-mãe eu tinha dificuldade de achar os drivers de som dela, acho que é bem ruim mesmo.

Agradeço muito toda a orientação de vocês, vou partir desses princípios e realizar o upgrade mais efetivo dentro a AM4.

Então no momento vou procurar por:

1x CPU: Ryzen 7 5700X3D
1x placa-mãe: B550 confiável perto dos 700~800 reais.

1x Fonte 550W confiável perto dos 300~400 reais.

No futuro não muito longe, busco uma GPU + RAMs por algo próximo a RS 2.000 e no fim acabo trocando de PC mesmo, eu estava precisando.

Obs.: Importante comprar outro cooler?

• Solução
Postado
14 minutos atrás, Tiobilly9106 disse:

1x placa-mãe: B550 confiável perto dos 700~800 reais.

Cuidado para não cair na Gigabyte B550M Aorus Elite. Você deve encontrar ela na casa dos R$800+, mas ela não está no nível, só é cara mesmo.

14 minutos atrás, Tiobilly9106 disse:

1x Fonte 550W confiável perto dos 300~400 reais.

A fonte que eu te indiquei, Rise Mode Zeus de R$280, está praticamente o mesmo nível de fontes mais caras, como a Cooler Master MWE Bronze V2 550W e Corsair CX550. Entre essas duas eu ficaria com a Cooler Master, e olha que sou dono de uma CX550 atualmente. A vantagem que essas duas oferecem é a garantia total de 5 anos pelo fabricante.

A dica que te dou agora vale para placa-mãe e fonte: qualidade e preço são coisas bem diferentes. Se você achar que todos os produtos que estão na mesma faixa de preço são similares, você pode acabar se dando mal. É o caso da placa-mãe Gigabyte que eu mencionei acima, e no mercado de fontes também é bem perigoso, existem fontes básicas ou mesmo fontes péssimas sendo vendidas por valores altos, e o pessoal compra.

17 minutos atrás, Tiobilly9106 disse:

Obs.: Importante comprar outro cooler?

Qual o modelo do seu cooler? Eu só consegui ver que é da marca Cooler Master. E mais outra dúvida: qual o modelo do seu gabinete?

Postado
1 hora atrás, Tiobilly9106 disse:

Normal não é, mas o preço está bom.

Gabinete: GA179 Warrior Modoc

Seria essa desta imagem aqui?

Se for, vai acabar tendo problemas com ele por causa dessa frente de acrílico, todo gabinete desse tipo sofre com superaquecimento interno por não ter circulação de ar. Não sei se existe a possibilidade nesse seu modelo, mas se for possível, remova essa painel frontal para melhorar. Colocar um 5700X3D nesse gabinete aí é certeza que o processador vai pegar fogo, independente do cooler que usar.

Cooler: Cooler Master Hyper T20

Acredito que esse cooler seja simples demais para o 5700X3D, tem apenas 2 heatpipes e o radiador é pequeno. Eu indicaria pra você pegar pelo menos um DeepCool AG400, porém não encontrei informações sobre seu gabinete, ele precisaria ser compatível com air coolers de 150-160mm de altura pra você conseguir usar esse cooler ou até outros modelos um pouco melhores. Nem o site da marca dá especificações, se quer informa as medidas externas do gabinete.

@1lokos saberia dizer se o cooler dele é OK para o 5700X3D? Ou saberia se esse gabinete teria compatibilidade com outros modelos melhores?

Postado

O cooler é um preço bem acessível, vamos trocar é melhor, bom que deixo ele pra venda das peças depois.

O gabinete é sim o da imagem. É possível retirar o acrílico do gabinete sim. Ele tem 3 cooler na frente, 2 superior e 1 traseiro. Melhor mesmo assim trocá-lo? Se sim, indicações.

Medindo do lado superior, por cima o gabinete tem 18 cm, sendo necessário 16 + placa-mãe + outro espaço? A compatibilidade que diz, é apenas espaço, correto?

Na tentiva de comprar todas as peças na Kabum, essas opções de cooler são viáveis:

https://www.kabum.com.br/produto/244109/cooler-para-processador-redragon-tyr-led-rainbown-intel-e-amd-120mm-pwm-fan-4-heat-pipes-tdp-130w-cc-9104

https://www.kabum.com.br/produto/419738/cooler-para-processador-gammaxx-ag400-led-deepcool-intel-amd

Postado

O cooler é um preço bem acessível, vamos trocar é melhor, bom que deixo ele pra venda das peças depois.

O gabinete é sim o da imagem. É possível retirar o acrílico do gabinete sim. Ele tem 3 cooler na frente, 2 superior e 1 traseiro. Melhor mesmo assim trocá-lo? Se sim, indicações.

Medindo do lado superior, por cima o gabinete tem 18 cm, sendo necessário 16 + placa-mãe + outro espaço? A compatibilidade que diz, é apenas espaço, correto?

Na tentiva de comprar todas as peças na Kabum, essas opções de cooler são viáveis:

https://www.kabum.com.br/produto/244109/cooler-para-processador-redragon-tyr-led-rainbown-intel-e-amd-120mm-pwm-fan-4-heat-pipes-tdp-130w-cc-9104

https://www.kabum.com.br/produto/419738/cooler-para-processador-gammaxx-ag400-led-deepcool-intel-amd

Se ele tiver só 18cm de largura então talvez não deve caber esse tipo de cooler que indiquei. Meu gabinete tem 20cm e o cooler por pouco não encosta no vidro lateral. Os gabinetes costumam reservar um certo espaço no compartimento atrás da placa-mãe para organização dos cabos, o meu mesmo é bem apertado, tem pouco espaço para organizar, mesmo tendo 20cm. A maioria dos gabinetes por aí tem 20-23cm.

Não achei nenhuma das duas opções de cooler é interessantes. O primeiro modelo da Redragon é algo genérico, não sei se as ventoinhas que vem nele são de boa qualidade igual o cooler da DeepCool. O segundo é o mesmo que eu tinha te indicado antes, só que vem uma ventoinha colorida, mesma coisa do Redaragon também, nenhum deles é RGB, é só um LED que fica mudando de cor sozinho. E não é possível desligar o LED também.

O AG400 tem versão ARGB, mas é RGB de verdade (LED controlável), e não luzinha igual arvore de natal. Só que você vai acabar pagando R$240 ou mais nessa versão, então não sei se é algo tão interessante. Se você comprasse a versão normal de R$130, não gastaria nem R$100 numa ventoinha ARGB separada, e poderia até usar as duas ao mesmo tempo...

https://www.terabyteshop.com.br/produto/28432/cooler-para-processador-deepcool-ag400-digital-bk-argb-120mm-intel-amd-black-r-ag400-bkadmn-g-1

EDIT: Na verdade o modelo acima é o AG400 Digital ARGB, é mais caro porque vem um display de temperatura no topo.

Uma outra alternativa de cooler, sendo esse modelo com duas ventoinhas, é o Thermalright Assassin X 120 R SE Plus. Não tem LED, mas é um bom cooler também.

https://www.guerradigital.com.br/produtos/cooler-thermalright-assassin-x-120-r-se-plus-120mm-c-2-fans-lga1700-am4-am5-preto-tl-c120-bk/

Só que no seu gabinete mesmo acho que nenhuma delas vai caber, todas tem especificações de tamanho parecidas (15-16 cm de altura).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...