Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal!

É o seguinte, eu possuo uma placa-mãe H410M H V3, e 6 coolers da Rise Mode no gabinete, porém esses coolers são muito barulhentos, e de certa forma desnecessários, são uteis apenas quando eu estou jogando, e digamos que eu jogo 30% do tempo em que eu estou usando o computador, o resto do tempo eu fico ouvindo aquele barulho chato de vento. Porém é inviável eu ficar toda hora desligando eles, e toda hora que eu for jogar ter que ficar lembrando de ligá-los.

Eu sei que a minha placa-mãe é bem limitada, é uma placa-mãe básica de entrada, porém no momento meu computador não está sendo minha prioridade de gasto, então não pretendo trocar ela logo, ela está me servindo bem, e eu gostaria de saber se tem como eu fazer um sistema para ligar os coolers de forma automática, e ajustar o RPM de acordo com a temperatura, via software, nessa mesma placa-mãe.

Seria basicamente fazer com que eles trabalhem igual os coolers do cpu e gpu trabalham...

Postado

Fan Control é um software que faz o que você precisa, ele é universal.

https://getfancontrol.com/

Fans Rise Mode costumam ser de baixa qualidade, fazem muito ruído e ventilam quase nada. 

EDIT: O Fan Control só consegue controlar ventoinhas que estão conectadas diretamente na placa-mãe, mesmo que seja por splitter.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Malbeck. disse:

É o seguinte, eu possuo uma placa-mãe H410M H V3, e 6 coolers da Rise Mode no gabinete, porém esses coolers são muito barulhentos,

Qual é o modelo destes fans? Como é o conector de alimentação deles?

Porque a maioria dos fans "Rise Mode" além de fracos não tem PWM, então tem não como controlar a RPM por software de terceiros.

Se forem modelos "baratex" é provável que sejam com conector MOLEX, ligados direto na fonte.

Acho que só o fan  Magneto (modular tipo Lian Li UNIFAN) tem PWM.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, 1lokos disse:

não como controlar a RPM por software de terceiros.

Se eles tiverem o conector de 3 pinos e estiverem conectados na placa-mãe, dá sim para controlar vida DC. Claro que isso depende da própria placa-mãe suportar controle DC, mas isso é algo que quase toda placa-mãe tem hoje em dia. Eu tenho fans da Corsair que são 3 pinos e consigo controlar tanto pela BIOS quanto pelo app Fan Control, o própria app identifica se as fans suportam controle PWM, se não já configuram pra funcionar em DC.

• Curtir 1
Postado

Nessas controladora abacaxi com conectores de 6 pinos consegue diminuir a rotação de fans, deve ser com os botões S+ e S- (speed) mas é para um valor fixo, assim consegue diminuir o ruído, mas os fans que já são fracos vão perder mais da pouca eficiência que tem. Bom, servirão "de enfeite". 😜 

Com fan PWM o BIOS (ou software como o FanControl) diminui a rotação do fan quando o CPU esta com pouco uso e temperatura menor, e aumenta a rotação quando o CPU esta sendo mais usado e aumenta a temperatura, assim tem baixo ruído em uso normal e eficiência maxima quando em uso pesado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...