Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Tenho 4 pentes de memória Asgard W2 8gb 3200mhz e meu PC não consegue dar boot com eles: quando tento ligar, as luzes de RGB das memórias e dos fans ficam piscando freneticamente e o cooler fan sendo ativado e desativado no mesmo ritmo. Eu tiro uma das memórias e ligo o PC, então ele funciona normalmente -está com XMP desativado e a frequência em 3000mhz (já tentei baixar mais que isso e não obtive resultado). Posso recolocar o quarto pente e o PC ligará, nesse caso, e também consigo reiniciar o normalmente. Entretanto, o problema aparece quando a energia é interrompida (como desligar a fonte, tirar a tomada ou sofrer alguma queda na rede de energia). O curioso, também, é que o PC não apresenta esse problema quando utilizo 2 pentes da Asgard e 2 da XPG, o que não faz sentido teoricamente. O PC não quer trabalhar com 4 memórias que são iguais (adendo: os chips das memórias são diferentes pra cada par), mas funciona normalmente com pentes de marcas diferentes. Já troquei o processador -antes, utilizava um R5 2600- e o problema continua. Gostaria de saber se existe alguma configuração que possa solucionar esse problema, além de desativar o XMP, reduzir a frequência ou trocar a ordem das memórias.

CPU: Ryzen 5 5500

placa-mãe: Biostar B450MX-S.

• Mr. Caio Augusto alterou o título para PC não dá boot 4 pentes de memória específicos - Asgard W2 8gb 3200mhz
  • Moderador
Postado

Olá Mateus,

Ter quatro memórias RAM ligada no pc as vezes é um problema, principalmente na AMD.

Eu particularmente nem recomendo pegar placa-mãe com 4 slot pois se você usa poderá ter problema de instabilidade mesmo... é algo complicado mesmo e acaba virando uma loteria. Acontece que o computador é mais exigido com 4 modelos de memória... inclusive no site da AMD diz o seguinte:

2x1RDDR4-3200 (Dois módulos de memória de 1 rank-chips dos dois lados) opera a 3200

2x2RDDR4-3200 (Dois módulos de memória de 1 rank-chips dos dois lados) opera a 3200

4x1RDDR4-2933 (Se voce utilizar 4 módulos de memória de 1 rank) a frequência base ira mudar para 2933 e ai que começa a complicar.

4x2RDDR4-2667

Nem sempre o XMP (DOCP) consegue gerenciar isso de forma plena (automática) e dai você que terá que fazer os testes individuais, operar nas frequências e tempos.... Um BO que só pois nem sempre as pessoas sabem ou querem fazer isso.

Já peguei casos que mais memória é pior que menos memória. (no caso 2x8 acabou sendo melhor que 4x8) justamente por conta dessa instabilidade

• Curtir 2
Postado
14 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Já peguei casos que mais memória é pior que menos memória. (no caso 2x8 acabou sendo melhor que 4x8) justamente por conta dessa instabilidade

@Mr. Caio Augusto Real.

@MateusPDL O jeito pra você (o que eu faria) é dar um clear CMOS com as 4 memórias conectadas, pra ver se a placa-mãe consegue estabilizar o sistema.

Se não funcionar, faz como o @Mr. Caio Augusto disse, espeta dois módulos e configura as memórias no padrão JEDEC 2667 MT/s ou uma frequência menor (timings e frequência). Depois espeta os outros dois e veja se o sistema sobe.

Se mesmo assim não funcionar, não tem muito o que fazer. Você vai precisar de um kit novo. Como você tá precisando de 32GB, pega dois módulos de 16GB.

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, ArturRJ disse:

@Mr. Caio Augusto Real.

@MateusPDL O jeito pra você (o que eu faria) é dar um clear CMOS com as 4 memórias conectadas, pra ver se a placa-mãe consegue estabilizar o sistema.

Se não funcionar, faz como o @Mr. Caio Augusto disse, espeta dois módulos e configura as memórias no padrão JEDEC 2667 MT/s ou uma frequência menor (timings e frequência). Depois espeta os outros dois e veja se o sistema sobe.

Se mesmo assim não funcionar, não tem muito o que fazer. Você vai precisar de um kit novo. Como você tá precisando de 32GB, pega dois módulos de 16GB.

O Clear CMOS eu já fiz, e também já baixei as frequências para testar. Cheguei a colocar 2133 MHz para ver se o problema era esse, mas não obtive resultado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...