Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu estava vendo alguns vídeos no YT e notei um comentário, onde o cara disse que ao desabilitar o turbo boost do notebook dele, a temperatura diminuiu bem e o FPS nos jogos aumentou. Queria saber se vale a pena eu fazer esse procedimento e se meu notebook corre riscos ao fazer isso. Tenho um Acer nitro V15 com um i5 13430h, RTX3050 6GB E 16RAM DDR5

Postado

@Pedrozeen Falae, beleza?

11 minutos atrás, Pedrozeen disse:

Queria saber se vale a pena eu fazer esse procedimento e se meu notebook corre riscos ao fazer isso.

O maior e único risco, é o de perder desempenho. rsrsrsrsrs

Falando sério, não existe isso de desligar o turbo e ganhar desempenho. Tem redução de temperatura e consumo de bateria, sim; Mais desempenho? Não mesmo.

Postado

@ArturRJ KKKKK então, eu também não entendi quando assisti alguns vídeos sobre o assunto, mas o cara fez uns comparativos e o FPS subiu. Também teve algumas pessoas nos comentários que disseram que tiveram os mesmos efeitos, mas acho que pra mim não compensa. Obgd pela resposta

Postado
49 minutos atrás, ArturRJ disse:

Falando sério, não existe isso de desligar o turbo e ganhar desempenho. Tem redução de temperatura e consumo de bateria, sim; Mais desempenho? Não mesmo.

Pode acontecer. Notebooks possuem uma quota total de energia que é distribuída entre CPU e GPU. Se você tiver rodando um jogo que precisa de pouca CPU e ele esta lá rodando com clocks altos a toa, poupar energia do lado dele pra liberar mais energia pra GPU pode resultar em ganhos de FPS. Mas depende muito do notebook, isso talvez seja mais percebido em modelos de entrada onde os limites energéticos são menores e acaba sendo um gargalo pro sistema.

• Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB Realmente, eu esqueci desse detalhe. Principalmente se o laptop utilizar vídeo integrado (APU).

Mas mesmo assim, é melhor a pessoa configurar o 'governor' da CPU adequadamente, do que desabilitar o turbo boost.

EX: No windows, se você colocar o perfil de consumo energético no modo economia de energia, a CPU só aumenta o clock conforme a necessidade. Sim eu sei, tem alguns efeitos negativos (maior latência), mas funciona bem na maioria dos casos.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Em caso de CPUs Intel, pode acontecer de os perfis de frequência mais altos causarem instabilidade na performance (até depois da 14ª Geração, eficiência energética não era mesmo o forte da Intel). A solução, nesse caso, é limitar os Watts consumidos pelo processador ou a frequência da tensão, através do programa ThrottleStop, e definir limites explícitos de temperatura para o processador, o que diminuirá um pouco a performance bruta, mas pode melhorar e muito a estabilidade.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!