Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, faz quase um ano que terminei de montar meu computador e nesse período venho enfrentando um problema enorme no computador, ele da tela azul com diversos erros principalmente o "ntoskrnl.exe", fora isso as vezes ele reinicia do nada pensei que fosse inicialmente a placa-mãe então a troquei, não resolveu o problema troquei as memórias, também não resolveu troquei o SSD também não resolveu decidi trocar a fonte pensando que poderia ser pois era de qualidade duvidosa mesmo assim o erro persistiu, comecei a notar um grande aquecimento no processador então fui e troquei o cooler padrão da amd por um outro da cooler master e também a pasta térmica. Mesmo assim o problema persistiu... Instalei e reinstalei varias vezes o windows 10 e windows 11. Nada arrumou, meu processador é um Ryzen 5 4600g e atualmente eu removi os cabos da placa de vídeo e conectei o HDMI na placa-mãe usando assim somente o gráfico integrado, e mesmo assim persiste o erro, embora eu ter só tirado o cabo de alimentação de energia da placa de vídeo e o cabo HDMI da placa de vídeo gostaria de ter certeza que o problema mora no processador... Deixarei algumas images do bluescreenviewer 

Sobre a tela azul acontece aleatoriamente as vezes quando ligo o computador, e as vezes quando estou com ele ligado mas sem mexer em nada, as vezes quando estou no youtube ou em jogos e assim como as vezes nos mesmos lugares também não acontece... 

levei em um tecnico e nos testes que fizeram não deu uma tela azul, então eles reinstalaram o windows pensando que poderia ser algum problema do windows e mesmo assim não adiantou o erro persistiu, quando cheguei em casa tentei baixar um jogo na steam e assim começou novamente as telas azuis... 

image.png

• Moderador
Postado

Boa noite!

Primeiramente, recomendo a leitura:

Por favor, faça os seguintes procedimentos:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Eles são arquivos de logs do sistema operacional. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

Postado

Processador AMD Ryzen 5 4600G, 3.7GHz (4.2GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, 100-100000147BOX

placa-mãe ASRock B450M Steel Legend, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

memória RAM XPG Spectrix D35G, RGB, 32GB (2x16GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - AX4U320016G16A-DTBKD35G
SSD Kingston NV3, 1 TB, M.2 2280, PCIe 4.0 x4, NVMe, Leitura: 6000 MB/s, Gravação: 4000 MB/s, Azul - SNV3S/1000G

Fonte Cooler Master G800 Gold, 800W, 80 Plus Gold, Preto, MPW-8001-ACAAG-BR

Air Cooler Cooler Master Hyper 212 RGB Black Edition, AMD/Intel, 120mm, Preto - RR-212S-20PC-R2

• Moderador
Postado

@jaaumz Você está fazendo algum overclock no seu computador? Seja na CPU ou na RAM? Se sim, desfaça.

-----

Baixe e instale os seguintes drivers para o seu computador, diretamente do site da sua placa-mãe:

Chipset: https://download.ASRock.com/Drivers/CPU/Chipset(v3.10.22.706).zip

Audio: https://download.ASRock.com/Drivers/Audio/Realtek_Audio(v9045.1_UAD_WHQL_RTK).zip

Rede: https://download.ASRock.com/Drivers/All/LAN/Realtek_LAN(v10039_03232020).zip

Após instalá-los, veja se os problemas persistem.

-----

Se persistirem:

Acesse o BIOS e desative as seguintes opções:

Em "Advanced" > "South Bridge Configuration", desative o "Deep Sleep".

Em "Advanced" > "AMD CBS" > desative o "Global C-State Control"

Salve as opções, reinicie o computador e veja se os problemas persistem.

-----

Baixe e instale o Burn In Test. Esse programa serve para verificar se há peças com defeito no seu computador:

https://www.passmark.com/products/burnintest/index.php

Vá em Dashboard > Selecione as seguintes peças:

CPU

DISK

2D Graphics

3D Graphics

Sound

Memory

Network

Vídeo Playback

Bluetooth

GPGPU

TPM

Temperature

Defina a porcentagem de todos em 100% (exceto CPU: Deixe-o em 80%) e rode o teste, veja se algum erro de hardware será detectado. Se possível, rode o teste pelo menos 4 vezes para totalizar 1 hora de execução, pois a versão free do Burn In Test permite apenas um teste de 15 minutos por vez.

• Curtir 1
Postado

Certo ja instalei agora os drivers recomendados 

esqueci de mencionar minha placa de vídeo é uma :

Placa de Vídeo RX 6600 V2 ASUS Dual AMD Radeon, 8GB, GDDR6 - 90YV0GP2-M0NA00

Porém como eu desconfio que meu problema está no processador sendo ele a única peça fora a placa de vídeo que eu não cheguei a trocar eu desconectei o cabo da placa de vídeo de alimentação (6 pinos) e o do HDMI e conectei na placa-mãe para usar o gráfico integrado como havia dito.

Após instalar os drivers da placa-mãe as telas azuis persistem, tentei ir até a BIOS e procurar as opções na aba Advanced não encontrei a "South Bridge Configuration" e a "AMD CBS" não tinha nada sobre "Global C-State Control"... 

Estou partindo para a dica numero 3

Postado

realizei 7 testes no Burn In Test, conforme pedido não deu nenhum erro aparente. Porém os erros de tela azul permaneceu.

• Moderador
Postado

@jaaumz Analisando os logs dos erros, um deles aponta para o AuthenticAMD.sys, que é um driver de kernel (que opera no núcleo do Sistema Operacional) relacionado ao processador, o que também me deixa com a suspeita de que a falha é no processador.

image.thumb.png.197ba60467d7eacb2ffa5cb5cdfc4fc9.png

Antes de tentar trocá-lo, eu recomendo que você tente atualizar o BIOS da sua placa-mãe, e se os problemas persistirem, acione a garantia do processador.

https://www.ASRock.com/mb/AMD/B450M Steel Legend/index.br.asp#BIOS1

Abra um CMD e digite o comando:

wmic BIOS get smbiosbiosversion

Feito isso, veja a versão que está instalada na sua placa-mãe, e veja se há atualizações mais recentes.

• Curtir 1
Postado

Boa noite @GabrielLV estou rodando com a BIOS na versão P4.60 andei pesquisando sobre o erro mais comum que da nas minhas telas azuis que é o "ntoskrnl.exe", alguns amigos me mencionaram que é o arquivo responsável por "conversar" a memória ram com o processador, como a memória ram minha antiga eu coloco e da o mesmo erro de tela azul creio mesmo que poça ser o processador, hoje levei em uma tecnica e fizeram um teste com outro processador durante 3h me responderam que não apresentou nenhum erro de tela azul... o que me deu mais motivos para acreditar que o erro mora no processador... 

• Moderador
Postado
14 minutos atrás, jaaumz disse:

Boa noite @GabrielLV estou rodando com a BIOS na versão P4.60 andei pesquisando sobre o erro mais comum que da nas minhas telas azuis que é o "ntoskrnl.exe", alguns amigos me mencionaram que é o arquivo responsável por "conversar" a memória RAM com o processador

"ntoskrnl.exe" é nada menos do que o principal arquivo do Kernel (núcleo) do Sistema Operacional.

Uma tela azul não é um erro, mas sim, um aviso de que um erro grave foi detectado dentro do Kernel (dentro do núcleo) do Sistema Operacional, e como o principal arquivo de kernel é o ntoskrnl.exe, é ele quem aparece nos logs. Ou seja, não foi ele quem causou o problema, mas sim, ele quem sofreu o problema. 

Saber que a tela azul ocorreu porque houve uma falha no ntoskrnl.exe é redundância e não ajuda em nada a resolver o problema, pois 100% das falhas das telas azuis ocorrem exatamente porque houve uma falha no kernel/núcleo do Sistema. É literalmente a mesma coisa que dizer que a água é molhada.

14 minutos atrás, jaaumz disse:

e fizeram um teste com outro processador durante 3h me responderam que não apresentou nenhum erro de tela azul... o que me deu mais motivos para acreditar que o erro mora no processador... 

Como você já trocou todas as outras peças exceto o processador, e os logs estão apontando especificamente para o AuthenticAMD.sys (que é um driver específico que pertence ao processador), então a minha conclusão também é que o problema é o processador.

Acione a garantia dele o quanto antes 👍

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, GabrielLV disse:

"ntoskrnl.exe" é nada menos do que o principal arquivo do Kernel (núcleo) do Sistema Operacional.

Uma tela azul não é um erro, mas sim, um aviso de que um erro grave foi detectado dentro do Kernel (dentro do núcleo) do Sistema Operacional, e como o principal arquivo de kernel é o ntoskrnl.exe, é ele quem aparece nos logs. Ou seja, não foi ele quem causou o problema, mas sim, ele quem sofreu o problema. 

Saber que a tela azul ocorreu porque houve uma falha no ntoskrnl.exe é redundância e não ajuda em nada a resolver o problema, pois 100% das falhas das telas azuis ocorrem exatamente porque houve uma falha no kernel/núcleo do Sistema. É literalmente a mesma coisa que dizer que a água é molhada.

Como você já trocou todas as outras peças exceto o processador, e os logs estão apontando especificamente para o AuthenticAMD.sys (que é um driver específico que pertence ao processador), então a minha conclusão também é que o problema é o processador.

Acione a garantia dele o quanto antes 👍

Entendi vou mencionar aqui esse processador foi adquirido junto ao kit upgrade da terabyte, porém não encontrei nada no site da terabyte referente a garantia mas me lembro que deram 2 anos de garantia do processador pela amd teria o site ou o lugar mais especifico onde posso procurar a própria amd ?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...